Boston Cambridge Cultura Estados Unidos MInhas Viagens Turismo

Cambridge | Um passeio por Harvard e pelo MIT.

boston_mit_capaDepois de postar algumas coisas obre Boston, este é o primeiro post para falar somente sobre Cambridge, uma cidade linda do outro lado do rio e sede de duas das universidades mais importantes do mundo. Harvard e o MIT ( Massachusetts Institute of Technology).

Eu sou doida por campus universitários gringos e jamais poderia deixar de fazer um passeio por estes dois lugares tão incríveis. Em ambas universidades existem opções de visitas agendadas, mas resolvemos separar um dia para visita-las por conta mesmo, só para conhecer um pouquinho do espaço.

Como já disse neste post, nosso hotel (falei aqui) ficava pertíssimo do MIT. Mas como saímos do hotel cedo e estava um frio de rachar, pegamos um taxi para andar os dois quilômetros que nos separavam do prédio principal. Mas para quem está mais distante, tem estação de metrô ao lado e você pode verificar a rota no próprio site do MBTA.

Neste link da para navegar um pouquinho pelos 150 anos de história do MIT.

boston_mit_campus_2Já tínhamos visto a famosa construção do alto do Prudential Center (contei aqui), mas foi ainda mais lindo ver aqueles belos jardins ao redor de construções tão imponentes e importantes. Os prédios são lindos e gigantescos. Entramos em alguns deles e pudemos visualizar algumas aulas e apresentações da janelinha, mesmo sendo um sábado.

boston_mit_2No prédio principal do MIT não estava rolando aula por ser sábado e só avistamos poucas pessoas trabalhando. Mas andamos bastante pelos corredores de laboratórios e salas de aula. Lá foi bem tranquilo, enquanto em Harvard não tivemos esta facilidade.

boston_mit_laboratorioAlguns alunos estavam chegando para conhecer o campus enquanto alguns grupos se preparavam para a maratona que seria no dia seguinte. Foi um passeio bem diferente.

Eu só ficava pensando na quantidade de gênios que se formaram e se formam ali todos os anos.

boston_MIT_campusPasseamos também entre os demais prédios para ter noção de como aquilo é enorme. Se não estivesse tão frio teríamos aproveitado mais, mas o nariz estava congelando legal. A arquitetura dos prédios é incrível. Uns parecem ter séculos enquanto outros são ultra modernos.

Além do campus uma visita interessante para quem está com os filhos, é o museu do MIT. Ele se encontra no prédio N51 no número 265 da Massachusetts Avenue e funciona diariamente das 10 as 17h, exceto em alguns feriados. Consulte valores atualizados e mais detalhes no site do museu.

boston_univ_mitFomos em direção a estação de trem do campus para seguir algumas estações e descer em Harvard, mas antes passamos por um feira de livros, onde eu comprei 2 exemplares e ainda demos uma volta na lojinha do campus que fica ao lado da estação do trem.

Se você nunca entrou em uma loja de universidade, não deixe de conhecer. Eu já tinha achado incrível o “shopping” da UCLA na California (falei aqui) e adorei a da MIT também. A Lojas é gigante e vende desde objetos escolares, até uniformes, artigos pessoas e tudo o que um estudante poderia necessitar em seu dormitório. É muito grande e muito curioso. Quase impossível sair sem alguma lembrancinha.

boston_harvard_capaPegamos o trem para Harvard e poucos minutos depois desembarcávamos na estação Harvard Square, que sai quase em frente ao portão principal. Diferente do MIT, aqui sim estava repleto de turistas passeando.

Felizmente o sol tinha aparecido, o dia estava lindo e foi perfeito passear pelos jardins entre aqueles prédios maravilhosos. Deu uma vontade absurda de voltar a estudar rs.

Os portões ficam abertos de segunda a sábado das 9 as 17h e existem vários tours guiados que devem ser reservados com antecedência. Como não tivemos tempo para reservar o tour dias antes e era um sábado,  não conseguimos entrar em nenhum dos prédios lá de dentro, mas mesmo assim valeu muito a pena. Aqui neste post o escritor conta que é possível até assistir palestra e entrar no refeitório dos alunos.

boston_harvard_torresÉ indescritível poder passear por um lugar tão importante como Harvard. Mais uma vez parávamos para pensar quantos nomes importantes para nossa história estudaram por ali.

Aqui no MauOscar tem um post super bacana contando um pouquinho da visita e um pouquinho da história da universidade.

boston_harvard_jonhEntrando pelo portão a primeira coisa que observamos bem lá na frente, foi o amontoado de gente na frente da estátua de Jonh Harvard. Seu sobrenome deu origem ao atual nome da universidade que antes se chamava New College.

Reparem no pé que está livre da oxidação. A lenda diz que os alunos que tocarem o pé da estátua serão aprovados e terão boas notas. Muitos acreditam visitantes que terão sorte após tocarem o pé esquerdo de John. Verdade ou não a fila era bem grande.

A estátua é conhecida como a estátua das 3 mentiras, já que a data impressa é de dois anos depois da real abertura da faculdade, John Harvard não foi o fundador (ele só doou dinheiro) e  como ninguém sabia como era o rosto de John Harvard, fizeram uma estátua com rosto de outro cara.

boston_harvard_entradaOs prédios de tijolos avermelhados são reconhecidos a distância. Aposto que já viu estas cenas em algum filme hollywoodiano.

Ficar caminhando por lá e observando a arquitetura é maravilhoso. Infelizmente não conseguimos “pegar” a movimentação do dia a dia com o entra e sai dos alunos, dizem que é uma das partes mais bacanas do passeio.

boston_harvard_prediosSó estando lá pessoalmente para ter a real noção da grandeza daquele lugar. A biblioteca, as faculdades, os dormitórios. Achei tudo lindo e não queria mais sair. Andamos, andamos e andamos…cada cantinho uma beleza diferente.

Aqui tem um post bem legal de um brasileiro que está em Harvard e conta um pouquinho do dia a dia.

boston_harvard_arquiteturaAo lado da universidade está a Harvard Square com cafés super simpáticos e lojas clássicas. Tudo muito organizado, cheio de jovens por todos os cantos e super agradável para um passeio repleto de fotos lindas. Em prédio bem pertinho do metrô você poderá ver um mapa interativo e descobrir onde fica cada ponto importante na universidade.

Dizem que existem ótimos restaurantes ao redor, mas como nosso tempo era escasso nos contentamos com uma cafeteria para um lanchinho.

boston_harvard_lojasE foi na hora de seguir novamente para Boston que eu decidi que na nossa próxima visita quero passar mais tempo na região de Harvard e conhecer mais detalhes deste lugar tão incrível. Como o estudar lá será praticamente impossível nesta minha vida, o jeito é só respirar os ares da região. Mas da próxima vez eu quero voltar em um dia de aula, ver o movimento real e participar de algum dos eventos (agenda).

boston_harvard_souveniersAcima estão livros e lembrancinhas que compramos nas lojinhas. A loja de uniformes que se diz a primeira e oficial da escola tem peças lindas. Desde um autêntico uniforme esportivo até esta fofura de macaquinho de bebê que eu trouxe para o filhotinhos de um casal de amigos.  As coisa são caras mas vale a pena uma lembrancinha oficial.

Gastamos cerca de 5 horas para visitar as duas universidades por conta própria. O MIT levou menos tempo, mas em Harvard eu confesso que passaria o dia todo perambulando por lá com o maior prazer. Mas quem tiver mais tempo, indico mesmo que passe o dia todo por lá e faça algum tour.

Mais Informações:

M.I.T  – 77 Massachusetts Avenue – Cambridge

Harvard University – Holyoke Center Arcade 1350 –  Massachusetts Avenue – Cambridge

.

Abaixo mais posts sobre Boston/Cambridge

.

You Might Also Like...

9 Comments

  • Daniela
    19/09/2013 at 14:42

    Sou uma eterna apaixonada por esses casacos de Universidades americanas *-*
    Acho tão chique, rs
    Mesmo sendo carinhos tenho certeza de que voltaria com “uns”.

  • Cinthia Ferreira
    19/09/2013 at 14:50

    A lojinha é tentadora mesmo rs.

  • Thais Flipsen
    20/09/2013 at 11:01

    Oiii Cinthia!!!
    Acabei de conhecer seus blogs, e pelo pouco que vi já AMEEEI!!!
    Muito bom mesmo, parabéns viu!!!
    Babando nas fotos das viagens! Rsrs

    Beijinhooos

  • Cinthia Ferreira
    20/09/2013 at 12:11

    eeeee…bem vinda Thais 😉 Espero que volte sempre.
    BJsss

  • Bruna
    15/12/2013 at 22:48

    No outro comentário esqueci de te falar!
    Foi graças a uma indicação sua que conheci a UCLA durante a minha lua de mel pela California! A vontade que eu tive foi provavelmente a mesma que vc: poder estudar ali, viver vários momentos tipo “sessão da tarde”, rsrs!!
    Ainda esse ano tive a oportunidade, graças à uma professora de pós-graduação, de passar uns dias na maravilhosa Michigan State University, como uma estudante legítima!!! Pena que foi na época das férias universitárias, não vi aquela movimentação dos alunos. Mas sim, dormi em um tipico alojamento universitário, lá na MSU!! Acho que todas as universidades americanas seguem um mesmo padrão de arquitetura, aqueles prédios de tijolinhos vermelhos são clássicos!
    Bjs

  • luciana
    11/09/2014 at 17:30

    Oi Chintia, acabei de conhecer seu blog e adorei.

    Estamos indo para a região no próximo dia 26.

    Posso te perguntar uma coisa? Esse passeio a Harvard, pelo que vi, dá para passear pelo campus livremente, por conta própria, certo? É só ir entrando? E na sua opinião, você acha que em 2 horas conseguimos aproveitar o passeio? E pegar um taxi por aí, para Boston é fácil?

    Abraço

    Luciana

  • Cinthia Ferreira
    11/09/2014 at 21:00

    Oi Luciana, bem vinda 😉
    Então, existem os passeios guiados, mas se vc quiser só passear é só chegar e entrar sim. Só fica de olho no horário. E em duas horas da para passear pelo campos sim e vc pode ir de taxi sim, mas de metro é super fácil e a estação é na boca da Universidade.
    Espero que goste pois a região é linda.
    Bjs

  • Antonio Carlos Serrão
    05/06/2015 at 00:38

    Adorei tuas dicas. Estou indo com meu filho a Boston em outubro especialmente para conhecer Harvard. Sou professor universitário e advogado e pretendo passar ao menos algumas horas por lá.
    forte abraço,
    Serrão.

  • Cinthia Ferreira
    05/06/2015 at 09:45

    Obrigada 😉 Tenho certeza que amará o campus. E tente agendar o tour pelo site, dizem que é super interessante.
    Abraços e boa viagem.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »