América do Sul Argentina Brasil MInhas Viagens Paraná Turismo

Cataratas do Iguaçu | Lado Brasileiro e lado Argentino

cataratas1

E mais um post sobre Foz do Iguaçu e suas belezas naturais. Hoje falarei sobre um patrimônio da humanidade, uma das 7 maravilhas da natureza e o lugar mais impressionante que já visitei no Brasil, as Cataratas do Iguaçu.

Lembro até hoje a empolgação dos meus pais contando como era ficar de frente com as Cataratas. E de lá para cá foram umas 7 visitas a este paraíso que separa Brasil e Argentina da forma mais bela possível.

Vamos começar com o nosso lado, visitando o Parque Nacional do Iguaçu (site oficial). Nesta última visita foi com o pessoal da Loumar Turismo que nos carregou de um lado para o outro durante o #EIBTUR.

cataratas2

O Parque nacional não abriga somente o passeio até as Cataratas, mas sim inúmeros passeios indicados aos amantes de natureza e de esportes radicais.

cataratas3

Para chegar ao parque você pode ir de carro ou com o ônibus da sua excursão. Compra-se o ingresso (quem quiser evitar filas pode comprar on-line aqui) e quem está de carro dirige-se ao local indicado para pegar o ônibus local do parque (uma graça e todo decorado com animais da região) ou voltar ao seu oîbus de turismo.

O ônibus anda durante uns 20 minutos até a o início da trilha das cataratas e é lá que a magia acontece.cataratas7Uma caminhada maravilhosa nos faz parar em cada mirante, cada espacinho para se deliciar com as imagens. Quedas e mais quedas, o barulho da água e o céu azul te fazem acreditar em uma obra divina independente da sua crença.

O que mais amo ver é a reação das pessoas que descem os primeiro degraus do início do passeio e ficam boquiabertas com aquela natureza toda.

cataratas6

Não sei ao certo a extensão da caminhada, mas é um trajeto suficiente para observar as quedas de todos os ângulos sem cansar de andar. E prepare a câmera para tirar fotos dos simpáticos Quatis que cruzarão o seu caminho. Só não os alimente e fiquem esperto com a bolsa, eles são muito curiosos e atrevidos.

No final da caminhada vem o acesso que te leva a plataforma aberta. Antigamente o acesso era mais simples e rústico, hoje está mais organizado para chegar até o final da passarela.

Prepare-se para um belo banho e se o volume de águas não for tão absurdo da para ficar um bom tempo observando tudo lá do meio.

cataratas4Depois da passarela é hora de pegar o elevador e ver tudo lá do alto. Em meses de férias esta parte é bem cansativa e as filas são chatinhas.  Lá do alto da para fazer inúmeras fotos e olhar o começo de tudo. Um rio calmo e pacato terminando nestas quedas gigantescas.

Agora é hora da pausa para um almoço ou lanche, banheiro e umas comprinhas na loja de presentes. O restaurante é bem gostosinho e tem uma boa variedade. Vale muito a pena.

cataratas8

Mas para quem quer se sentir no meio de tudo isso tem um passeio ainda mais perfeito, o bote do Macuco Safari. Eu não sou destas e prefiro ficar seca do lado de fora, mas o pessoal que vai gosta bastante. Minha mãe amou e ficou inconformada com minha “covardia”rs.

Para fazer este passeio você deve fazer uma reserva antecipada ou ainda verificar a disponibilidade ainda lá na área dos tickets.  Aqui tem bastante vídeos do passeio do Macuco.

Mas se por um lado eu não tive coragem de fazer o passeio de bote, em 97 tive o prazer (ou não) de conhecer as cataratas a bordo de um helicóptero. Parecia que íamos entrar no meio das quedas, e por conta do meu pavor de voar, fiquei metade do passeio de olhos fechados e rezando. Mas é sim um ótimo passeio rs.

cataratas10

 Depois de visitar o lado brasileiro algumas vezes, em 2008 resolvemos atravessar a fronteira e conhecer as cataratas do lado Argentino. Foi a melhor coisa que fizemos, o passeio é incrível e na minha opinião ainda mais bacana que o nosso lado.

Para começar tudo é bem mais rústico do lado de lá. Se no Brasil vamos de ônibus com ar condicionado e tal, do lado Argentino deixamos o carro no estacionamento e fazemos o trajeto a pé e a bordo de um simpático trenzinho.

O parque tem várias opções de passeios mas eu só fiz o básico mesmo.

cataratas11

O caminho até as quedas é bem diferente do lado brasileiro. O parque é mais aberto, atravessamos pontes, pegamos trem e somente no final podemos ver as cataratas. Este trajeto é bem emocionante já que você fica na expectativa de ver aquilo tudo.

Os brasileiros dizem que é mais lindo o lado Argentino pois é de lá que conseguimos ver a beleza do lado Brasileiro. Verdade ou não, eu ainda prefiro o passeio do lado deles, mas nunca deixo de visitar o nosso lado também.

cataratas13

Para o lado Argentino eu sugiro separar no mínimo o dobro de tempo que no nosso lado. É muito gostoso andar pelo parque, ver as aves nativas, o artesanato local e comer um churrasco Argentino no final do passeio. Se a intenção for fazer outros passeio, já reserve o dia todo. Eu queria ter feito o passeio para a  Isla San Martín mas não deu tempo.

Aqui tem o site oficial com dicas, valores e todas as atrações. Fiquei doida para fazer o passeio noturno na Lua Cheia.

cataratas12

Para quem quiser, o pessoal da Loumar faz os passeios para os dois países, passeio de helicóptero, barcos, passeios radicais e tudo o que você imaginar . É só ligar, marcar o dia e o horário de sua preferência que a equipe te leva para os passeio e te enche de dicas. Conosco eles foram perfeitos.

Sozinho, de avião, carro ou excursão,  independente da forma, vá. Foz do Iguaçu é incrível e tem muita coisa legal para conhecer. Se os gringos vem sempre e amam, porque os brasileiros acabam esquecendo desta cidade maravilhosa não é ?

Agora umas dicas para quem planeja visitar as Cataratas.

  • A escolha da data é o que vai determinar  o visual das cataratas. Já fui em épocas que as águas estavam escassas, com menos quedas mas mesmo assim lindíssimo mas desta vez olhar tudo cheio foi maravilhoso.
  • Se não gosta muito de calor, evite o verão. Já peguei temperaturas tão altas (sensação térmica de….que ia acabar o mundo) nesta época que mal dava para andar direito sem passar mal.
  • Use roupas e sapatos confortáveis. Se não quiser se molhar (sim, em época de cheia molha muito mesmo) leve uma capa de chuva daquelas que cobrem até os pés. Estas são vendidas por lá, mas acabam rápido e são mais caras.
  • Separe no mínimo 2 horas para o passeio e se tiver metade do dia livre, fica melhor ainda. Eu prefiro ir umas 10h e ficar para o almoço no próprio restaurante.
  • Caso pretenda visitar o lado Argentino, não esqueça o passaporte ou o RG novo (não sei se 5 ou 10 anos), caso contrário você não vai entrar. Caso leve algum amigo gringo também pesquise se sua entrada será permitida no lado Argentino. Uma colega nossa do grupo não pode atravessar a fronteira por conta disso.

.

Este passeio foi patrocinado pela Loumar Turismo

MakeUp Atelier Blog

Você também pode gostar...

11 Comments

  • CIBELLE
    07/08/2012 at 16:03

    Leu os meus pensamentos! Estou louca pra ir para lá …estou planejando em outubro. Obrigada pelas dicas e AMEI o post! =0)

  • Cataratas do Iguaçu | Lado Brasileiro e lado Argentino | Fast Fashion Blogs
    07/08/2012 at 16:06

    […] diretamente na fonte: Spicy Vanilla window.location = […]

  • Cinthia Ferreira
    07/08/2012 at 22:23

    Ai que bom 😉 Tenho certeza que vai amar 😉

  • Cassia
    08/08/2012 at 15:12

    Olá! AMO Foz do Iguaçu, é um pedacinho do nosso Brasil que prova que temos tantas coisas lindas como lá fora.
    O tempo da expedição do RG para entrar em países do Mercosul é no máximo 10 anos, e em bem estado 😉

  • Cassia
    08/08/2012 at 15:15

    ops! bom estado**

  • De
    18/08/2012 at 19:56

    Lugar lindo lindo lindo lindo. Eu moro em uma cidade próxima a Foz e já fui tantas vezes nas cataratas que perdi a conta, só sei que nunca enjoo pois é emocionante, é uma sensação única, vale a pena conhecer. E o Py então nem se fale, uma verdadeira perdição kkkk e Argentina também é uma boa pedida. Os precinhos não são tão bons quanto no Py mas ainda assim é interessante. Ameiiii o post hehehe orgulho de ser paranaense e vizinha de uma das 7 maravilhas do mundo.

  • Karene Rodrigues
    19/08/2012 at 16:25

    Ci,
    Fui em abril e simplesmente me apaixonei por Foz. Como pode um lugar tão lindo, aqui pertinho de nós. Temos que valorizar os lugares do nosso Brasil, e agora em Dezembro, estou de volta, e carrego a minha mãe junto, pois ela se empoglou só com as fotos. Bj

  • Cinthia Ferreira
    26/08/2012 at 13:16

    Vc é sortuda mesmo, lá é muito lindo e o PY é óoootimo hahahah
    Bjs

  • Cinthia Ferreira
    26/08/2012 at 13:17

    Pois é né ? E com certeza sua mãe vai amar….tenho pena de quem tem oportunidade mas não se interessa para conhecer aquele paraiso 😉
    Bjs

  • Carol Pestana
    23/09/2012 at 14:48

    Oi Cinthia… amei o posto, foi supoer util pra mim que estou com viagem marcada pra Foz no inicio de dezembro.
    Tenho uma dúvida, vc já alugou carro lá alguma vez que vc foi? é tranquilo dirigir por lá? da pra ir sem problemas pra Puerto Iguaçu? No meu roteiro nao inclui Ciudad Del Lest pq estou idno com crinaça e sem a intenção de fazer compras, mas o post sobre a loja SAX esta me fazendo repensar essa decisão… kkkk
    Bjs

  • Cinthia Ferreira
    24/09/2012 at 19:22

    Ah vc vai amar.
    Eu nunca aluguei carro lá, mas fui de carro para lá umas 5 vezes já. É tranquilo sim, só no PY que eu acho melhor ir com agencia para ser mais tranquilo. Mas mesmo para la ja fui varias vezes de carro.
    E a SAX vale meeeega a pena 😉
    Bjs

Comente aqui

Translate »