Canadá Cultura ottawa Turismo

Ottawa | Visitando e Parlamento do Canadá

parlamento_ottawa_canada
Já falei sobre o nosso hotel em Ottawa aqui, sobre os restaurantes que recomendamos aqui e hoje é dia de falar da principal atração da cidade, o Parlamento do Canadá.

Para quem não sabe, Ottawa é a capital do Canadá, uma pequena cidade que foi escolhida como capital pela Rainha Victoria em 1857 depois de uma disputa entre as grandes cidades Toronto e Montréal.

parlamento_ottawa_visita_predios

O parlamento fica em Parliament Hill, um espaço bem grande com os 3 prédios do parlamento, jardins e monumentos. Nós fomos no início da primavera e não havia nenhuma apresentação especial, mas no verão acontece a famosa troca da guarda e vários outros eventos patrióticos.
parlamento_ottawa_predio_central

A visita mais conhecida acontece no prédio central (no verão há visita no East Block também), é gratuita e não precisa de agendamento prévio. Nós fomos no período da manhã e retiramos uma senha para saber nosso grupo do tour. Nossa espera foi de apenas 30 minutos, mas tudo vai depender da quantidade de visitantes no local. Imagino que no verão seja bem concorrido.

Para entrar no parlamento o esquema é de aeroporto mesmo. Você passa seus pertences pelo raio X, tira o sapato, relógio e afins, os policiais fazem a revista e pronto… hora de aguardar seu tour.

Os tours acontecem a cada 20 ou 50 minutos, dependendo das atividades parlamentares que estiverem acontecendo. No site do parlamento há mais detalhes sobre horários e o que não pode ser levado na bolsa, por exemplo.

parlamento_ottawa_detalhes

Nosso grupo tinha umas 15 pessoas e nossa guia era uma menina que mais parecia uma boneca de tão linda e simpática. Ela ia apresentando todos os detalhes e falando de cada cantinho incluso no tour.

O local é maravilhoso. A arquitetura é impressionante e cada novo espaço eu ficava babando. A parte ruim, que vocês podem reparar pelas fotos, é que o local é grande e a visita é um tanto corrida. Portanto, as fotos são tiradas meio as pressas no modo automático, então fico devendo a qualidade que eu gostaria.

Nós fizemos a visita no final de semana, então não havia nenhum “evento” por lá. Mas falaram que os tours acontecem da mesma forma em dias de trabalhos.

parlamento_ottawa_sala

O salão acima é House of Commons ou Green Chamber. Linda e cheia de detalhes do chão ao teto.

parlamento_ottawa_trono

Na foto acima, a câmara do senado, podemos ver ao fundo os tronos da realeza. O teto do salão é impressionante. Aqui vocês conseguirão ver a sala em 360 graus.

Minha parte preferida no parlamento é sem dúvida a biblioteca. Dentro de um corredor e uma porta corta fogo, um mundo a parte. Eu fiquei babando em todos os cantinhos da biblioteca. Nem dá para acreditar que só esta sala preciosa foi salva do grande incêndio.

parlamento_ottawa_ibliotheque

Tentei fazer uma foto mais panorâmica com o celular mas é impossível mostrar a beleza daquele local. É enorme, o mobiliário de madeira é incrível e os detalhes são de um cuidado impressionante. Sério, a biblioteca mais linda que eu já vi e passaria fácil um dia inteiro só observando cada cantinho. Pena que a visita lá dentro é apenas até a barra antes da estátua de mármore da jovem Rainha Victoria e os poucos minutos que passamos lá dentro pareciam segundos.

É algo como, se você for a Ottawa e não visitou a biblioteca, terá que voltar na cidade novamente rs. Não gosto muito de falar isso, mas… é sim um passeio obrigatório para quem quiser conhecer um pouquinho do país.

parlamento_ottawa_biblioteca

Outro espaço interessante é o salão com as fotos reais. Por lá o retrato da Rainha Elizabeth II e na outra foto o Rei George VI (lembram do filme O Discurso do Rei ?).

parlamento_ottawa_rainha

Também ao fundo da primeira foto acima está o vitral “The Diamond Jubilee Window”. Dá para vê-lo melhor aqui.

Depois de visitar o prédio por dentro, o tour acaba e podemos seguir em direção a torre, para visitar o observatório e ter uma vista incrível da cidade.

parlamento_ottawa_vista

Infelizmente o dia que subimos estava assim, cinza e gelado. No dia seguinte pegamos um céu azul (que aparece nas fotos lá em cima), mas não tínhamos tempo de fazer a visita novamente. Mas valeu. A vista é muito interessante e linda no inverno ou no verão.

parlamento_ottawa_torre

Quem fez o tour já pode automaticamente ir até a torre, já quem não fez o tour e só quer saber na torre, deve solicitar o ticket para isso na entrada.

Informações: 

Parliament of Canadá – No site há informações sobre os tours e horários de funcionamento em cada época. Consulte antes de ir.

Retire seu ticket gratuito na Wellington Street, 90, o prédio central de Parliament Hill. As visitas são limitadas e em dias de muito movimento pode não haver ticket para todas. Na dúvida, chegue cedo.

O Spicy Vanilla esteve em Ottawa a convite de Ontario Tourism e Ottawa Tourism.


You Might Also Like...

4 Comments

  • Dani Bomfim
    30/06/2015 at 14:38

    Aiii Ci fiquei chateada agora 🙁
    Quando eu fui, não podia tirar fotos dentro da biblioteca.
    As lembranças ficaram só na memória mesmo…
    Bjs

  • Cinthia Ferreira
    30/06/2015 at 15:43

    Jura ? Nossa mas que dó 🙁 Foi minha parte preferida. Bom, agora já pode ver as minhas fotos pelo menos né rs.
    Bjs

  • Marcela
    07/07/2015 at 10:39

    Minha maior tristeza na viagem do ano passado foi que o Parlamento tava fechado a visitações quando eu fui… Foi bem na semana que teve o atentando terrorista lá e mataram um guarda do exercito… A cidade tava toda numa comoção e o Parlamento fechado. Vou ter que voltar de novo, com certeza!!

    🙂

    Beijos!

  • Cinthia Ferreira
    08/07/2015 at 10:38

    Puxa que pena. Eu lembro disso e deve ter sido horrível 🙁 Mas espero que consiga fazer a visita sim. É maravilhoso.
    Bjs

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »