Europa lausanne MInhas Viagens Suiça Turismo

Suiça | Um dia em Lausanne com dicas de hotel e passeios

lausanne_suica_capaDepois de tanto tempo sem escrever sobre a Europa, vou falar de uma cidadezinha que me encantou demais. Um passeio por Lausanne, na Suiça francesa.
Acabei ouvindo mais sobre a cidade, há muito tempo, pois uma amiga minha mora lá. Quando decidimos ir para a Suiça, ficamos hospedados na casa dela, em Lausanne, e de lá saímos para conhecer Geneve, Montreux e outros cantinhos na região.

Update: Veja aqui nosso roteiro pela Suíça em 2017. Voltamos a Lausanne mas também rodamos pelo país todo.

lausanne_suica_tremAinda lembro quando amanhecemos dentro do trem (saímos da França e fomos para Suíça) com a paisagem incrível da Suíça. Era primavera, o dia estava lindo e ver os Alpes entre as nuvens foi encantador.

Nos primeiros 15 minutos de paisagem eu nem conseguia falar nada de tão encantada que estava. O marido que já conhecia a Suíça só dava risada e dizia que aquilo ainda não era nada perto do que veríamos em breve. Dito e feito.

Amei a Suíça, amei Lausanne e não vejo a hora de voltar para lá. Uma região limpa, perfeita, calma, onde parece que tudo funciona perfeitamente.

Compre seu passe de trem para a Suiça aqui. 

lausanne_suica_vistaComo Lausanne era nosso ponto fixo, fomos direto encontrar minha amiga, deixar as malas e já sair para passear por lá. Já podem imaginar a alegria de chegar na sala dela e dar de cara com esta paisagem. Espetacular é a palavra.

lausanne_SauvabelinNo dia dedicado a desbravar Lausanne, minha amiga Flávia e o marido nos levaram para conhecer alguns pontos turísticos e dar uma bela volta pela encantadora cidade.

Nossa primeira parada foi na Sauvabelin Tower, uma torre de madeira de 35 metros que fica dentro de um belíssimo parque e nos permite ter uma bela vista da cidade. A arquitetura da torre é interessantíssima.

lausanne_catedral_suicaDe lá, seguimos para a belíssima Cathédrale de Lausanne. A catedral de estilo gótico fica na parte alta da cidade que é uma região super histórica com ruazinhas pitorescas e charmosas.

Sua construção teve início em 1170 e como as grandes catedrais europeias, teve inúmeros arquitetos, formas e estilos.

Cathedrale_Lausanne

Uma atualização bem moderna na catedral foi inauguração do novo órgão em 2003 (infelizmente minha foto ficou super escura, mas aqui dá para ver mais). Um instrumento com características únicas que custou mais de cinco milhões de francos e 150 mil horas de trabalho.

Além da igreja o centro da cidade é uma maravilha. Edifícios antigos e preservados abrigam lojas modernas.

musee_olympiqueNossa próxima parada foi na região de Ouchy, a parte baixa da cidade. Fomos direto para  The Olympic Museum, o segundo museu mais visitado da Suíça. Um espaço dedicado ao esporte e à arte com mais de 10 mil peças.

Eu confesso que não sou uma pessoa ligada aos esportes, mas mesmo assim afirmo que é um passeio imperdível. Aliás, muitos turistas vão a Lausanne justamente para conhecer a sede do COI e o museu.

A exposição é super interessante para quem acompanha atletas do mundo todo. Tudo é muito tecnológico, informativo e lindo. Acredito que hoje em dia deve estar ainda mais belo, já que depois da nossa visita, o museu passou por uma reforma.

museu_olimpico_suicaMas foi a parte externa do museu olímpico que mais me encantou. O jardim é enorme e repleto de obras de arte. Esculturas que se movem, estátuas de bronze e a tocha. Passamos mais tempo do lado de fora do que dentro do museu.

lausanne_suica_primaveraAlém da paisagem estonteante das montanhas, do lago e da arquitetura, conhecer a cidade na primavera foi incrível. Sou louca por tulipas e perdi a conta de quantas vezes eu parava na frente de um jardim para fotografá-las. O cuidado que a cidade tem com o paisagismo é total.

lake_leman

Para finalizar nosso mini tour pela cidade, saímos do museu e fomos caminhando até a área recreativa na frente ao lago (Léman ou Genebra). Lembro que a temperatura estava agradável, mas longe de ser calor. Ficamos impressionados de ver a criançada toda fazendo a festa na água e eu de cachecol rs.

Por alí existem fontes, o relógio de flores, lugares para lanchar, pedalinhos e o porto com saída de barcos turísticos. Você pode conhecer a belíssima Montreux ou atravessar e chegar na França. Aqui tem os roteiros e horários.

Nesta imagem aqui dá para ter noção total do lago que margeia as principais cidades e faz divisa com a França. O passeio de bate e volta até Evian está incluso no Swiss Pass e sai de graça para quem tem o passe. Compre seu passe aqui.

lausanne_suica_hotel

Se o lago é uma das partes mais belas da região, você pode ficar hospedado luxuosamente bem em frente. Acima, parte da fachada do hotel 5 estrelas Beau-Rivage Palace.

Update: Acabamos de nos hospedar no hotel e digo que é magnífico. Tudo por lá é perfeito. Veja aqui o nosso roteiro pela Suiça em 2017.

Agora se o foco não for um 5 estrelas, aqui tem uma seleção de hotéis na cidade.

Aqui tem o site oficial do turismo em Lausanne para quem precisar de mais informações. Aliás, ali na região da Place du Port, em frente ao lago, tem um escritório de auxilio aos visitantes.

Sobre compras, as única loucura que fizemos no país foi sair com uma mala de mão inteira de chocolate. O meu favorito é este aqui, e não tem nem comparação com a versão que é vendida no Brasil. Não saia da Suiça sem o seu rs.

De Lousanne saímos para conhecer o Castelo de Chillon. Em breve falarei dele por aqui, mas já fica a dica para quem estiver indo para a Suíça.

Veja mais fotos de Lausanne no instagram @spicyvanillanomundo e na hashtag #SpicyVanillaNaSuiça

Quem quiser ficar por dentro de tudo que for postado aqui poderá receber o conteúdo completo de cada post em seu email. Basta assinar a newsletter do blog aqui.

Mais posts sobre a Suíça


Você também pode gostar...

2 Comments

  • Luciana
    10/04/2016 at 15:13

    Adoro blogs de viagem ! Vou a Genebra em julho e quero conhecer Lausanne! Gostei das dicas! Ja conheço Genebra !

  • Cinthia Ferreira
    10/04/2016 at 23:07

    Obrigada 😉 Aproveite e visite Montreux tb se vc ainda não conhece.
    bjs

Comente aqui

Translate »