Europa Gruyere MInhas Viagens Suiça

Visitando a fábrica de chocolates Cailler na Suiça

Mais um passeio na Suíça.  Hoje vamos saber sobre como visitar a fábrica de chocolates Cailler ou melhor, a  Maison Cailler – La Chocolaterie Suisse que fica em Broc, cidade pertinho de Gruyére e procurada pelos viajantes amantes de chocolate.

Em 2010 a empresa Cailler, que hoje em dia pertence a Nestlé, abriu a Maison Cailler – La Chocolaterie Suisse que é a atração de chocolate mais conhecida da Suíça. Uma atração para quem ama chocolate e quer saber mais sobre esta iguaria, com direito a tour de chocolate, demonstração de parte do processo, área para degustação, lojinha, cafeteria, parquinho e até um atelier de chocolate com cursinhos super interessantes.

Veja aqui nosso roteiro pela Suíça

O passeio começou lindo desde que saímos de Montreux em direção a Broc. Muitas pessoas alugam carro para visitar a fábrica já que a viagem é mais rápida, mas nós amamos andar de trem e jamais perderíamos as paisagens belíssimas do caminho.

Nosso roteiro seria Montreux, parada em Broc para ver a fábrica e depois passar a tarde em Gruyére. O trem que sobe as montanhas é panorâmico da linha Golden Pass e está incluso no Swiss Pass (não precisa nem pagar reserva). No aplicativo da SBB Mobile você programa seu destino e já aparece tudo certinho: o trem que você tem que pegar, os horários e as plataformas. Para ir a Broc nos mudamos de trem duas vezes. Mas é super simples, em estações pequeninas e fofas. Só ficar de olho no letreiro do trem que indica os pontos que você tem que parar. É realmente muito fácil.

A paisagem no caminho é maravilhosa. Como fomos no inverno, vimos as cidades branquinhas contrastando com o céu azul e foi maravilhoso.

Train Du Chocolat

Quem fizer o passeio no verão ainda tem a oportunidade de fazer o passeio do Trem de Chocolate, um trem turístico que sai de Montreux, é feito em um vagão vintage de 1915, inclui café e croissants depois da partida em Montreux, Fondue de queijo e degustação na fábrica de chocolate Cailler-Nestlé.

Inclusos no bilhete: café e croissants no trem, entradas para o show de laticínios “La Maison du Gruyère” e para a fábrica de chocolate Cailler-Nestlé, em Broc. Quem não tiver o Swiss Pass também deverá pagar a viagem. Saiba mais informações e preço aqui.

Rail Europe - O melhor lugar para sua viagem de trem


Chegamos na parada Broc-Fabrique e descemos na pequena estação que fica super pertinho da entrada da fábrica. Basta seguir os demais viajantes ou as placas.

Compre seu ticket que na hora (A entrada é gratuita para quem tem o Swiss Pass, basta mostras o passe), eles avisarão qual será a hora do seu tour. Nós esperamos apenas 15 minutos até a próxima turma, mas no verão as visitas são bem mais intensas, então chegue cedo.

Veja nosso Vídeo com o resumo da viagem –  1 mês em 3 minutos

O tour demora em média uma hora e pouquinho e começa falando mais sobre a história do chocolate. Cada sala uma nova história com ambientação de cada época.

Depois vem a parte da fabricação do chocolate e da história do nascimento da Maison Cailler e sua trajetória até os dias de hoje. Saiba mais aqui.

Eles falam da importância do leite suíço na fabricação e no sabor do chocolate ao leite. Enquanto a Bélgica é a grande produtora de chocolates conhecidos e premiados no mundo todo, o chocolate ao leite foi criado por Daniel Peter, genro de François-Louis Cailler em 1875 na Suíça.

Agora é hora de conhecer mais sobre os ingredientes utilizados nos chocolates. Dá para conhecer a amêndoa do cacau, a manteiga de cacau, as castanhas utilizadas nas preparações.

Nesta área conseguimos ver uma das máquinas com robôs embalando os chocolates em miniatura e pegá-los direto da fonte.

Mais a frente, parte da fábrica em si. Diferente do que eu imaginava, a parte da fabricação fica atras dos vidros por questões higiênicas e só vemos de longe e pelos monitores. Quem quiser saber tudo sobre a produção deve ficar sentadinho nos bancos vendo tudo pelo vídeos. Ou seja, pense mais em visitar um museu do chocolates do que uma fábrica em si, mas a fábrica é ali mesmo e todos os chocolates Cailler são fabricados em Broc.

Em seguida vamos para um corredor que nos ensina a degustar o chocolate. Primeiro você pega o chocolate e vai seguindo as instruções do audio guia. Aprende sentir o aroma, textura e identificar cada nota de sabor. Um exercício bem interessante.

O tour finaliza na parte que a maioria espera, a degustação dos chocolates Cailler. Os visitantes podem comer a vontade as variedades expostas no balção. Eu consegui comer meio de cada, dividindo cada um com o marido, pois são várias opções. Mas chocólatras amantes de chocolates mais doces irão a loucura.

Acima alguns dos conhecidos chocolates da marca e seus ingredientes.

Quem quiser também pode fazer aulas no Atelier du Chocolat e aprender fazer dezenas de chocolates ou doces com chocolate. No site da Maison Cailler dá para saber os cursos e fazer as reservas.

No final do tour é hora de fazer umas comprinhas na lojona da Cailler. Além dos chocolates tradicionais da marca há edições limitadas (estes invernais são ótimos) e algumas trufas exclusivas. O preço é quase o mesmo dos mercados, então aproveite se tiver alguma promoção diferente, senão não vale a pena ficar carregando peso.

Lá também há uma cafeteria servindo várias delícias e o famoso chocolate quente Cailler.

No lado de fora também tem um playground que é super bonitinho. No dia que fomos estava coberto de neve, mas no verão deve ser uma atração divertida para as crianças.

Dica: Se a lojinha estiver muito cheia você pode aproveitar a lojinha da Nestlé que fica coladinha na estação do trem. Lá também tem os chocolates e tem todos os demais produtos da Nestlé. O preço é o mesmo.

Agora quem quiser ver mais da fábrica é só assistir o vídeo que gravamos por lá e outros passeios que fizemos na região.

Aperte o play ou clique aqui para assistir.

Informações:

Maison Cailler La Chocolaterie Suisser  – Rue Jules Bellet 7 – Broc –  Telephone: + 41 (0)26 921 59 60 – E-mail: maisoncailler@nestle.com

Preço: A entrada é gratuita para quem tem o Swiss Pass – Adultos 12 Francos – Seniors e estudantes 9 Francos – Crianças menores de 16 anos acompanhadas de adulto não pagam ingresso.
Horários de funcionamento: De 01.04 até 31.10 das 10 as 17h – De 01.11 até 31.03 das 10 as 16h – O guichê fecha uma hora antes do último tour. Aberto todos os dias do ano menos Natal e Ano Novo.
Como chegar: De trem descendo na estação Broc Fabrique e andando um quarteirão ou de carro (há estacionamento grátis para os visitantes)

.

Veja mais fotos de Vevey no instagram @spicyvanillanomundo e na hashtag #SpicyVanillaNaSuiça

Quem quiser ficar por dentro de tudo que for postado aqui poderá receber o conteúdo completo de cada post em seu email. Basta assinar a newsletter do blog aqui.

Mais posts sobre a Suíça




You Might Also Like...

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Translate »