doces Receitas

#CinthiaNaCozinha | Bolachas (biscoitos) amanteigadas cobertas com chocolate e cascas cristalizadas.

biscoito_chocolate_receita

A receita de hoje é simples, fácil de fazer e perfeita para o lanche da tarde. Bolachas (ou biscoitos para não criar briga rs.) amanteigadas cobertas com chocolate e cascas cristalizadas. Tirei a receita de um livro antigo chamado Docinhos e Biscoitos da Ed Abril e troquei a cobertura.

É, e eu sei que fazia fazia tempo que eu não postava nenhuma receita mas minha aventuras na cozinha não param nunca, então para me acompanhar, me siga no instagram (@makeupatelier). Mas agora vamos ao passo a passo desta gostosura.

biscoito_amendoas_ingredientes

Antes e começar, preaqueça o forno a 175 graus e separe pelo menos duas formas grandes forradas com papel manteiga.

Ingredientes  da bolacha/biscoito…

– 265 g de manteiga;

– 265 g de farinha de trigo peneirada;

– 160 g de açúcar de confeiteiro;

– 3 gemas;

– uma colher de café de extrato de amêndoas ( se não tiver, pode ser de baunilha);

– 8 g de fermento químico em pó;

– uma pitada de sal.

biscoito_receita

Na tigela da batedeira coloque o açúcar e a manteiga amolecida e bata até virar um creme.

Vá adicionando as gemas uma a uma e batendo. Depois adicione a farinha peneirada, o sal, o extrato de amêndoas e o fermento e misture bem com a velocidade baixa.

bolacha_caseira

O creme ficará bem uniforme mas macio e fácil de trabalhar. Separe uma forma coberta com papel manteiga.

Pegue duas colheres para montar as porções e coloque-as com uma distancia boa entre uma e outra. Você que irá determinar o tamanho de cada bolacha. Eu fiz tamanhos diversos para testar e preenchi duas formas e meia.

Leve ao forno a 175 graus por 20 minutos em média. O tempo pode variar de acordo com o seu forno. Os biscoitos devem estar durinhos e com as extremidades douradas (os meus ficaram uns 30 minutos para dourar mais).

Deixe os biscoitos esfriarem completamente antes da cobertura.

biscoito_amendoas_limao

A cobertura original levava amêndoas, o que é uma ótima opção. Mas como eu queria usar estas casquinhas de laranja e limão cristalizados e amo a combinação do toque cítrico com o chocolate, fiz as minhas assim e ficaram ótimas.

Eu comprei as minhas casquinhas prontas no mercado mas você pode fazer as suas em casa. Achei esta receita aqui para quem não sabe fazer ainda.

Bom, eu derreti uns 300 g de um bom chocolate no microondas por 30 segundos e bati bastante com o garfo até derreter tudo. Se o chocolate esquentar além da conta ele não irá endurecer.

Para deixar um gostinho mais intenso e uma crocância a mais, eu acrescentei nibs de cacau (pedacinhos de cacau) ao chocolate derretido.

Dica opcional: Quem quiser deixar a cobertura de chocolate bem brilhante pode dar um choque térmico no chocolate depois de derretido. É só jogá-lo em cima de um mármore bem limpo e ir mexendo com uma espátula até o temperatura do chocolate ficar mais fria que o lábio. 

biscoito_amendoas_cobertura

Cubra os biscoitos com o chocolate e “cole” as casquinhas por cima. Leve a geladeira até endurecer e está pronto. Agora quem quiser pode colocar lascas de amêndoas tostadas.

Eu optei por um visual bem rústico com chocolate todo bagunçadinho mas quem quiser pode usar um bico de confeiteiro para cobri todinho ou até fazer algum desenho.

A receita rende em média 30 biscoitos.

biscoito_amendoas_chocolate

E quem ama chocolate pode mergulhar os biscoitos inteiro no chocolate com auxílio de um garfo e colocá-los para secar em um papel alumínio.

Ah e como sempre perguntam deste pratinho, aí vai o post que eu falei dele. O tecido é de um avental, contei aqui.

biscoito_amendoas_laranja

Viram como é fácil de fazer ? Melhor do que comprar bolacha de pacote e mais saudável.

Quem fizer e quiser me mostrar, poste no insta com a hashtag #AprendiNoSV. 

 

Aproveite e siga minhas aventuras gastronômicas no instagram (@makeupatelier) e pesquise por #cinthianacozinha.

Para ler todas as receitas que eu já postei aqui no blog é só clicar aqui.


Você também pode gostar...

2 Comments

  • Li
    16/02/2015 at 22:58

    Cinthia, a etiqueta do pote de farinha, vc fez ou comprou? Estou procurando dessas para comprar, mas não encontro… Escreve nela com que? Bjs

  • Cinthia Ferreira
    17/02/2015 at 19:59

    Comprei a etiqueta em uma loja de cozinha nos EUA e escrevo com caneta giz (tem no ebay). Bjs

Comente aqui

Translate »