Alemanha Cultura MInhas Viagens museu Nuremberg parques Turismo

Alemanha | Visitando o Castelo Faber-Castell em Stein/Nuremberg

visita-castelo-faber-castell

Voltando aos posts da Alemanha cotarei um pouco sobre nossa visita ao real castelo da Faber-Castell em Stein, coladinha em Nuremberg. Um lugar quase mágico para quem ja sonhou em conhecer as inspirações para as caixas das icônicas caixas de lápis de 36 cores que era desejo das crianças dos anos 90.

Como nossos dias em Nuremberg estavam bem corridos, pegamos uma brechinha no último dia para ir até Stein e visitar a área do castelo, a lojinha e a área das fábricas, já que o horário da visitação tinha encerrado naquele dia. Colocamos o aplicativo do google para funcionar, pegamos trem e ônibus e lá fomos nós realizar um sonho de infância.

O Schloss Faber-Castell ficava a menos de meia hora do nosso hotel (10km). Na ida fomos uma parte a pé e outra de ônibus e na volta pegamos ônibus e trem. Foi bem fácil de chegar a demorou certa de meia hora cada percurso.

Captura de Tela 2016-08-17 às 13.34.59

Infelizmente fomos no final do dia a a visitação tinha encerrado. Mas entramos pelo portão principal para visitar a lojinha que estava prestes a fechar e conseguimos andar pela área externa toda e conhecer os ardeores do castelo e jardins.

castelo-faber-castellO lugar é realmente mágico, maravilhoso e permaneceu praticamente intacto após duas guerras que quase destruíram a cidade.  Tudo muito bem cuidado e inspirador.

O prédio tombado é patrimônio mundial,  já foi moradia da família até o início da guerra em 1939 e hoje é um museu que abre as portas para visitantes do mundo inteiro. Aqui tem a história do castelo.

A Faber-Castell é uma das empresas familiares (Fundada por Kaspar Faber |1730-1783) mais antigas e tradicionais do mundo e já está na nona geração.

Sobre a construção do castelo…

“Próxima à mansão construída por Lothar von Faber, Ottilie e Alexander von Faber-Castell aprovaram a construção de uma nova e grandiosa casa seguindo o projeto de Theodor von Kramer, um arquiteto de Nuremberg. Eles queriam que a fachada parecesse um castelo – simbolizando o nome “Castell”. As partes internas, por outro lado, refletiam o espírito da época e até hoje são um exemplo notável da arquitetura Jugendstil (art noveau) superior. Três cômodos do “castelo” foram projetados por Bruno Paul. Os banheiros são um modelo de luxo e foram equipados com os recursos técnicos mais modernos daquele tempo” – Fonte.

castelo-historia-faber-castell

Lá dentro os cômodos estão decorados com os móveis da época e dizem que é maravilhoso. Quem quiser pode fazer um visita virtual aos cômodos. No site brasileiro da Faber-Castell tem um tour bem bacana com informações em português.

jardins-castelo-faber-castell

Mas mesmo sem entrar no castelo a visita é fantástica. A arquitetura do castelo é linda e imponente. Parece que estamos em um conto de fadas. Os jardins são lindos há até mesmo parreiras cheias de uvas.

logo-faber-castell

Atras do castelo a belíssima casa e logo em frente uma escultura com os dois cavaleiros lutando, símbolo da Faber-Castell.

Sobre o logotipo…

Em 1905, o Conde Alexander lançou uma nova linha de lápis de alta qualidade e deu a essa linha o nome de Castell. Para diferenciá-los dos produtos de seus concorrentes, o Conde escolheu sua cor militar para o revestimento: verde. Ao longo dos anos, os lápis Castell tornaram-se clássicos. Além da cor, o Conde também incluiu a imagem de dois “cavaleiros do lápis”, um tema publicitário que decorou as caixas e embalagens por décadas.

Posteriormente, essa imagem foi considerada ultrapassada e deixou de ser usada. No entanto, no início dos anos 1990, quando o atual Conde criava uma nova imagem corporativa para a empresa, os cavaleiros voltaram a ser o símbolo da marca Faber-Castell. Em forma estilizada, eles agora são um componente essencial do logotipo da empresa.” – Fonte.

loja-alemanha-faber-castell

O único local que conseguimos entrar foi a lojinha, que fica em uma graciosa casa na entrada da propriedade. Lá os amantes de lápis e canetas ficarão malucos.

Há itens comuns, vendidos em lojas e papelarias, há itens especiais para desenhistas e uma área dedicada a colecionadores com canetas que passam de 3 mil euros.

E para quem não sabe, há mais de 30 anos a Faber Castell também produz lápis de maquiagem para as grandes marcas do mundo tudo. Não é a toa que os melhores lápis cosméticos sempre levam um “Made in Germany” gravado.

fabrica-faber-castell

Além da visitação do castelo há tours guiados com visitas aos galpões da fábrica e ao museu. No tour guiado é possível visitar estes espaços e ver de pertinho parte da produção.Mas estes tours são cobrados e devem ser agendados direto no site com antecedência.

cidade-faber-castell

Mas Stein não tem só a Faber-Castell. A região é belíssima e cheia de construções históricas, igrejas e restaurantes. Foi uma delícia terminar a tarde caminhando por lá antes de voltar ao hotel.

Mesmo incompleto, foi um passeio incrível. Indico muito para quem ama castelos e quer ficar mais pertinho da historia desta marca tão importante que fez parte da nossa vida.

Informações:

Castelo e lojinha Faber-Castell  Nürnberger Str. 2, 90547 Stein, Alemanha – +49 (0) 911 9965 5855 – E-Mail: shop.stein@faber-castell.de
 .




Você também pode gostar...

6 Comments

  • Natalie
    05/09/2016 at 11:41

    Oi, Cinthia. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

  • Gabriela Lira
    09/09/2016 at 15:17

    Que maravilhoso.A Faber fez a faz parte da vida de muitas crianças.É realmente mágico fazer este passeio, deve ter sido incrível.Um deleite para amantes da arquitetura.É como se estivéssemos num conto de fadas.

    Poesia em Transe

  • Cinthia Ferreira
    09/09/2016 at 15:21

    Obrigada mais uma vez Natelie 🙂

  • Cecilia Bicok
    16/09/2016 at 12:24

    Oi Cinthia, e a adega de vinhos Faber-Castell, vc conheceu? Fica na loja do castelo. Eu também revivi a infância quando visitei, hoje moro a 10 min do castelo e adoro levar meus filhos lá. E claro, todas as visitas que recebemos é um passeio obrigatorio, mas eu adoro. Adorei seu posto, parabens.

  • Mariana
    27/04/2017 at 21:47

    Oi, Cinthia. Obrigada pelas informações!!
    Estarei fazendo a Rota Romântica e pretendo dar uma passadinha no castelo da Faber Castell antes de seguir viagem. Pretendo ir no fim do dia e não irei fazer o tour, apenas quero vê-lo por fora.
    Sabe me dizer como é o estacionamento na parte de fora do castelo? Se há um horário máximo para chegar próximo a castelo ou a parte externa é de livre acesso?
    Obrigada!

  • Cinthia Ferreira
    28/04/2017 at 11:08

    Olha, que eu me lembre eles fechavam sim, mas não posso te dar certeza 🙁

Comente aqui

Translate »