Sei que vocês acompanharam minha viagem pela Europa no meu insta (@makeupatelier), mas ainda teremos muuuito conteúdo sobre o Canadá. Hoje eu falo sobre 2 museus incríveis em Ottawa (ou quase), a capital lindinha do Canadá. A National Gallery of Canada e o Canadian Museum of History.
A exposição já começa do lado de fora, com a arquitetura incrível do prédio. É tão lindo por fora, quanto por dentro. Eu perdi as contas do número de fotos que eu tirei das estruturas e corredores. Lindo demais.
Em frente ao prédio está um dos exemplares de Maman, a aranha gigante de Louise Bourgeois, que para muitos é apavorante, mas eu acho incrível.
Sim, há obras de Monet por lá e sempre são as primeiras obras que eu procuro quando entro em um museu. Ainda mais apaixonada depois de ter visitado a casa dele em Giverny (contarei em breve).
Aliás, agora está rolando uma exposição itinerante de Monet “Monet: A Bridge to Modernity” na National Gallery, que vai até 15 de fevereiro de 2016. Aproveitem por mim pessoalmente ou assistam ao vídeo acima.
O acervo fixo do museu é bem amplo e as galerias são todas muito bonitas e bem ambientadas. Pinturas, esculturas e um jardim de encher os olhos.
Uma das exposições itinerantes, na ocasião, era a The Mathemagician M.C. Escher que eu já tive o prazer de ver (por pouco pois estava na última semana) as obras em outras duas ocasiões.
O museu vale muito a pena e é lindíssimo. Mas ainda temos outro museu pela frente, com mais história sobre o país e em outro edifício maravilhoso…
O segundo museu é o Canadian Museum of History ou Musée Canaden de L’Histoire, que para falar a verdade ele não fica realmnete em Ottawa, já que é do outro lado do rio, nem mesmo Ontario é. O museu fica no Estado de Quebec, onde a língua principal é a francesa. Mas é super pertinho. Basta atravessar a ponte para chegar ao outro museu. Rola ir à pé ( se o dia estiver quente, coisa que não estava), ou de taxi, que foi bem baratinho.
Mais um lugar incrível e lindo por dentro e por fora. Fiquei de boca aberta com o desenho da construção e a vista da paisagem através das paredes de vidro. Perfeito.
O espaço do museu é bem grande, mas achei que nossa visita foi bem mais rápida que o outro, já que não tínhamos tanto tempo para ler tantos documentos e em duas horas e meia terminamos nossa visita, afinal o museu já ia fechar.
Nossa primeira passagem foi pelo Grand Hall, que conta com totens e esculturas representando os primeiros povos do Canadá. Lá também estão algumas casas nativas da época.
O museu de história canadense óbvio que ia contar tudo sobre o país. Na exposição “1867 – Rebellion and Confederation” vários objetos, cartas e uma ambientação super bacana para mostrar um pouco do período de transição do país para se tornar no que ele é hoje.
Várias salas estavam fechadas para a chegada de uma nova exposição. Uma grande área será inaugurada em 2017 e contará a história desde os primórdios até os dias atuais no Canadá.
Também vimos a exposição itinerante sobre Terry Fox, jovem que em 1980 correu durante 143 dias, percorrendo mais de 5 mil Km, utilizando uma perna mecânica para chamar a atenção de todos em prol das pesquisas de cura para o câncer.
A exposição é bem comovente e conta a história de vida de Terry, um herói canadense, além de mostrar alguns artigos pessoais. A exposição fica no museu até janeiro de 2016.
Uma área que merece atenção é a parte infantil, o Canadian Children’s Museum. Na entrada as crianças recebem um “passaporte” (os adultos que pedirem, também rsrs) e vão conhecer os países e carimbar seus passaportes. É muito lindo. Cada região com uma atividade super legal.
De cara há um teatro com espaço para maquiagem e figurino, onde qualquer criança pode se arrumar como bem entender e subir ao palco para uma breve apresentação. Tudo muito lindinho e bem feito. Os pais babavam sentadinho na platéia.
Lá dentro as crianças podem brincar de cuidar da casa, fazer compras, cuidar de um mercado ou de uma pizzaria, e várias outras atividades. Juro que deu vontade de voltar uns 30 anos para brincar naquilo tudo. Não deixe de ir se tiver filhos pequenos, é espetacular.
Dentro do museu também há um cinema Imax, mas não chegamos a conhecer.
Agora, mesmo se você não gosta de museu, não quer saber da história canadense e nem tem filhos, vá pelo menos para ver a paisagem. Do lado de fora do museu você terá uma vista incrível do Château Laurier (castelo hotel que nos hospedamos e contei aqui) e do parlamento (visita incrível que contamos aqui). Vale muito a pena.
Informações (confira horários e valores atualizados nos sites oficiais):
National Gallery of Canada – 380, Sussex Drive,P.O. Box 427, Station A, Ottawa, Ontario,Canada, K1N 9N4
Canadian Museum of History – 100, Laurier Street – Gatineau, Quebec – K1A 0M8
O Spicy Vanilla esteve em Ottawa a convite de Ontario Tourism e Ottawa Tourism.
- Veja todos os posts de Ottawa aqui.
- Veja o post com no nosso roteiro completo aqui.
- Veja aqui todos os posts da nossa viagem pelo Canadá.
- Veja aqui o post sobre chip de celular pré pago no Canadá
- Quer ver todos os hotéis que nós aprovamos e resenhamos aqui no blog, clique aqui.
No Comments