doces Receitas

Do It Yourself | Panna Cotta com cobertura de morango ou chocolate

panna_cotta_capaDepois do sucesso do Naked Cake que não sai do Top 5 e do Pão de mel recheado, vem aí mais uma receita doce deliciosa que eu amo demais, a Panna Cotta.

A Panna Cotta é um doce de origem italiana que quer dizer nata (ou creme) cozido. É feita com creme de leite fresco, gelatina, açúcar e o sabor de sua preferência. Ou como diz o marido…. é um pudim 😉

O que vai dar um “up” no doce será a escolha da calda ou da cobertura. Eu fiz duas opções bem simples e espero que vocês façam e aprovem.

panna_cotta_aromaA tradicional é sempre feita com baunilha em fava, mas nada te impede de variar a essência e criar sua própria receita. Aqui eu usei baunilha na primeira e na terceira receita, e amêndoas na segunda.

panna_cotta_ingredientes

Vamos ao ingredientes principais da Panna Cotta…

500 ml de creme de leite fresco.

100 g de açúcar de confeiteiro.

2 folhas de gelatina para deixá-la mais molinha (eu prefiro, mas tem que deixar mais tempo na geladeira – 6 horas) ou as 3 folhas para deixá-la mais encorpada (em 3 horas já dá para servir).

1 fava de baunilha ou essência (eu uso dois pumps da pasta de baunilha).

Dica: Como a maioria nunca tem creme de leite fresco em casa, eu usei o de latinha da primeira vez, o de caixinha na opção 2 para verem a diferença. Ambos ficam bons, o que muda é a cor da panna cotta.

panna_cotta_receita

O primeiro passo é hidratar a gelatina em folha. Corte a gelatina em pedaços que caibam em uma vasilha e cubra-as totalmente com 5 colheres de sopa de água fria.

Em uma panela junto o creme de leite, o açúcar e as raspas da fava de baunilha (coloque a fava junto e retire-a no final). Se usar a essência, deixe para acrescenta-la mais no final.

No fogo baixo, espere o creme ferver. Depois de fervido, desligue o fogo, e então, é só pegar a gelatina já hidratada (se sobrar água na vasilha não coloque junto, é só a gelatina mesmo) e misturá-la até dissolver.

Se você nunca usou gelatina em folhas pode ficar tranquila que é bem fácil.

panna_cotta_finalizacao

Quando o creme estiver cozido coe para tirar qualquer pedacinho de gelatina que tenha ficado sem dissolver. O creme deve ficar bem lisinho e se deixar algum pedacinho não ficará legal.

Coloque o conteúdo na forma de sua preferência e leve à geladeira.

Se quiser fatiá-la, coloque em uma forma retangular de bolo inglês, se quiser ser mais prática, use uma forma de pudim, se quiser uma forma mais delicada, opte for potinhos individuais e desenforme uma em cada pratinho na hora de servir. Fica lindo!

panna_cotta_2Se quiser ainda poderá acrescentar pedaços da fruta no meio do creme antes de levar para a geladeira.

Leve à geladeira até endurecer. Se estiver mole não irá desenformar corretamente e poderá sair em pedaços.

Dica: Na hora de desenformar, coloque a travessa em uma vasilha de água morna para aquecer o lado de fora do pote, um minutinho. Depois desgrude a beiradinha da panna cotta inteira e só depois desenforme-a.

panna_cotta_coulis

Para a primeira versão, fiz uma calda de morangos. Pode ser feito com framboesa ou amoras. Para um coulis de framboesa por exemplo, basta passar as frutinha na peneira antes e tirar as sementes. Depois é só juntar o açúcar.

Ingredientes da cobertura de morango…

1 caixa de morango e 70 g de açúcar.  Opcional: duas colheres de sopa de vinho branco suave.

Você pode apenas triturar os morangos e juntas o açúcar. Eu cozinhei até o morango derreter e acrescentei um pouquinho de vinho para dar um gostinho a mais.

Leve a calda para a geladeira e espere esfriar. Quando desenformar a panna cotta é só colocar a calda por cima.

Para dar uma crocância dei uma torradinha nas amêndoas fatiadas e joguei por cima. Pode fazer na frigideira ou no forno, desde que tome cuidado para não queimar. Alguns minutinhos são suficientes.

panna_cotta_morango

Outras opções de coberturas…

É só colocar a imaginação para funcionar e buscar ingredientes gostosos que você tenha em casa.

panna_cotta_coberturaPara esta panna cotta eu troquei a pasta de baunilha do creme pela essência de amêndoas. 1 colher de chá é o suficiente.

panna_cotta_amendoasFiz uma mistura de chocolate derretido com creme de leite. É só misturar e pronto.

Depois moí as amêndoas  e joguei por cima.

Esta panna cotta eu fiz em formato retangular e servi em fatias com a calda.

panna_cotta_chocolat

E a terceira opção é para quem não quer nenhum tipo de calda.

Raspe o chocolate ao leite com ralador fininho, acrescente amêndoas tostadas e decore com pedacinhos de chocolate meio amargo. Mais fácil impossível.

Espero que tenham gostado e que façam várias versões.

E se alguém tiver alguma nova dica, é só comentar aqui.

 .

Quer ficar de olho nas receitinhas que eu ando preparando e ainda não viraram post ? Então me segue no instagram e fique de olho na hashtag #cinthianacozinha.

Para ver as outras receitas que já postei, clica aqui.


Você também pode gostar...

6 Comments

  • Carolyne
    19/07/2013 at 16:45

    Cinthia!

    Adorei! Fiz sua receita do pão de mel e deu super certo, além de ser ultra fácil! No pão de mel, só me enrolei na hora de colocar a cobertura de chocolate, mas tenho certeza de que foi a falta de prática mesmo. Vou treinar mais! Lá em casa td mundo aprovou!
    O naked cake será feito neste final de semana! Será que vai ficar lindão que nem o seu?
    E agora, vou ter que agendar a panna cotta! Que é panna cotta…não pode falar pudim…hehehehehe

    Bjo pra vc e obrigada pelas receitas!

  • Cinthia Ferreira
    19/07/2013 at 19:58

    Ai que delícia ler isso 🙂 Amooo quando fazem as receitas. E sobre o chocolate, é chatinho mesmo ahahha Mas vc pega a prática sim.
    E simmm panna cotta ahahah fico doida quando ele fala pudim kkkk
    Depois me marca no instagram p eu ver a foto do seu bolo heim
    Bjs

  • Cristina
    22/07/2013 at 23:30

    Oi Cintia,

    Adorando seu blog. Lia o de beleza, mas agora só leio esse. Ficou mais interessante. Devia dar dicas de produtos, conhece a geleia Bonnie Mamam, a geleia Casa Madeira…

  • Cinthia Ferreira
    22/07/2013 at 23:59

    Que bom saber Cristina 🙂 agora tem que ler os dois hehehe. E aos poucos tentarei usar produtinhos diferentes sim. Geléia da casa Madeira eu amooo. Sempre faço bruschetta com a de vinho. Mas essa outra eu nunca testei não.

  • Michelle
    07/09/2013 at 16:57

    Oi Cinthia, esta semana fiz o cookies, somente troquei o açúcar pelo sucralose e o trigo pela farinha de aveia, ficou muito bom!! Amanhã vou fazer a Panna Cotta. Adoro suas receitas 🙂 bjs e bom feriado.

  • Cinthia Ferreira
    09/09/2013 at 16:46

    hummm que legal 😉
    Já fica aqui a dica para todos. obrigada
    Bjs

Comente aqui

Translate »