Europa Lugano MInhas Viagens Suiça Turismo Videos

Lugano | Onde ficar e o que fazer na cidade


Depois de mostrar nosso hotel em Lugano aqui, vamos conhecer um pedacinho desta cidade belíssima da Suíça italiana que lembra muito nosso Rio de Janeiro, tem um belíssimo lago cercados por montanhas ensolaradas e a deliciosa culinária italiana. 

Vamos começar o post com o vídeo que gravamos por lá fazendo tour no hotel, a cidade, restaurantes e os passeios que fizemos. Aperte o play ou clique aqui para assistir.

A cidade de Lugano é o terceiro maior mercado financeiro do país e também é um importante polo turístico. Lá perto estão Locarno, Belinzona e Ascona, outras cidades belas que falarei mais nos próximos posts.

Como chegar em Lugano ?

Como toda nossa viagem pela Suíça, chegamos a Lugano de trem em uma viagem linda com belíssimas paisagens. Pegamos o trem em Luzern e em duas horas estávamos em Lugano. A cidade fica a duas horas e meia de trem de Milão, na Itália.

Viaje com SwissPass (compre o seu aqui e receba no Brasil)

Se estiver de trem, com malas e quiser ir ao centro da cidade, onde estão localizado vários hotéis, há um funicular que sai do outro lado da rua da estação e desce até o miolinho central. Se estiver sem malas aproveite para ir da estação até o centro pela escada que vai até a parte baixa da cidade e já passe pela catedral, nem que seja para apreciar a vista.

Quanto tempo em Lugano ?

Nós passamos 2 noites na cidade pois já que estávamos no inverno, não poderíamos fazer vários passeios interessantes por lá. Então, neste tempo deu para curtir o hotel, conhecer o centro, andar bastante pela cidade e visitar o Monte Bré. Mas não conseguimos visitar museus e nem outros pontos que eu tinha interesse. Portanto eu indico pelo menos duas noites para quem quiser fazer um passeio geral, uma noite para quem só quer conhecer o centro, o lago e subir ao Monte Bré no por do sol do verão, ou uns 4 dias para quem quiser fazer um bate e volta na região de Como, na Itália, que fica a menos de uma hora, fazer o passeio de barco no lago e conhecer museus, igrejas e galerias.

Onde se hospedar em Lugano ?

Nós ficamos em um dos melhores hotéis de Lugano, o novíssimo cinco estrelas, The View Lugano (veja a resenha completa aqui) que tem uma localização perfeita para quem quer uma vista espetacular, ficar perto da natureza e logo do agito do centro. Se você não estiver de carro, não se preocupe porque o hotel fornece carros elétricos gratuitamente para os hospedes. Você só precisará de taxi para chegar e sair do hotel que fica a 2 km da estação de trem.

Agora quem quiser opções mais em conta há vários hotéis no centro da cidade com ótima localização para quem, por exemplo, só vai passar uma noite por lá.

Compras em Lugano ?

Se você está em busca de artigos de luxo e ainda não passou nos grandes centros da Suíça como Geneve ou Zurich, Lugano pode ser um bom lugar para quem procura marcas como Louis Vuitton, Versace, Dolce&Gabbana, Moncler, Hermes, entre outras. A rua Via Nassa é o lugar certo para compras de luxo e também para um passeio no centro da cidade.  Mais a frente estão as lojas mais populares e mercadinhos.

A cidade, assim como a maioria que visitamos na Suíça, tem bons brechós espalhados pelo centro.

O que fazer em Lugano ?

A cidade que beira o lago é deliciosa na primavera e no verão, mas mesmo no inverno nós conseguimos curtir bastante a região. Foi o local mais “quentinho” da nossa viagem que durou fevereiro inteiro.

O que mais fizemos em Lugano foi caminhar. Andamos no centro velho inteiro a pé, subimos até a parte alta para observar a vista e passeamos por dezenas de vielas. É tudo muito bonitinho e o tempo todo eu achava que estava na Itália.

Um dos pontos mais procurados é o Parco Civico Ciani. Com vista para o lago e no meio da natureza, é um lugar lindo para quem quer ver a hora passar olhando a natureza. 

Depois de passear bastante pela cidade, pegamos o Smart, emprestado pelo hotel, e seguimos para o Monte Brè. Nosso foco era chegar lá para ver o pôr do sol e foi mágico (aqui tem mais informações).

O Monte Brè é a montanha mais alta da região e dizem que é a mais ensolarada da Suíça. A forma mais usada para ir até a montanha é o funicular, mas ele fica fechado nos meses de janeiro e fevereiro, então tivemos que ir de carro mesmo.

Colocamos o endereço no GPS, atravessamos a cidade de Lugano e começamos a longa subida até o topo. Gastamos uns 20 minutos subindo aquela estradinha estreita e de duas mãos, que quando cruzamos com um ônibus no caminho não acreditávamos que daria para passar. Mas valeu muito a pena.

Primeiro passamos pelo vilarejo e pensamos que tínhamos que deixar o carro lá e seguir a pé, mas não, um morador disse que tínhamos que continuar de carro mesmo pela estrada estreita, pois ainda teríamos uma bela caminhada até lá, se fossemos à pé.

Continuamos e passamos pelo primeiro mirante, mesmo com um clima nublado no alto da montanha, a vista é linda. Há um mapinha indicando os vilarejos e cidades que avistávamos lá de cima. E claro, uma fonte de água, como em todo cantinho da Suíça.

Subimos mais um pouco e aí sim estávamos quase no topo da montanha, já que depois subimos mais um pouco a pé. Logo nesta paradinha do carro a vista é espetacular. O lago inteiro e parte da Itália.

Lá há restaurantes e algumas outras atrações que funcionam no verão. Nós ficamos até o pôr do sol e descemos.

Monte San Salvatore é outra opção de passeio nas montanhas de Lugano é a subida ao Monte San Salvatore, o que se parece muito com o nosso Pão de Açúcar. No verão também há um funicular que sobre até lá e no site vocês poderão saber mais sobre o que fazer no alto, além de olhar a paisagem.

Catedral de São Lourenço – A belíssima catedral é visitada por quem quer ver de pertinho seus famosos afrescos e outras valiosas peças barrocas. Nós só conseguimos ver a catedral por fora, pois estava sendo reformada. Então confirme antes se a visitação estará aberta. Para chegar até lá basta subir a Via Cattedrali ou pegar o funicular que sobe até a estação de trem e descer pelas escadas laterais até a igreja, como fizemos no vídeo. A vista de lá é muito bonita e vale a pena. 

Outra igreja famosa fica na beira do lago e passamos em frente quando saímos do estacionamento do LAC. A Santa Maria degli Angioli foi construída por volta de 1500 e também conta com afrescos da época do renascimento.  

Passeio no lago – O lago de Lugano além de lindo tem um clima delicioso, seja no inverno ou no verão. Apesar do frio, pegamos um solzinho delícia enquanto caminhávamos à beira do lago observando os cisnes e as obras de arte. Impossível não lembrar do Rio de Janeiro com as vantagens de uma cidade de primeiro mundo.

Quem tiver tempo pode aproveitar para fazer um passeio de barco, atração sempre requisitada nas cidades suíças que possuem grandes lagos. Saiba mais sobre os passeios de barco aqui.

Onde comer em Lugano ?

Isso é quase um problema uma que, foi pisar em Lugano que eu eu já jurava que estava na Itália. A comida da Suíça em geral ganha pontos na categoria queijos e algumas carnes caras e muito boas, mas vamos dizer que não é o país com menu mais interessante. Lugano faz parte da Suiça italiana, que faz fronteira com a Itália, e lá sim eu fiquei bem doida para comer em vários locais. Na Via Pessina, o centro há vários restaurantes e baraquinhas com aquelas baguettes perfeitas, gelatos italianos e belíssimas frutas nos maravilhosos mercadinhos que estão espalhados por todos os cantos.

Se você quiser uma comida com assinatura e requinte, nós amamos o restaurante do nosso hotel,  jantamos por lá as duas noites. Não é um local barato mas vale muito a pena, pelo sabor e ingredientes utilizados.

Se estiver passeando pelo centro e quiser uma massa italiana bem em conta, nós aprovamos o Pasta e Pesto que fica na rua da catedral, tem ótimas notas nos aplicativos locais e foi uma delicinha.

Agora para a sobremesa,  um café ou até mesmo no almoço, não deixe de passar no Grand Cafe Al Porto, a confeitaria mais tradicional de lá que vai deixar qualquer amante de sobremesas sem saber o que escolher. Confira a torta mousse de chocolate e o Amaretti. O prédio histórico é divino.

Aqui no site oficial há várias opções de restaurantes na cidade.

Veja mais fotos de Lugano no instagram @spicyvanillanomundo e na hashtag #SpicyVanillaNaSuiça

Quem quiser ficar por dentro de tudo que for postado aqui poderá receber o conteúdo completo de cada post em seu email. Basta assinar a newsletter do blog aqui.

Mais posts sobre a Suíça

You Might Also Like...

2 Comments

  • Danielle Quintino
    30/11/2017 at 23:57

    Boa noite, Cinthia
    Gostaria de saber se você sabe se Lugano fica “aberta” no mês de dezembro mais especificamente no dia 26/12
    Pois pensei em passar 1 noite lá nesta época, e não consegui achar nenhum site em que estivesse isso descrito o que está aberto e fechado nesta época.
    Obrigada

  • Cinthia Ferreira
    01/12/2017 at 12:38

    OI Danielle, puxa não tenho ideia. Seria legal vc perguntar para o hotel que pensa em ficar. Certeza que eles saberão.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »