Calgary Canadá Cultura museu parques Turismo

Calgary | Heritage Park, o maior museu de história viva do Canadá

  heritage_park_capaDepois dos primeiros posts de Banff (aqui) e de Vancouver (aqui), hora de falar de uma atração de Calgary, outra cidade do Canadá que tem um dos parques mais legais que já conhecemos. O Heritage Park, o maior museu de história viva do Canadá que mistura parque de diversão com cultura.

heritage_park_calgary_canadaEstávamos hospedados no centro de Calgary e de lá até o parque gastamos menos de 15 minutos. O estacionamento na frente é bem grande e de cara o parque já encanta pela sua beleza.

Chegamos ao parque por volta das 11 da manhã e ficamos por lá umas 5 horas com direito a parada para o almoço.

O Heritage Park tem mais de 200 exposições e  atrações lindamente distribuídas nos seus 127 hectares. Parece uma Disney, mas no lugar de brinquedos, estão casas antigas e um cenário maravilhoso. O parque mostra um pouquinho do que aconteceu na região de 1860 até 1950.

heritage_park_casasDiferente de um museu, aqui as coisas parecem criar vida com o grande números de profissionais trabalhando sempre vestidos a caráter e nos contando um pouco de cada detalhe das casas, das peças expostas e da história canadense ocidental.

Muitos profissionais são contratados, mas muitos deles são voluntários que convivem naquele espaço dividindo um pouquinho do que viveram e aprenderam. Cada senhorinha linda que pensávamos ter voltado no tempo de tanta perfeição.

heritage_park-mobiliaA confecções históricas do parque é composta de 50 000 artefatos que foram quase todos doados pelos antigos moradores desde a criação do parque. Já os mais de 13 mil trajes usados pelos colaboradores foram criados depois de muitas pesquisas para uma reprodução realista do que era usado em cada uma das épocas apresentadas nas áreas do parque.

heritage_park_farmEm uma da áreas do parque podemos ver como funcionava uma cidade de época atravez de vitrines e até entrando nos prédios para ver o interior de uma lavanderia, de um escritório e outros estabelecimentos.

nesta área também podemos ver um moinho em funcionamento, uma casa de ferragens e um estábulo. Por ali também há profissionais trabalhando e explicando cada tipo de atividade. Muito bacana e bem feito.

Ainda há uma área com aldeias indígenas canadenses contando a histórias dos antepassados loc.

Agora se você não vai para o Canadá e quer uma experiência no mesmo estilo, que tal visitar a cidade de St Augustine na Flórida ? A cidade fica perto de Orlando, é uma gracinha e tem casas de época e um pequeno museu com profissionais explicando sobre as casa e atividades profissionais da época do descobrimento. Contei aqui.

heritage_park_lojasUmas das coisas que eu fiquei encantada foi com a área comercial do Heritage Park. Uma avenida abriga lojinhas e lojinhas todas decoradas com itens e móveis da época e vendedoras vestidas a caráter. Além dos itens expostos para apreciação, as lojinhas vendem coisas antigas e coisas novas no estilo retrô. Por lá você poderá encontrar belíssimos guarda chuvas, lenços e cosméticos que parecem ter saídos da casa das nossas tataravós.

Comer no parque é uma diversão a parte. o local conta com restaurantes, lanchonetes, casa de chá e até uma padaria que funciona a todo vapor.

heritage_park_bakeryAcima podemos ver a Bakery, que produz pães, doces, cookies e várias delícias que podem ser compradas para consumo no parque ou até para levar para casa. São deliciosos e tem preço super justo.

Primeiro compramos uns docinhos para enganar a fome, depois fomos no Wainwright Hotel para almoçar. O local é uma réplica de um importante hotel da cidade que pegou fogo. A réplica existe desde 1968. Lá os visitantes podem olhar como era a decoração da época no andar de cima, e no térreo pode almoçar no restaurante ou tomar alguma coisa no bar.

heritage_park_onde_comer

No hotel acabamos pedindo sanduíches que estavam bem gostosos. Aqui também vale a pena fazer uma reserva logo que chegar ao parque pois o local fica bem lotado.

Além da Bakery e do hotel, há outros cafés e restaurantes espalhados pelo parque.

heritage_park_tea_houseAgora quem quer entrar ainda mais no clima pode experimentar um delicioso chá da tarde servido na varanda de uma das casa históricas. O serviço funciona aos domingos de verão e é uma gracinha.

As senhoras servem chás e vários quitutes fofinhos em louças antigas. Quem quiser participar do chá no parque deve fazer reserva antecipada pois os lugares são bem limitados.

Cada dia no parque é diferente então verifique a agenda e escolha o seu dia da semana preferido aqui.

heritage_park_calgaryAlém das casas históricas e da cidade réplica, o parque tem uma área com roda gigante, carrinhos e vários brinquedos para crianças. Tem diversão para todas as idades. Aqui você poderá ver tudo o que há disponível.

E um dos passeios mais legais é a locomotiva que contorna o parque todo.

heritage_park_tremUm trem antigo da Canadian Pacific Railway , dá volta no parque e leva os visitantes para uma volta completa ou encurta o passeio de uma estação a outra do parque.  O passeio é uma graça.

Depois do passeio de trem, paramos na estação Shepard Station para o passeio de barco.

heritage_park_barcoDepois do passeio de trem fomos andar de barco em uma réplica do barco a vapor SS Moyie de 1898. Esta réplica tem metade do tamanho do original, motor a diesel, foi construída em 1957 e de lá para cá leva os visitantes do parque a um pequeno passeio onde podemos ter uma vista linda do parque e skyline de Calgary.

heritage_park_gasoline_alleyPara finalizar o passeio fomos para o Gasoline Alley Museum.

Ali os visitantes poderão ver de perto exemplares de carro antigos de todos os tipos, bombas de gasolina, placas e outros objetos. É realmente muito bonito e bem cuidado. Ali podemos ver um dos primeiros exemplares da linha de produção da Ford, que mudou para sempre o conceito da indústria mundial.

 Na saída do parque os visitantes ainda podem aproveitar para tomar um café, visitar simpáticas lojinhas e fazer algumas fotos no praça central que é uma graça.

Um passeio imperdível para quem passar por Calgary.

Informações:

Heritage Park – 1900 Heritage Dr SW, Calgary, AB T2V 2X3, Canadá +1 403-268-8500 – Confira os horários de funcionamento de cada temporada e o valor atual dos ingressos no site.

O Spicy Vanilla visitou o parque a convite de Heritage Park

Para ver como foi o roteiro desta viagem, clique aqui.
Para ver todos os posts sobre o Canadá, clique aqui.
Para ver todos os posts sobre Vancouver, clique aqui.

Você também pode gostar...

2 Comments

  • Marcia Kawabe
    28/09/2014 at 10:05

    Maravilhoso! Pena mesmo não ter dado tempo de eu ir lá …

  • Cinthia Ferreira
    29/09/2014 at 00:02

    Que nada. Mais um motivo para voltar 🙂

Comente aqui

Translate »