Europa Suiça Turismo Videos Zermatt

Um passeio por Zermatt, uma das cidade mais fofas da Suíça onde fica o Matterhorn

Esta semana eu falei sobre o nosso hotel em Zermatt, hoje é dia de falar e mostrar vlog sobre a beleza que é a cidade. Onde ficar, onde comer, o que fazer, coo conhecer as principais montanhas e como aproveitar esta belezinha da Suíça. 
Então antes de ler o post, aperte o play e viaje conosco pelas montanhas nevadas e ruas históricas de Zermatt.

Se não estiver visualizando o vídeo, clique aqui. Assista todos os nosso vídeos sobre a Suíça aqui.

Veja aqui nosso roteiro pela Suíça

Como chegar ?

Zermatt é uma cidade livre de carros tradicionais. Por lá, só mini carros e ônibus elétrico. A cidade preza pelo clima sem poluição. Para chegar até lá, grande parte dos turistas pegam o Glacier Express que sai de St Moritz e vai até Zermatt (tem post aqui). Mas há vários trens que chegam e saem da cidade.

Quem está de carro deve deixar o carro em uma cidade ao lado e pegar o trem para chegar até Zwermatt.

Quantos dias na cidade ?

Quando começamos pesquisar sobre quantos dias passar em Zermatt lemos muitas pessoas dizendo que se você não posse esquiar, um dia era o suficiente. Sério, eu não entendo isso. É o tipo de gente que faz viagem conhecendo 10 países em 15 dias e definitivamente não conheça nada.

Eu acho que duas noites em Zermatt é o mínimo mesmo para quem só quer ver as montanhas. Se puder ficar 3, melhor ainda. Nós ficamos 3 e deixamos de fazer vários passeios. Ou seja, terei que voltar.

Onde se hospedar ?

Zaermatt tem centenas de hotéis para todos os gostos e vamos dizer “quase todos os bolsos”, pois a Suíça é um país caro e na alta temporada é mais caro ainda. Mas há opções simples ou super requintadas.

Nós ficamos nós tivemos que dividir nossa hospedagem pois no dia que chegamos, o Mont Cervin Palace, nosso hotel escolhido, não havia mais vaga, então ficamos no Testa Grigia que fica ao lado e tinha um quarto restante.

O Mont Cervin Palace é um 5 estrelas tradicional e maravilhoso. Ótimo atendimento e quartos com vista espetacular. Fiz resenha dele aqui.

Já o Testa Grigia é um 3 estrelas bem bonitinho, simples mas com quarto espaçoso, sacada e um bom café da manhã. Vale a pena para quem não quer gastar tanto.

Independente do hotel, se você vai em alta temporada, sugiro que reserve pelo menos uns 3 meses antes para garantir uma boa tarifa e claro, garantir sua vaga. Veja todos os hotéis de Zermatt aqui.

Onde comer ?

Comer em Zermatt é algo que fazíamos o dia todos. A cidade é cheia de confeitarias e cantinhos com comidinhas e chocolates.

Mas a cidade tem ótimos e estrelados restaurantes. O mais amado foi o Restaurant Whymper-Stube, com estilo de cabana, o local serve a melhor raclette que comemos durante a viagem e um fondue bem gostoso. Já foi premiado várias vezes e conseguir um lugar por lá em alta temporada é uma loteria. Então faça sua reserva quanto antes e me conte o que achou da raclette delícia.

Também jantamos no italiano Ristorante Capri do nosso hotel Mont Cervin Palace. Um restaurante com uma estrela Michelin com ótimo atendimento e pratos bem gostosos. Aliás a cidade tem vários restaurantes estrelados e concorridos.

Aqui tem outras opções de restaurantes e bares em Zermatt.

Compras

A rua da estação, que é a rua principal e cheia de hotéis e restaurantes, também é uma rua cheia de lojas de lembranças, relógios e roupas esportivas e equipamentos. Há lojas sem marcas famosas mas também há lojas da Moncler, Boogner e outras grifes famosas. Todas claro com o valor “padrão da Suíça”.

Então a dica é, só compre se for inevitável pois o mesmo gorro que comprei em Vevey por 50 francos, lá estava 130.  Agora dizem que no fim da temporada de inverno é possível achar preços interessantes na liquidação.

Passeios nas montanhas

Em Zermatt, como vocês viram no vídeo, nós que não esquiamos, ficamos apenas subindo nas montanhas para apreciar a paisagem e comer. Fizemos as 3 subidas para ver o Matterhorn (a montanha do Toblerone) de vários ângulos diferentes e em horário diferentes. As três subidas tem saída bem pertinho do centro da cidade.

Se você estiver com equipamento pode pegar o ônibus gratuito que leva até o ponto de partida das principais pistas de teleférico, mas se estiver apenas passeando, como nós, sugiro que vá caminhando. A

Primeiro fomos ao ponto mais famoso, o  Mattherhorn Glacier Paradise, que tem várias gôndolas e bondes até o topo. Não tenho nem ideia de quantas pegamos até chegar no topo. Foi um tal de sobe e desce montanha que não é a toa que se pegássemos mais uma já estaríamos na Itália.

O passeio é espetacular. A vista é esplendida no caminho todo. A parte ruim da alta temporada é pegar bondes lotados com gente que vai esquiar e tomas umas pás na cabeça.

Lá do ponto mais alto parecíamos estar ao lado do Matterhorn. Tudo branquinho em uma paisagem espetacular e inesquecível. Pegamos um frio de -8 graus que com vento deveria estar com uma sensação térmica de -20, mas valeu muito a pena. Só lembre-se de ir com um bom casaco, sapatos de neve e belas luvas.

Lá no alto há o Glacier Palace, com túneis de gelo dentro da montanha. Lá estão esculturas de gelo belíssimas, um trono de gelo e até um mini escorregador. É muito bonito e bem friozinho rs.

No caminho da volta paramos para almoçar no restaurante que mostramos no vídeo e aquele bolo com chantily estava delicioso. Bom e barato.

No mesmo dia voltamos até a estação de trem, atravessamos a rua e entramos na estação do Gornergrat, o trem de cremalheira totalmente elétrico que sobe até o topo da montanha de onde avistamos um por do sol maravilhoso.

Lá no alto há um hotel, restaurante e até um observatório para explorar as estrelas. Nós subimos somente para ver o por do sol lá do alto e aproveitar o passeio. A viagem de ida e volta dura em média uma hora e meia. Sugiro que quem quiser aproveitar mais e explorar o local chegue por lá uma hora e meia antes do sol se por.

Por último subimos o Rothorn pela manhã. Esta subida é bem diferente. Primeiro um funicular bem íngreme por dentro da montanha e depois as gôndolas.

Os tickets mudam de acordo com as estações e são passeios que podem ser separados. Então verifique nos respectivos sites os valores de cada subida. Há tickets especiais para quem vai ficar esquiando por vários dias e em várias pistas. Quem for visitar e tiver o Swiss Travel pass, tem 50% de desconto nos tickets. Veja os preços atuais aqui.

Aqui no meu Instagram eu postei um videozinho do mapa, para entenderem como são as diferentes subidas nas montanhas.

Atenção: Vale lembrar que você terá que ficar com os tickets em mãos o tempo todo. Cada entrada e saída de gôndolas, bonde e estações é necessário passar o ticket na catraca na entrada e na saída. E não adianta querer usar um para passar duas pessoas, por mais que não há ninguém conferindo, pois ele trava. Sim vimos vários casos das pessoas que subiram o teleférico e não conseguiam sair.

No inverno a montanha tem várias pistas de ski e no verão os turistas podem voar de paraglider, fazer trilhas e ver paisagens bem diferentes das que vimos.

Mais atrações…

Como eu disse, Zermatt é uma mini cidade e andar por lá já é um super passeio.  A Vila Velha da cidade tem as casas de madeira e pedras mais interessantes que já vimos. Casa e depósitos de comidas construídos de forma que afastasse os animais e a neve.

Passmos mais de hora andando pelas ruazinhas, apreciando as construções e tentando entender como aquilo tudo ainda estava de pé.

Quer visitar museu ? Em Zermatt está o Matterhorn Museum que conta história da escalada a montanha com objetos utilizados. Nós só demos uma olhadinha por fora mas não entramos para conhecer por falta de tempo.

A noite a cidade fica linda. No inverno há um bar de gelo nem na frente do museu e a um grande hotel. Ver o longo toque do sino ao anoitecer é bem interessante.Quase uma música de tão longo.

Amamos demais a cidade e com certeza voltaremos em outras estações para ver paisagens novas e os lagos sem gelo. Vale muito a pena o passeio.

Veja mais fotos de Zermatt no instagram @spicyvanillanomundo e na hashtag #SpicyVanillaNaSuiça

Quem quiser ficar por dentro de tudo que for postado aqui poderá receber o conteúdo completo de cada post em seu email. Basta assinar a newsletter do blog aqui.

Mais posts sobre a Suíça

.

Nosso seguro de viagem na Suíça e no mundo é o Premium Assintance do grupo Ommint
Clique aqui  e use o cupom SPICYVANILLA20 para ganhar 20% de desconto no seguro de viagem para qualquer lugar do mundo.

You Might Also Like...

6 Comments

  • Isabela Kober
    20/10/2017 at 10:41

    Olá! Ótimas dicas! Em meados do próximo mês eu e meu marido estaremos em Zermatt.
    Teremos tempo apenas para um passeio de montanha. Gostaríamos de ter uma vista boa do Matterhorn mas
    também opções de coisas legal pra fazer . Qual você sugere? Também queremos fazer o Jungfrau, mas de preferência não ficar em Interlaken, em alguma outra cidade pequena, Grindelwald talvez. Tem alguma outra sugestão? Muito obrigada

  • Cinthia Ferreira
    20/10/2017 at 12:38

    Oi Isabel. Suba ao Glacier Paradise então. E sobre o Jungfrau, na região nos só conhecemos Interlaken, então não sei te dizer 🙁

  • Isabela Kober
    19/11/2017 at 16:46

    Olá! Estivemos em Zermatt por duas noites agora dia 8 e 9 de novembro. O Hotel Mont Cervin estava fechado! Parece que vai reabrir dia 14/12. O passeio Glacier Paradise também estava em manutenção. Reabriu no dia em que estávamos indo embora. No mais a cidade estava excelente para passear e curtir o frio fora da temporada. Fizemos o Jungfraujoch, a partir de Grindelwald, muito legal também!Ótimas dicas!!!

  • Cinthia Ferreira
    20/11/2017 at 22:50

    Nossa, este ano atrasaram para abrir então. Falaram que abririam antes de novembro. Mas que bom que deu para curtir a cidade 🙂

  • Lidia Wruck Meyer
    04/11/2018 at 19:40

    Boa Noite!! Adorei suas dicas, eu pretendo ir na primeira quinzena de abril/2019. Você foi em qual mês? Queria tentar pegar um pouco de neve la ainda…

  • Cinthia Ferreira
    04/11/2018 at 23:58

    Estive lá no final de fevereiro. Abril será primavera e na primavera eu já peguei montanhas com pouca neve. Mas zermatt não sei como fica nesta espoca

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »