América do Sul Cultura São Paulo

Um minuto de Cultura – Pinacoteca do Estado

Este será o primeiro post da seção “Um minuto de Cultura” aqui do blog, desta vez sobre museus. Um assunto que muita gente adora e muita gente odeia.

Acho que o trauma vem da infância, quando íamos com a escola visitar museus e a parte mais divertida era o ônibus que nos levava até ele. Lá dentro era sempre aquela coisa chata. Tinha que fazer silêncio, não podíamos tocar em nada e nem um espaço para brincar. Ou seja….tortura!!!

Acredito que muito dessa cultura vem da atenção que nosso país dá as artes em geral. Não temos museus interativos e os museus antigos precisam urgente de reformas, mais cuidados e mais atividades.

Só percebi isso quando comecei a visitar museus fora do país. Em Londres por exemplo os museus são fantásticos, super cuidados, interativos e a maioria tem entrada gratuita. Reparava na felicidade das crianças em visitarem aquilo. Prestavam atenção em tudo que ouviam, podiam tocar em várias coisas, entender como tudo aquilo funcionava e porque estavam ali.

Enfim, minha paixão por museus começou aos 16 anos quando conheci o Museu Imperial de Petrópolis no Rio de Janeiro. Um lugar muito bem cuidado e cheio de histórias fantásticas.

Deste dia em diante comecei a pesquisar os museus que tinham em meus roteiros de viagem e conhecer vários.

E para não falarem que só vou contar sobre os museus que vou quando viajo, começo pelo museu que mais amo de  São Paulo, a Pinacoteca do Estado. Um lugar fantástico que a maioria dos paulistanos simplesmente desconhecem.

Não sei se fico mais atraída pelas obras lá expostas ou pela arquitetura do lugar, só sei que amo aquele lugar e cada visita me encanto mais e mais com o prédio perfeito.

Inaugurado em 1905 como museu, o prédio foi construído a princípio para abrigar o Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. É o museu de arte mais antigo da cidade e um dos mais importantes do país.

Tem cerca de 8 mil obras de artistas como:  Rodin, Lasar Segall, Tarsila do Amaral, Portinari, Nelson Leiner  e outros.

As esculturas de Rodin são maravilhosas, uma obra mais linda que a outra. Sou suspeita para falar, pois  em todo museu  sempre fico bem mais encantada com as esculturas do que com as pinturas.

Além do acervo fixo, a Pinacoteca sempre recebe exposições itinerantes de artistas fantásticos (curta e média duração).

No prédio da Pinacoteca ainda tem uma cafeteria e o enorme jardim ao redor, que em dias de tempo bom vale a pena uma caminhada.

Um museu que adoro tirar fotos, adoro levar os amigos de fora e sempre que fico muito tempo sem ir , tenho saudades daquele prédio tão lindo.

Quem tiver um tempinho a mais pode conhecer ainda o Museu da Língua Portuguesa que é bem bacana e por ser pequeno dá para visitar super rapidinho. É só atravessar a rua.

Um programa baratinho que trará cultura e alegria aos olhos.

Informações…

Pinacoteca do Estado de São Paulo
Praça da Luz, 02 – Luz – Tel. 11 3324-1000 – Terça a domingo das 10h às 17h30.

Ingresso combinado (Pinacoteca e Estação Pinacoteca): R$ 6,00 e R$ 3,00  – Grátis aos sábados.
Estudantes com carteirinha pagam meia e  crianças com até 10 anos e idosos maiores de 60 anos não pagam.

Ficou curioso e não é de São Paulo ? Faça uma visita virtual ao museu AQUI

No póximo post sobre museus começarei a mostrar alguns museus de fora.

You Might Also Like...

3 Comments

  • Luciana Flor
    21/06/2010 at 17:10

    Nossa Ci, vc me fez viajar no tempo!!!

    Minha paixão por museus TAMBEM começou com o Imperial de Petropolis!!!
    E o que mais me encanta na Pinacoteca é a arquitetura… sem duvidas!!!
    As obras de artes são lindas… mas a arquitetura me deixa sem palavras!!!

    AMEI AMEI AMEI AMEI AMEI o post!!! Lindo!!!

    Vc se expressou com tanta paixão que fiquei com saudades!!!

    Beijossssssssssss!!!

  • carolina s.
    21/06/2010 at 17:28

    ótimo post, super informativo. o site está muito bom, exatamente porque não se resume apenas a posts sobre “coisas fúteis”. na blogsfera feminina de beleza/entretenimento está faltando assuntos construtivos como esse. parabéns, ci! 🙂

  • Mix Travel Club | 3 lugares de São Paulo que eu amo. | Fast Fashion Blogs
    25/06/2012 at 16:02

    […] lugares que eu adoro e já fui muito. Meu primeiro lugar escolhido é a Pinacoteca do Estado (já fiz post aqui). Eu simplesmente amo este local e se tivesse mais tempo, iria pelo menos uma vez ao mês […]

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »