Argentina Buenos Aires Cultura museu Turismo

Buenos Aires | Um tour para conhecer a Casa Rosada por dentro.

  casa_rosada_tour Era a quarta vez que eu ia a Buenos Aires e nunca tinha vista a Casa Rosada por dentro. Cada viagem tinha um problema, ou não estávamos no (só tem tour aos sábados, domingos e feriados), ou estava cheio demais, a questão é que nesta minha penúltima visita a cidade, resolvi conhecer os famosas salas do edifício que é o palácio do governo e principal cartão postal da cidade.

casa_rosada

Por fora a Casa Rosada já merece inúmeras fotos, mas por dentro é que realmente conhecemos um pouquinho da história do local e claro, do país. Quem assistiu o filme Evita deve no mínimo ficar curioso para dar uma espiadinha lá dentro.

No tour que fui descobrir o motivo do edifício ter dois lados diferentes (reparem na foto acima). Na verdade eram dois edifícios que foram unificados e no vídeo abaixo poderão ver mais detalhes e saber da história.

Antes do tour, fomos no térreo olhas o pátios e os jardins. Confesso que esta sim é minha parte favorita da casa. Tanto o pátio de um lado quando do outro são lindos e claro, repleto de turistas espalhados. Eu só consegui fazer estas fotos mais “vazias” pois fomos o último grupo do tour.

casa_rosada_patio

A arquitetura, os vitrais, o paisagismo…tudo é muito bonitinho. Vale a pena a visita mesmo se não quiser esperar o tour começar. Estas áreas são livres.

casa_rosada_jardim

O tour guiado pela Casa Rosada é grátis, dura em média 50 minutos e passa por várias salas e salões. Enquanto olhamos os ambientes o guia vai contando rapidamente um pouquinho de cada lugar. Acho que em cada grupo era formado por umas 20 pessoas.

  casa_rosada_evita

Claro que Eva Perón está presente de várias formas. Quadros, imagens, mobiliários e até algumas peças de uso pessoal estão expostas.

casa_rosada_auditorio

Os salões são rebuscados e com detalhes em todos os cantos. É impossível conseguir olhar direito para as paredes, cortinas, tetos e móveis. Aliás foi isso que eu menos gostei no tour, a falta de tempo. Muitos espaços para poucos minutos. Eu não sabia se ficava perto da guia tentando ouvir, ou longe dela e observando tudo, acabei optando pela segunda opção.

casa_rosada_sala

Quase todos os ambientes podiam ser fotografados, com exceção das salas de Cristina Kirchner. Entramos rapidamente para olhar as salas, mas nada de fotos por ali. Mesmo achei achei bem bacana dar uma olhadinha e ver como tudo funciona por ali.

casa_rosada_presidente

Inaugurado em 2009, o Salón de las Mujeres Argentinas del Bicentenario acima foi um espaço criado pela atual presidente em homenagem as mulheres importantes do país.

No chão podemos ver o “tapete plásticos” colocado para poupar o chão do vai e vem dos turistas no tour.

casa_rosada_arte

Algumas salas são praticamente galerias de arte com peças raras, pinturas e objetos com muita história. Mais uma vez a questão do tempo e dos guardinhas mandando o pessoal ir rápido, nos impediu de dar uma atenção maior aos detalhes.

casa_rosada_vistaNo final ainda conseguimos dar uma olhadinha para fora, observar a Plaza de Mayo e imaginar aquele lugar repleto de gente. É no mínimo interessante ter a mesma vista que teve Eva Perón 😉

Uma visita muito bacana que finalmente conseguimos fazer.

.

Informações:

Casa Rosada – Visitas guiadas e gratuitas ao Palácio do Governo – Sábados domingos e feriados das 10 as 18 horas. Confira sempre os horários e informações no site antes da visita.

O tour dura de 50 a 60 minutos e acontece a cada 10 minutos. As senhas são distribuídas no pátio da casa.

Aproveite para visitar também o  Museu Bicentenário atrás da Casa Rosada. O vídeo que coloquei acima mostra a descoberta do espaço e a construção do museu.

.

Para ver todos os posts que já publiquei sobre Buenos Aires, é só clicar aqui.

You Might Also Like...

1 Comment

  • Ana Luisa
    19/05/2014 at 17:34

    Fiz esse passeio uns anos atrás, a Casa Rosada é linda, mas realmente eles dão uma acelerada no processo, mesmo assim acho que vale muito a pena!

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »