Brasil museu São Paulo

São Paulo | Chá da tarde e cultura na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano

  funcacao_oscar_americano_capa Faz um tempinho que não falo sobre nenhum programa aqui de Sampa. Mas sabem como é, como aqui tudo parece cotidiano, sempre acho mais fácil falar de outros lugares do que da minha própria cidade. Então aproveitarei para falar sobre a Fundação Maria Luisa e Oscar Americano. O passeio e o tradicional chá da tarde.

Lembro que quando minha mãe foi lá pela primeira vez há muito tempo, ela ainda estudava turismo e adorou a experiência. Eu adoro a tradição do chá da tarde, adoro museus e não tinha como não adorar o tal passeio. Agora no início do ano voltamos lá para tomar um chazinho da tarde e aproveitei para fotografar o que é permitido e dividir com vocês.

Em 1974, dois anos após o falecimento de Maria Luisa Ferraz Americano, Oscar Americano doou à cidade de São Paulo, a casa em que virarem com os filhos por 20 anos, as obras de arte e o imenso jardim. Anos depois o espaço foi revitalizado e aberto ao público.

funcacao_oscar_americano_passeiosNo local podemos conhecer o exterior e interior da casa de 1,5 mil m² erguida em 1950, projeto do arquiteto em Oswaldo Arthur Bratke, as obras pertencentes a família e outras adquiridas posteriormente e o parque com mais de 20 mil árvores de espécies nativas da flora brasileira como pau-brasil, jacarandá. Um cantinho para esquecer que estamos dentro desta grande metrópole.

funcacao_oscar_americano_jardimNa parte interna da casa (que não pode ser fotografada) estão mobiliários antigos, pinturas do século XVII, louças, objetos e retratos da época do Império e obras dos renomados artistas brasileiros do século XX como Portinari, Di Cavalcanti e Lasar Segall. Tirando a parte do hall social com as incríveis pinturas, minha parte preferida é a biblioteca.

O lugar é incrível mas sinto muita falta de um cuidado extra com a parte interior. Minha rinite alérgica infelizmente não me permitiu dedicar o tempo desejado para analisar tudo, mas percebo que assim como muitos outros patrimônios culturais nacionais, falta interesse das empresas e do público. Uma pena, pois tem muita história naquele espaço.

Mas agora vamos ao chá, que até quem não gosta de museu vai gostar. Um salão super bonitinho que fica no andar de baixo da casa tem menu com opções de bebidas e salgadinhos a la carte, ou a versão completa com preço fixo por pessoa (acho que sai 55 reais por pessoa e 75 para uma dupla).

funcacao_oscar_americano_salgadosA versão do chá servido na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano não é farta como os cafés coloniais do sul do país (aqui eu mostrei um de Blumenau) e nem chique feito o chá da tarde do hotel Alvear (falei aqui), mas é ótimo para um padrão São Paulo, que ainda é escasso neste tipo de banquete.

Primeiro você escolhe o tipo de suco e depois o chá. Em seguida eles servem uma seleção de pães com geléia mel em manteiga, quiches  e salgadinhos fritos e assados.

funcacao_oscar_americano_cha

E depois desta variedade de salgados, uma torre com várias opções de doces como tortinhas, bolo de rolo e outras guloseimas. Nada que tenha sabor inesquecível, mas no conjunto o chá vale a pena.

Eu amo este tipo de encontrinho com comidinhas. Quando eu morava em Santa Catarina estes cafés da tarde eram minha perdição. Eu prefiro as versões mais fartas e mais caseiras, mas o marido adorou o chá da Fundação.

O passeio é tão interessante para quem não é de São Paulo, como para quem mora aqui e nem sequer ouviu falar do local. É uam experiência diferente que junta o passeio ao ar livre com cultura e gastronomia. perfeito para um domingo, não acham ?

 

Informações (confira horários e valores no site antes de sua visita): Fundação Maria Luisa e Oscar Americano – Av. Morumbi, 4077 – 05650-000 – São Paulo – SP – Brasil – Tel (11) 3742-0077

Entrada: R$ 10,00 (Estudantes e maiores de 60 anos: R$ 5,00). Todo primeiro sábado de cada mês entrada gratuita a todos.
Horário de Funcionamento: De terça a domingo, das 10h às 17h30.

Para ler outros post de lugares em São Paulo é só clicar aqui.


You Might Also Like...

2 Comments

  • Gabelita
    18/03/2014 at 18:55

    Oi Cinthia!
    Amei a dica, quero ler os outros posts de passeios em São Paulo ainda. 😀
    Mas por enquanto, uma pergunta: é preciso agendar horário pra o café da tarde? Ou posso simplesmente chegar, pagar e começar a comer?
    Bjo! 🙂

  • Cinthia Ferreira
    18/03/2014 at 19:38

    Depende do dia viu. Tem dia que é bem cheio então eu acho melhor ligar e marcar 😉
    Bjs

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »