Canadá Gastronomia mercados públicos Toronto

Toronto | St Lawrence Market, um passeio gastronômico e histórico.

mercadao_toronto_gastronomia

Não é porque eu amo cozinhar, ou porque eu amo comprar comida, mas mercados sempre estão em nossos roteiros. Hoje conto mais sobre St Lawrence Market  um “mercadão” de Toronto que é provavelmente o mais bonito e organizado que já conhecemos, e não é a toa que foi considerado o mercado número 1 do mundo pela National Geographic.

O St Lawrence Market existe desde 1803 e é composto de 3 prédios. O prédio que eu mostro abaixo é o lado sul, o outro é o norte, que chegamos a olhar o espaço vazio um dia antes do espaço ser fechado para uma reforma, e o St Lawrence Hall que abriga lojas, escritórios e uma linda área de eventos que pudemos dar uma olhadinha enquanto uma equipe montava a decoração da próxima festa.

stlawrence_toronto

Fizemos um private tour com o historiador Bruce Bell, que nos mostrou o mercado, contou a história local e ainda nos levou para um passeio super interessante pelo bairro. Conheça mais sobre a história do mercado aqui.

O mercado fica super bem localizado, em uma rua com várias lojas e restaurantes. De lá fomos a pé até Distilary District, uma das regiões mais interessantes de Toronto, que falarei em breve.

mercadao_toronto

Um grande espaço com tudo separadinho, barracas lindas, modernas e organizada. Cada qual com a sua especialidade, para todos os gostos e bolsos.

Vários comerciantes dão amostras de seus produtos, então quem quiser conhecer o sabor e especialidades será super bem vindo. Sem contar que o pessoal é super simpático. mercadao_toronto_queijos

Nem sei o que dizer da variedade de queijos. Eu sou doida por queijos e sempre que entro em grandes mercados, fico doida. Variedades do mundo todo com os preços mais variados.

Vontade de alugar um ap por lá só para fazer uma bela compra e ir para cozinha fazer vários pratos deliciosos. mercadao_toronto_pie

Em cada barraca de comidinhas, um prato especial, murais com visitas ilustres e receitas centenárias, cheias de histórias. mercadao_toronto_fish

Fiquei encantada com a limpeza do local, até na área de pescados a limpeza e organização era impressionante. Tudo fresquinho e com uma variedade enorme. mercadao_toronto_cozinha_utensilios

Claro que além das comidinhas é possível comprar utensílios para casa e artigos de confeitaria. Só não comprei nada pois era nossa primeira cidade e havia uma longa viagem com vários trens pela frente, mas há várias coisinhas interessantes para quem ama cozinhar. 

carousel bakery toronto

Depois da nossa visita fomos convidados a experimentar o conhecidíssimo sanduíche da Carousel Bakery, que já apareceu em diversos programas culinários.

Eu não costumo comer carne de porco, mas claro que tive que experimentar e me surpreendi. Parei de comer pois fiquei com receio de não passar bem, mas estava delicioso. Eles chamam de Peameal Bacon, mas não é o bacon que nós estamos acostumados. A carne é um lombo de porco passada em uma farinha e frito em uma chapa. Depois você escolhe os acompanhamentos, mas optamos pelo tradicional mesmo.

Se você gosta de carne de porco, experimente. Eu e o marido adoramos o sabor e morri de dó de não comer tudo.

st_lawrence_toronto

No andar de baixo há várias lojinhas de artesanato e uma pequena praça de alimentação com restaurantes e lanchonete. Também dá para ver o espaço onde era a antiga prisão.

Depois ainda saímos pelo bairro para conhecer o prédio Norte do mercado (que como eu disse acima, não estava mais em funcionamento), o St Lawrence Hall, e as ruas ao redor. Bruce ia nos contando mais a respeito de cada local e da história de Toronto. Foi muito bacana.

A região é próxima ao St Lawrence Hall lembra muito as ruas de Nova York (como o guia disse, basta jogar um pouco de lixo nos cantos e colocar taxis amarelos que fica igual hahaha). Vários filmes e séries são rodados lá, pois os custos são muito mais baratos que nos Estados Unidos. No dia da nossa visita estavam filmando a série Hannibal 😉

Um mercado interessantíssimo e obrigatório para quem ama passeios gastronômicos.

Veja aqui mais posts de mercados que já conhecermos e postamos aqui.

St Lawrence Market – 92 – 95 Front St EastToronto – (416) 392-7219 – Verifique horário de funcionamento atualizado no site oficial.

O Spicy Vanilla esteve em Toronto e fez o tour com Bruce Bell a convite de Toronto Tourism.

Você também pode gostar...

Nenhum comentário

    Comente aqui

    Translate »