Gastronomia Planejando sua Viagem Turismo

Viagens & Alimentação

Nada como viajar e conhecer as maravilhas da cozinha local, não?!

lu2 - Viagens & Alimentação

Parada obrigatória indiferente do destino são sempre os mercados! Por que?! Oras observar as embalagens, a disposição dos produtos nas prateleiras e principalmente os hábitos de consumo e o comportamento dos “locais” é algo que me fascina!

Depois dos mercados vêm os restaurantes… e com eles um detalhezinho: sou vegetariana desde os 13 anos e a partir dos 19, intolerante a lactose.

Por causa destes “pequenos” detalhes já passei algumas dificuldades em encontrar algo gostoso para comer.

lu1 - Viagens & Alimentação

Na China, Argentina e no Brasil, por exemplo, tive dificuldade em fazer algumas pessoas entenderem que uma alimentação vegetariana não se torna vegetariana se você retira a proteína animal dela depois que tudo foi preparado junto. Na França, a dificuldade foi em encontrar restaurantes com opções vegetarianas no menu.

Apesar de a Peta considerar Londres a cidade mais amiga dos vegetarianos, o paraíso para mim foi Chicago/USA que ocupa a 10ª colocação na lista “America’s Best Vegetarian-Friendly Large Cities”.
(OBS: Não sou eco-chata, só descobri essas informações quando fui pesquisar para escrever o post.. hihihihih…).

lu4 - Viagens & Alimentação

Quando estive em Londres, admito que estava mais preocupada em conhecer a cidade e observar o comportamento das pessoas nas ruas, do que experimentar a culinária local. Então, infelizmente não posso opinar sobre esta classificação da Peta. Starbucks e Caffe Nero foram as minhas escolhas por lá para comer qualquer coisa e não parar.

Já em Chicago, minha experiência foi bem diferente. Além de ter passado mais tempo por lá, estava hospedada na casa de uma americana que é chef e leciona na CIA (Culinary Institute of America) e durante quase 20 anos foi vegetariana. Então, eu tive a oportunidade de conhecer restaurantes maravilhosos e notar algo fantástico: dos restaurantes mais tradicionais aos mais descolados, dos mega restaurantes aos minis, todos tinham uma bela variedade de pratos vegetarianos, para intolerantes ou alérgicos. Fiquei maravilhada com o respeito e encantada ao perceber que ninguém me olhava como uma ET quando pedia algo do menu vegetariano.

Muitas pessoas esquecem na hora de planejar uma viagem de informar na compra das passagens aéreas suas restrições alimentares. Se você deixar para informar no check-in, dificilmente você conseguirá uma refeição especial. Para vôos curtos, eu não informo porque é um favor que faço ao meu estômago não comer comida de avião, mas se o vôo é longo – acima de 6-7 horas – aí não tem saída.

lu3 - Viagens & Alimentação

Na Air China, uma comissária de bordo fez questão de me mostrar que todos os produtos servidos tinham selinhos como os da “Vegan Society” ou da “Vegan Org” , achei muito fofa a atitude dela e a preocupação com esses detalhes.
Num outro vôo curto – cerca de 4 horas – da China Southern Airlines (uma “low cost airline”) a comissária ficou chocada quando recusei a refeição e começou a me oferecer de tudo (até algo que ela tinha na bolsa dela) achando que o erro tinha sido da companhia aérea.

A United e a Delta também são boas opções para pessoas com restrições alimentares.
Já as companhias aéreas nem tão “vegetarian-friendly” eu prefiro não citar.

É possível encontrar em sites com informações sobre alimentação vegetariana e suas variáveis, lista de empresas aéreas “vegetarian-friendly”. Não citarei listas nem fontes, pois minhas experiências não foram como as companhias aéreas informaram a estes sites.

Então pessoal, quando viajar, mesmo que para outra cidade ou Estado, não deixem de conhecer a culinária local e visitar um bom restaurante!

Boa viagem e bom apetite!

assinatura%20lu - Viagens & Alimentação

Você também pode gostar...

9 Comments

  • Mariana Lucchino
    18/06/2010 at 14:25

    Que legal! Eu caminho p/ o vegetarianismo e antes de viajar faço pesquisa sobre restaurantes vegetarianos. Achei que iria passar fome em Buenos Aires pq só teria carne vermelha sangrando (rs!) mas tem várias boas opções de vegetarianos moderninhos.

  • Daiana
    18/06/2010 at 16:07

    Amei o Post!!! Apesar de ñ ser vegetariana adora dar um diversificada light quando estou viajando ate para me sentir diferente!!!!Amo curtir tudo o que todos os lugares q visito tem a oferecer!!!

  • Cinthya Rachel
    18/06/2010 at 17:13

    Oi colaboradora e amiga! Não sou vegetariana mas imagino a dificuldade que deve ser encontrar comida boa e saborosa pelas viagens. Amei a viagem e as tendências, hahahhahah

  • Iris | Chic Fashion
    18/06/2010 at 18:24

    AI QUE PHYNAAAAA (fina que é fina é com PHY ta gente) rs, adorei o texto Lu

    Bjsss

  • Fernanda Corradi
    20/06/2010 at 13:37

    Eu fui vegetariana por 5 anos, mas a dificuldade de conseguir acompanhar as pessoas e amigos em programas gastronômicos me fizeram voltar a comer peixe e frutos do mar. Mas pelo menos não como carne vermelha! heheh! E isso já há 12 anos.
    ótimo post!
    Bjosss

  • Luciana Flor
    20/06/2010 at 23:48

    Olá meninas!!!

    Obrigada pelos comentários!!! Fico muito feliz em ver que vocês gostaram do post! ^.^

    A Fernanda falou algo com que sofro muito: compromissos sociais!!!

    Recado para quem tem amigos vegetarianos: não se estressem com isso!!! Nós sempre encontramos o que comer em qualquer restaurante, lanchonete, etc…
    Nossa, o que eu já ouvi de “Nossa, esqueci que a Lu não come carne… esquece, vamos a outro lugar!” OU pior: “Então, nós não te convidamos pq fomos a uma churrascaria!”

    Sei que existem N tipos de vegetarianos, como não sou vegana, repito: eu sempre me viro muito bem!!! ^.~

    Beijosssssssss!!!

  • Bianca
    29/06/2010 at 13:06

    Nossa isso de ser vegetariana sei bem como eh pra comer fora! Meu namorado eh, e sofre muito com isso quando viajamos, pq alem de tudo ele nao come nada de legumes!! E na maioria dos lugares falo em vegetarino, acha q a pessoa so gosta disso!
    Vamos para Buenos Aires em Outubro e so quero ver o que ele vai comer la!
    Adorei o novo blog, parabenss!! 😉

  • Livia
    25/11/2010 at 15:08

    Oi Cinthia, queria estou com uma dúvida que não sei se vc conseguiria tirar…e o seguinte, tenho passaporte de quando era solteira, e hoje estou casada e tenho nova identidade de casada, e estou tirando meu visto, só que no local de preencher diz que devo colocar o nome igual esta no passaporte, só que queria o meu visto com o meu nome de casada, dai queria saber uma coisa, se eu posso fazer mue visto com nome de casada e levar minha certidão de casada para comprovar que o passaporte e mesmo mesmo???aiii que dúvida.
    obigada queria pela atenção.

  • Cinthia Ferreira
    26/11/2010 at 16:43

    Olha, que eu saiba tem que ser o mesmo nome. Mas mudam tanto as regras que não sei te dizer.
    Melhor dar uma ligada no consulado que eles informam. Mas tenho quase certeza que não pode.
    Bjs

Comente aqui

Translate »