Europa Suiça Videos Zermatt

Glacier Express | Como é a viagem no trem expresso mais lento do mundo

Mais uma viagem de trem pela Suíça. Desta vez vamos no Glacier Express, o trem expresso mais lento do mundo. Sim, isso mesmo que você leu. O trem que sai de St Moritz e vai até Zermatt, passando pelas paisagens mais lindas da Suíça. Embarque conosco nesta aventura.

Nosso Roteiro de um mês na Suíça | Cidades, hotéis e restaurantes

Aperte o play ou clique aqui para assistir o vídeo.

Agora vamos a parte prática. Como eu disse no vídeo, nós não precisamos comprar ticket para o trem pois o nosso Swiss Travel Pass Flex First Class (compre seu passe aqui) dava direito a viagem e você pode comprar o seu ainda ano Brasil . Mas se você não quer fazer outras viagens de trem pela Suíça e só quer passear no Glacier Express, pode comprar somente a passagem para a rota desejada. Atualmente a passagem de St Moritz até Zermatt o ticket inteiro sai por 270 Francos e quanto mais perto de Zermatt você embarcar, mais barato fica.

Nós optamos por não ir até St Moritz pois perderíamos muito tempo e era temporada de campeonato e os hotéis estavam caríssimos. Então pegamos o trem em Chur (post aqui) e fomos até Zermatt. A viagem total dura 8 horas e a nossa durou 5 horas e meia, o que achei mais do que suficiente já que fizemos amizade com um casal no trem e eles disseram que além do trem sair cedo demais de St Moritz, a viagem ficou cansativa demais. Mas ao mesmo tempo nós não passamos pelo Landwasser Viaduct que é incrível.

Sobre o passeio…

“Foi nos 20 que os viajantes de luxo do mundo todo descobriram as delícias dos Alpes suíços. As estradas de ferro exploraram esse potencial turístico abrindo a primeira linha ferroviária entre os cantões dos Grisões no leste e o Valais no oeste sob o nome de Glacier Express. A primeira viagem entre St. Moritz e Zermatt foi feita em 25 de junho de 1930, no momento em que a viagem da 1ª classe, 2ª classe e terceira classe estava em oferta. O Glacier Express era uma rota a vapor: o “trem expresso mais lento do mundo”. No início da década de 1940 viu a estrada convertida em eletricidade, reduzindo o tempo de viagem de 11 hora 8 horas. Em 1982, o Glacier Express conseguiu mudar a operação do verão somente para o ano todo graça a abertura do túnel de Furka Basis entre Oberwald e Realp ”  

Rota: St. Moritz a Zermatt ou vice-versa (  Zermatt – St. Niklaus – Brig – Fiesch – Andermatt – Disentis – Chur –Thusis –Tiefencastel –Filisur – Bergün – Samedan – Celerina – St. Moritz)  – Distância: 291 km – Duração: 8h 03 min

  • “Matterhorn Glacier Paradise – a visão perfeita das enormes montanhas francesas, italianas e suíças em um ponto a quase 4.000 metros de altitude
  • Gornergrat – vista do Matterhorn e de mais 28 picos de 4.000 metros de altura, a partir de um ponto a 3.131 metros
  • Desfiladeiro do Reno – uma aventura no “Grand Canyon” da Suíça, entre Ilanz e Reichenau, realizada a pé, de bicicleta ou em um barco de rafting
  • Lago Sils – a 1.800 metros acima do nível do mar, tem o transporte de barco de passageiros de maior altitude da Europa
  • Corvatsch – a estação de cume mais alta da região leste dos Alpes, com 3.303 metros de altitude. Um paraíso para esquiadores e fãs de trilhas”. – Fonte

A viagem…

Nós estávamos no inverno com temperaturas negativas nas montanhas mas como o trem tem aquecimento e por sorte (ou azar) pegamos um dia de sol incrível, passamos um calor surreal dentro do trem. Depois que pedimos para o responsável reduzir a temperatura melhorou, mas quase derretemos. Como podem ver nas fotos as janelas são enormes e como o trem sobe montanhas altíssimas, da-lhe protetor solar.

A viagem é espetacular. Passamos por paisagens que pareciam de mentira. Lago, riachos, pontes incríveis e ficamos mais de uma hora com neve por todos os lados. É realmente belíssimo.

O trem é super concorrido, então diferente de todos os outros que pegamos na Suíça, este estava com todos os lugares ocupados. Não deu para pular de banco em banco como fizemos nos demais (Veja aqui todos os nossos vídeos sobre a Suíça ).

As janelas também fazem muuuuuito reflexo. Aquela foto perfeita era quase impossível, então o melhor é guardar na memória e na filmadora mesmo.

A comida do Glacier Express…

Como viram no vídeo, o Glacier Express tem um vagão-cozinha e toda refeição é preparada lá na hora. Eles te dão um cardápio para escolher o menu e na hora de servir o seu prato chegará na mesa.

Nós pedimos o menu que servia entrada, prato principal e sobremesa. Também pedimos água e vinho. Escolhemos uma das carnes que já eram servidas no prato e depois eles vinham com os acompanhamentos. Nosso menu saiu por 43 francos por pessoa mais as bebidas e havia opção do prato do dia por 20 francos. O pagamento é feito no final da viagem com cartão de crédito.

A comida não era ruim, mas não espere um banquete. Vale pela experiência, mas eu não comeria lá se fosse um “restaurante na cidade”.

Eles também tem menus de petiscos e opções vegetarianas, mas recomendo que leve alguma comidinha na bolsa caso nada te agrade. Fiquei bem feliz com os doces que eu tinha comprado no mercado de Chur.

Veja aqui todos os nossos vídeos sobre a Suíça 

O que levar na viagem…

Não esqueça o óculo, o protetor solar e até mesmo um boné se tiver muito sol. Vá com roupas confortáveis e em camadas. Dentro do trem é bem quente então se estiver no inverno, lembre-se de usar uma roupa fresquinha por baixo.

Há espaços para as malas e ninguém pesa ou confere nada. Mas tente embarcar antes pois o espaço é concorrido e se quiser deixar a bagagem no seu próprio vagão, entre no trem antes.

Reserva de assento…

Já comprou seu ticket ? Então faça a reserva do seu assento aqui no site da companhia. A reserva pode ser feita até 3 meses antes da sua viagem e antes mesmo de comprar o passe ou o bilhete. os preços mudam de acordo com o período.

A primeira classe tem um lado com duas poltronas, uma de frente para a outra e outro lado com 4 lugares juntos. Na hora da reserva dá para ver a configuração certinha de cada vagão. Então quer estiver em casal eu sugiro que reserva antes para conseguir o lado com dois assentos apenas.

Veja mais fotos do Glacier Express no instagram @spicyvanillanomundo e na hashtag #SpicyVanillaNaSuiça

Quem quiser ficar por dentro de tudo que for postado aqui poderá receber o conteúdo completo de cada post em seu email. Basta assinar a newsletter do blog aqui.

Mais posts sobre a Suíça

.

Nosso seguro de viagem na Suíça e no mundo é o Premium Assintance do grupo Ommint
Clique aqui  e use o cupom SPICYVANILLA20 para ganhar 20% de desconto no seguro de viagem para qualquer lugar do mundo.

.

O Spicy Vanilla viajou de trem/ônibus pela Suíça a convite da  Swiss Travel System.

You Might Also Like...

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Translate »