Alemanha Berlim Cultura Europa MInhas Viagens museu Turismo Visitando

Berlim e Região | Os palácios e atrações do Park Sanssouci

parque-sanssouci

Neste último post eu falei o passo a passo para sair de Berlim e chegar até Park Sanssouci em Postdam, patrimônio Mundial da UNESCO desde 1990. Hoje eu mostro como foi o nosso passeio pelo parque e pelos palácios. Então quem quiser conhecer o local veja antes este post para entender com chegar e como é o espaço e agora vamos falar e mostrar um pedacinho do parque.

Veja aqui todos os nossos posts sobre a Alemanha

Como eu disse, chegamos no parque e fomos comprar os nosso tickets. Pegamos uma pequena fila mas foi o tempo necessários para decidir o tipo de ingresso que escolheríamos. Então quem quiser pode comprar o ticket para os palácios no site.

Nosso ingresso dava direito a entrar no moinho que é um museu, nos palácios, galeria e a tirar fotos nos palácios. Pagamos e já marcamos nossa visita para as 11 e pouco. As visitas são feitas em turmas então tem marcar e seguir o horário a risca.

potsdam-moinho

Aproveitamos o tempo que tínhamos antes do horário da visita ao Palácio de Sanssouci e fomos conhecer o moinho, que pelo que nos explicaram não é original mas foi reconstruído de forma que era o moinho anterior. Dentro dele estão objetos, histórias e equipamentos do moinho.  A vista lá de cima é bem bonita.

Ao lado do moinho há um café com mesinhas ao lado de fora.

potsdam-palacios

Depois fomos passear pelos jardins ao redor do palácio. É tudo lindo e em perfeita harmonia. Neste momento que o céu ficou menos nublado e começou esquentar um pouquinho.
potsdam-palacio-sanssouci

Atras do palácio, na última foto acima, podemos ver as parreiras que o antigo rei cultivava para fazer seus próprios vinhos. O espaço também é repleto de majestosas estátuas de mármore.

Andamos, andamos e passamos na lojinha ao lado da entrada do palácio para comprar meus chás queridinhos da Alemanha e fomos para a fila da nossa visita. Pegamos o audio guia e entramos no palácio.

potsdam-decoracao

O famoso palácio de Sanssouci foi projetado e construído nos anos 1745-1757 por Georg von Knobelsdorff para ser residência de verão de Frederico, o Grande, quando fora de Berlim. O palácio em estilo rococó é relativamente pequeno em tamanho, mas gigantes nos detalhes.

potsdam-palacio-quarto

Em cada sala, cada quarto, uma inspiração. Desde um estilo mais sóbrio e refinado ao exótico quarto decorado com flores e animais silvestres por todos os cantos.

friedrich-potsdam

Acima os aposentos do rei.

Saindo do palácio seguimos para a Picture Gallery que fica ao lado e é espetacular. Um acervo enorme de porta retratos se perdem no meio da majestosa construção. A jardim do lado de fora é igualmente maravilhoso e grandioso.

potsdam-galeria-art

O rei prussiano Frederico II o “Grande” também solicitou a criação de um espaço para abrigar sua coleção de arte quando o arquiteto Gottfried Bring construiu este espaço tão lindo que chama mais atenção do que o próprio palácio.

Além da arquitetura espetacular o espaço abriga obras como  “Doubting Thomas” de Caravaggio  e“Pentecost” de  Anthony van Dyck’s.

Depois da galeria voltamos para a área da entrada para almoçar.

potsdam-movenpick

Fomos almoçar no Movenpick que já conhecíamos da Suíça. Ambiente agradável, lindo e com um bom cardápio. Nossos pratos estavam deliciosos como a maioria que comemos na Alemanha. O restaurante é grande, tem várias alas, mas é bem cheio. Então como eu disse no primeiro post, vale reservar uma mesa assim que chegar ao parque.

Há outros restaurantes e lanchonetes no parque e você pode ver todos aqui no site deles. Preste atenção ao mapa e a sua localização, pois a distância é grande para quem estiver a pé.

Depois seguimos para os jardins em busca de outros pontos de interesse em nosso mapa. Caminhamos, caminhamos e caminhamos. É tudo gigante e anda-se muito de um ponto ao outro.

potsdam-tea-house

Fomos caminhando no meio do jardim até a Chinese Teahouse, que nem preciso dizer que foi o meu lugar favorito. Uma mistura da arquitetura asiática com o barroco me levou para um passado que só existe na minha mente e já imaginei vestidos incríveis e porcelanas perfeitas com chás locais. Ah! que sonho seria viver um dia nesta minha fantasia.

A Teahouse demorou 9 anos para ser concluída, entre 1755 a 1764. Foi concluída no final da guerra dos 7 anos.

potsdam-jardins

Saímos de lá e andamos mais meio Km até chegar no palácio novo. Acima vocês podem ver como é a área local e com o gps do celular nos ajudou de um ponto a outro. rs.

potsdam-new-palais

Chegamos ao Neues Palais e ficamos alguns minutos andando até entender o que era o que e onde era a entrada. Fomos antes ao guichê de atendimento em outro prédio para marcar o novo horário da visitação e esperar nossa vez.

O Neues Palais tem mais de um tour e nós não conseguimos visitar os aposentos reais pois não havia mais horário.

Sobre o palácio…

” Quando a Guerra dos Sete Anos terminou com a assinatura do Tratado de Hubertusburg em 1763, e da Prússia sobrevier sem perdas territoriais, Frederico, o Grande retomou suas atividades de construção. O New Palace foi construído na parte ocidental do Parque Sanssouci entre 1763 e 1769. Frederick New Palace marca o fim simbólico de uma época, uma vez que após a sua conclusão, palácios barrocos não foram mais construídas na Prússia. Os arquitetos eram Johann Gottfried Bring (1763-1764), que já havia construído a Teahouse e a Pictures Gallery, e Carl von Gontard (1764-1769)”

potsdam-novo-palacio

As salas são, o que minha mãe diria, um exagero. A Cave Hall, criada por Carl von Gontard é uma verdadeira obra de arte. Reparem nos detalhes das paredes e tetos com mosaicos criados com pedras semi preciosas, quartzos, mármore e conchas.

potsdam-palacio-novo-decoracao

Outros salões são repletos de espelhos, mármore e candelabros incríveis. É tudo muito exótico e grandioso.

Saímos do segundo palácio efomos tomar um sorvete, passear na lojinha do prédio que fomos retirar o ticket e seguimos caminhando até a estação de trem para voltar para Berlim. E isso eu contei tudo neste post aqui.

Valeu muito a pena a visita e mesmo caminhado o mesmo tanto que andamos no Palácio de Versalhes, foi maravilhoso. Mas para ver tudo e ainda conhecer os pontos próximos, é necessário mais de um dia. Então quem quiser conhecer a fundo eu sugiro até uma hospedagem na cidade. Mas um bate e volta de Berlim é o suficiente para uma olhada geral. No site vocês poderão olhar as outras construções que não tivemos tempo de conhecer.

E se alguém já visitou e quiser deixar alguma dica, elas são sempre bem vindas.

Informações:

Park Sanssouci – Zur Historischen Mühle 1, 14469 Potsdam, Alemanha – Veja aqui o primeiro post sobre o parque




Você também pode gostar...

Nenhum comentário

    Comente aqui

    Translate »