doces Gastronomia Receitas

#CinthiaNaCozinha | Receita de profiteroles com calda de chocolate e praline de amêndoas

profiteroles_capaA receita de hoje é meu atual vício no seguimento “sobremesas”. Vou mostrar o passo a passo de profiteroles com calda de chocolate e praline de amêndoas.
Eu sempre gostei de profiteroles ou carolinas) e éclairs (ou bombas) recheadas. Já comi muitas deliciosas e muitas péssimas, até que eu mesma aprendi fazer as minhas e estava feliz da vida com vários tipos de cobertura que eu testava. Até que um dia resolvi pedir os profiteroles do restaurante Spot aqui de São Paulo e viciei. A versão deles vem calda de chocolate e praline de amêndoas e me encantou demais.

Este final de semana resolvi que iria tentar algo parecido em casa e deu nisso ai…

profiteroles_massa_Pate_a_ChouxPrimeiro vamos começar com a massa da carolina, a tradicional Pâte a Choux. Com esta massa você pode fazer profiteroles doces, salgados ou bombas do tamanho que preferir. A massa é super fácil de fazer e fica deliciosa. Esta minha receita de hoje veio do livro da doceria francesa Ladurée.

Ingredientes…

120 gramas de farinha de trigo especial;

100 ml de leite;

100 ml de água;

10 gramas de açúcar de confeiteiro;

1 pitada de sal;

80 gramas de manteiga sem sal;

4 ovos inteiros (se forem grandes podem ser apenas 3).

profiteroles_manteiga

Separe os ingredientes, peneire a farinha e preaqueça o forno a 180 graus.

Coloque em uma panela o leite, a manteiga, a água, o açúcar o sal. Espere ferver e retire do fogo.

profiteroles_farinhaJunte a farinha misturando tudo rapidamente para não empelotar e ficar bem lisinha.

profiteroles_massa_fogo

Leve novamente ao fogo por um minutinho para soltá-la. Reparem que ela vai virando uma bola e não gruda nada, nada, na panela.

Agora chegou a vez dos ovos e da força no braço para misturar tudo.

profiteroles_ovosColoque um ovo por vez, incorpore bem e só depois siga para o próximo ovo. A massa não pode ficar tão mole, então se perceber que com 3 ovos está ok, pode parar por aí.

profiteroles_confeitar

Agora é hora de montar as “bolinhas”. Você pode até fazê-las com a ajuda de 2 colheres, mas um saco de confeitar deixará tudo mais bonitinho e fácil. Utilize uma forma untada com manteiga ou forrada com papel manteiga.

A escolha do bico é a seu critério. Desta vez eu usei aquele de estrela, mas com o redondinho também fica ótimo.

Primeiro eu coloco o bico dentro de um saco tamanho grande e corto o biquinho do plástico até o bico de metal ficar bem encaixado.

Depois eu giro o plástico e enfio dentro do bico para que a massa não saia antes que eu queria. Em seguida eu “visto” o saco em uma caneca alta e viro a barra para fora. Se tiver alguém para te ajudar em casa é sempre mais fácil.

Encha o saco com a massa e torça a parte de cima para fechar. Pode usar um arame ou segurar com as mãos mesmo.

profiteroles_massa

O formato vai depender de como você quer o seu profiteroles. A massa vai subir e crescer menos do que o dobro. Se for usar com sorvete, deixe o montinho mais alto e um pouco menos largo que uma bola de sorvete. Quando assar ela aumentará de tamanho e ficará no formato desejado. As minhas tinham uns 5..6 cm antes de assar.

Se quiser fazer bombas recheadas, faça tiras no lugar de bolinhas.

Leve ao forno por uns 30 minutos ou até perceber que a massa esteja assada e dourada. Quando der uns 15 minutos, deixe um tiquinho aberto para a massa secar e retire do forno quando estiver douradinha.

profiteroles_sorveteAntes de prepara o resto, vamos separar as bolas de sorvete. Você até pode deixar para fazer tudo na hora de servir, mas deste jeito é bem mais prático.

Faça as bolas de sorvete e coloque em uma forma ou prato. Leve ao frezzer e retire somente na hora de montar os pratos.

O sabor que mais combina com esta sobremesa é o de vanilla, mas neste caso aqui o marido escolheu um de morango e eu um de caramelo 😉 profiteroles_praline Agora vamos ao praline, que nada mais é do que açúcar e amêndoas que pode ser em forma de creme ou crocante, que é como usaremos aqui.

O ideal seria usar amêndoas inteiras mas eu só tinhas amêndoas picadas e deu certo da mesma forma. Eu prefiro fazer com amêndoas torradinhas, mas acabei fazendo sem torrar mesmo por falta de tempo. Se puder dar uma torradinha nelas em uma frigideira ou no forma, fica ainda mais gostoso. Cuidado apenas para não queimá-las.

Você vai usar 1/2 xícara de amêndoas, 1 xícara de açúcar e meia xícara de água. No final usaremos um pouquinho de sal grosso (eu usei flor de sal).

profiteroles_crocante

Forre uma forma com papel alumínio untado com manteiga ou use um silpat (tapete de silicone).

Em uma panela mais grossinha junte a água e o açúcar e faça o caramelo. Não precisa nem mexer, só tem que ficar de olho para retirar o açúcar quando ele ficar em tom de caramelo mais escuro, mas antes de queimar (tem gente que opta por fazer o caramelo no micro-ondas e outros incorporam a amêndoas ainda na panela).

Depois despeje o açúcar sobre as amêndoas e deixe esfriar. Quando tiver bem frio é só quebrar em partes e depois amassar com a ajuda de um plástico e um pau de macarrão. Se quiser fazer mais rápido e optar por um crocante mais fininho, bata levemente no liquidificador.

Depois do crocante já esfarelado é hora de colocar um pouquinho de sal grosso no meio. Sim, o sal aqui dará um sabor todo especial e combinará perfeitamente com o super doce do sorvete e calda. Se você não quiser se aventurar nesta delícia, pode pular o sal….mas não sabe o que está perdendo 😉

profiteroles_calda_chocolateA calda é aquelas caldas tradicionais que colocamos em bolo de cenoura. Eu fiz com chocolate em pó da Nestlé, mas ela quem quiser caprichar usando chocolate amargo, ficará ainda melhor. Se quiser muita calda, dobre a receita.

Para a calda…

5 colheres (sopa) de chocolate em pó (não pode ser achocolatado. E se não tiver outro, dispense o açúcar);

6 colheres (sopa) de açúcar;

4 colheres(sopa) de água;

1 1/2 colher (sopa) de manteiga sem sal.

Só levar o fogo até ferver, baixar o fogo, deixar mais uns 5 minutinhos e pronto. Deixe esfriar um pouco para servir.

profiteroles_montagemAgora para montar é só cortar os profiteroles ao meio ou só até metade, rechear com a bola de sorvete, colocar calda de chocolate, salpicar com o praline e decorar com folhinhas de hortelã.

profiteroles_final

O do Spot tem o dobro de calda do que isso, mas aí vocês não enxergariam a montagem. Não parece delicioso ? E eu garanto que ficou incrível.

profiteroles_nutellaQuem não quiser ter todo este trabalho pode fazer igual esta que eu fiz para o Natal. Fiz o profiteroles, e para a cobertura escolhi Nutella com amêndoas torradas por cima. A decoração (e um toque de sabor) foi uma redução de vinho do porto com açúcar que ficou quase em ponto de bala mole.

Espero que tenham gostado. E como eu sempre digo, quem fizer a receita, posta no instagram e me linka (@makeupatelier)

Para ler todas as receitas que eu já postei aqui no blog é só clicar aqui.


Você também pode gostar...

1 comentário

  • Nine Copetti
    06/03/2014 at 22:25

    Ci! Exatamente essa massa! Só que fiz com recheio de doce de leite e calda de brigadeiro!!! Não ficou tão linda quanto a tua, hahaha, mas uma delicia!!! A tua massa ficou com uma cor linda!!! E a montagem digna dos melhores restaurantes gourmets!!!!

    Beijinho

Comente aqui

Translate »