Estados Unidos Georgia MInhas Viagens Savannah Turismo

Um pouquinho de Savannah – Georgia | Parte 1

savannah_capaHoje contarei mais um capítulo da nossa última viagem. O post de hoje é para contar um pouquinho sobre Savannah, a cidade mais antiga do estado da Georgia e uma das mais antigas do país.

Chegamos na cidade depois de ter passado uns dias em Hilton Head (ainda farei post). Deixamos as coisas e nosso carro no hotel e fomos para o centro começar o tour por uma das cidades que eu mais desejava conhecer.

Já perdi a conta de quantas cidades já visitei nos Estados Unidos, mas Savannah foi a que mais me surpreendeu por saber pouquíssimo a respeito. Mesmo já conhecendo Charleston e St Augustine, que são cidades históricas preservadas, achei Savannah a que parece mais diferente, a ponto de esquecer que estava no país.

“Primeira cidade planejada dos Estados Unidos, Savannah foi fundada em 1733 em formato de grade perfeita por seu fundador, o general britânico James Oglethorpe. ‘Posteriormente, o ‘ouro branco’ (algodão) preencheu os cofres da cidade portuária com ouro de verdade, e as belas mansões prosperaram. Por fim, aquelas que sobreviveram aos séculos ficaram sob a proteção da Historic Savannah Foundation, criada em 1955. A pedido do Presidente Lincoln, a famosa arquitetura de Savannah foi poupada do incêndio durante a campanha militar de terra arrasada do general William Tecumseh Sherman em 1864.”

Fonte: Discover America

savabbah_riverApós passar no centro de visitantes fomos direto para a River Street procurar o local de embarque do nosso tour e foi naquele momento que eu me apaixonei pela cidade.

A rua que beira o rio é repleta de lojas, restaurante e bares antigos e ainda com as fachadas tradicionais. Para chegar a beira do rio é só descer umas das ruas de paralelepípedos ou escadinhas antigas de ferro. Entra as lojas e bares surgem becos mais escuros que nos levam ao passado tentando imaginas como a cidade foi criada, como era a região nos tempos de guerra no país e o estilo de vida dos habitantes.

Fantástico, uma paisagem que eu jamais esperava encontrar. Amei e naquele momento me arrependi de não ter ficado pelo menos mais uma noite na cidade ou de ter feito a reserva do hotel antes para conseguir hospedagem no centro (nosso hotel era mais afastado pois não havia mais vagas na cidade).

A River Street é um excelente lugar para experimentar os tradicionais doces locais feitos na hora e entrar em algum bar tradicional e observar o por do sol.

savabbah_tourComo já é nosso costume e já contei por aqui, a primeira coisa que gostamos de fazer quando chegamos em alguma cidade que não sabemos quase nada a respeito, é fazer um tour. Como fomos convidados pelo Visit Savannah a fazer vários passeio pela cidade, escolhemos o Old City Trolley Tour para começar e dar uma geral pela cidade.

O nosso tour saiu da Riverfront Plaza e percorreu as principais ruas da cidade enquanto o guia contava um pouquinho de cada local especial.

savannah_pracasComo podem ver no pequeno mapa, Savannah é uma cidade planejada e repleta de praças por toda cidade (quadradinhos verdes). No dia estava um clima muito agradável e andar pelas ruas parando em cada uma das praças foi delicioso.

Entramos no trenzinho do tour umas 5 vezes. Quando víamos algo interessante descíamos, andávamos e depois continuávamos o tour. Passamos por ruas lindas e por bairros mais simples. Fomos a museus, entramos em lojinhas e comemos muitas coisas gostosas. A cidade toda parece cenário de filmes, e na verdade já foi. savannah_tremA primeira vez que descemos do trolley foi para dar uma olhada no Whistle Stop Cafe. Um dos pontos de parada do tour é bem ali e aproveitamos para conhecer. Aliás, quem estiver de carro e fizer algum tour, neste espaço tem um enorme estacionamento e se eu não me engano é gratuito para quem compra o tour.

O Whistle Stop Cafe é um local que vale a visita mesmo se você nem estiver com fome. Dizem que um dos principais pratos são os famosos tomates verdes e fritos. Você faz seu pedido e escolhe se quer ficar na restaurante retrô, na graciosa região externa com vista para o museu (Savannah History Museum) ou se prefere fazer seu lanche dentro de um vagão de trem de 1941. É uma gracinha!

Voltamos para o tour e o próximo passo foi parar na City Market para almoçar. Depois passeamos pela região e foi a mesma que voltamos mais tarde para o jantar.

savabbah_casasSavannah foi nomeada como uma das 10 melhores cidades dos Estados Unidos. Muitos dizem que é a cidade mais graciosa de todas. Uma pena que ainda é um destino desconhecido dos brasileiros. Não encontramos uma pessoa sequer falando português, o que é quase um milagre rs.

A cidade é totalmente planejada e de fácil locomoção. Se estiver com tempo eu indico que conheça as ruas a pé mesmo e repare nas casas históricas e pontos importante para a história americana. Apenas quando nos afastamos mais das áreas históricas ficamos com receio. As ruas eram muito vazias,  o sol estava se pondo e algumas pessoas estranhas nas ruas, achamos melhor voltar para os pontos mais cheios de gente e evitar qualquer problema. Eu já havia lido que a cidade não é muito confiável em alguns pontos, então melhor não arriscar.

O Forsyth Park (a última foto com a maior concentração de pessoas) é um lugar lindo para quem ama natureza. Assim como em várias partes da cidade, a vegetação local com árvores cobertas por musgo, compõe o charmoso visual de Savannah. Neste parque as pessoas andam de bicicletas, praticam esportes, fazem pic nics e passam a tarde caminhando. Quem estiver com criança é um passeio bem interessante. Vimos ao menos 3 casais de noivos fazendo fotos por lá.

savannah_BBMuitas casas históricas são totalmente preservadas e hoje em dia se tornaram Bed & Breakfast. Outras são museus e outras ainda são residências familiares.

Uns bairros com grandes e imponentes casarões, outros com pequenas casinhas de madeira que parecem moradias de bonecas. Janelas floridas e cores diferentes encantam os turistas.

Fizemos o tour de várias etapas, andamos quilometro e quilômetros entre as ruas da cidades, visitamos 2 museus, praças e algumas lojas e galerias. Mas isto eu contarei no próximo post.

savannah_noitePara terminar a noite resolvemos dar uma olhadinha na cidade lá do alto, no bar….que fica no último andar do Bohemian Hotel. O  Rocks on The Roof é um bar que serve bebidas e comidinhas. O Ambiente é bem bonitinho mas como estávamos na alta temporada era quase impossível de arrumar um lugar para ficar. Sorte que a área externa estava tranquila e deu para aproveitar uma sobremesa apreciando a vista da cidade.

Algumas curiosidades…

savannah_forest_gump1 – Foi na Chippewa Square em Savannah, que a famosa cena do banquinho que o Forrest Gump sentava com sua malinha (tem video aqui),  foi filmada. O tal banco antigamente exposto na mesma praça, hoje pode ser visto no Savannah History Museum.  Eu que sempre adorei o film, achei bem bacana passar pela praça.

Savannah_red-doors

2 – Em algumas casas podemos reparar que a porta é vermelha. O guia nos disse que as portas vermelhas significavam que os proprietários estavam dispostos as aceitar viajantes que precisassem de um lugar para ficar. Outra pessoal do tour já disse que as portas vermelhas significavam casas de “diversão adulta” rs.

Savannah_casa3 – Um dos guias disse que as casas por lá andam tão valorizadas que custam uma pequena fortuna por poucos metros. Não me recordo ao certo as cifras, mas uma casa minúscula foi adquirida por uma celebridade e vendia pouco tempo depois por 10 vezes mais do que o valor pago.

savannnah_carros4 – Em Savannah você pode fugir do tour tradicional e ter a experiência de andar em um carro funerário no Ghost Tour, ou ainda optar por gastar calorias pedalando no trenzinho ecológico que todos ajudam na locomoção.  Eu ainda prefiro o tradicional rs*

.

Infelizmente ainda temos um conteúdo bem reduzido sobre Savannah em blogs brasileiros, mas você pode ler um pouquinho da experiência da Aprendiz de Viajante saber mais da história no Discover America ou ver imagens lindíssimas no Pbase.com

Leia agora este post onde falo mais dos museus, passeios e comidinhas de Savannah. Enquanto isso você pode ler sobre outras cidades que conhecemos durante esta viagem clicando aqui.

Os passeio de Savannah foram oferecido por  Visit Savannah

 

Você também pode gostar...

11 Comments

  • Fernanda Scafi
    14/08/2013 at 15:29

    Savannah é mesmo linda demais!!! Conheci a cidade quando fui trabalhar no EUA por 1 ano e morei em Hilton Head. Estou esperando ansiosamente por seus posts de lá. Só fiz o meu blog há 2 meses então tenho várias viagens atrasadas e ainda não fiz posts sobre essa região, mas ainda vou fazer!

  • Lisbon Transfers Portugal
    17/08/2013 at 13:56

    Savannah é fantástico e fica já registado para uma visita internacional. Obrigado pela partilha.

  • Arthur Rosa
    18/03/2014 at 13:33

    Ótimo post! Estou pesquisando sobre essa cidade pq planejo ir de Carro de Miami a NYC pra conhecer Savannah, Washington e Philadelphia pelo caminho.
    Acha loucura? Rsrs…

  • Cinthia Ferreira
    18/03/2014 at 14:14

    OI Arthur, loucura é ficar em casa ahhaha viajar é sempre ótimo.
    Brincadeiras a parte, a viagem em sí é OK, vc só tem que ver o tempo de tem disponível para conhecer cada cidade. Passar só por passar não vale a pena né ? Washington por exemplo é uma cidade que eu acho legal dedicar pelo menos 3 dias, Philadelphia, pelo menos 2 e assim por diante. As cidades são incríveis e merecem um tempinho de dedicação. Agora o trajeto em si é ótimo. Eu amei Savannah mas também adorei Atlanta, em uma viagem longa daria para colocar a cidade no roteiro tb, assim como uma passadinha por Baltimore e até por Atlantic City rs. Tem post sobre todas estas cidades aqui. Faça uma busca, escolha as que mais tem a ver com vc e boa viagem 😉

  • Melissa Góes
    24/06/2014 at 11:06

    Amei suas dicas estava procurando uma cidade p/ passar 3 meses com toda a família p/ aprimorar o ingles . Como vc não encontrou ninguém falando português , ao contrário da florida . E lá tem o curso Berlitz . E preferimos uma cidade menor. Atlanta seria mais para visitar . Com criança cidade pequena é menor. O melhor da flórida é o clima já que iremos em dez, jan e ferv . Qual sua sugestão?

  • Cinthia Ferreira
    24/06/2014 at 11:32

    Oi Melissa,
    Bom, eu acho que Savannah é uma cidade para visitar mesmo viu. Eu mesma ficaria louca se passasse tanto tempo assim lá. Pelo que ouvi dizer, as áreas além da parte turística, são meio perigosas então melhor pesquisar isso bem antes.
    Não pesquisou nada na Califórnia ? Eu amo o lado de lá e se tivesse que passar um tempo, seria lá. Ou ainda se não quer frio, que tal o meio dos Estados Unidos ? Ou mesmo alguma cidade do Texas como Austin ?

  • Maria luiza
    29/08/2014 at 18:32

    Estou em Savannah essa cidade é MARAVILHOSA!!! aqui é bem quente faz muito calor.
    Chegamos em agosto e vamos ficar trinta dias .Sua pagina foi de grande valia,nos ajudou bastante!!
    Quem vier vale a pena conhecer Charleston na Carolina do Sul.

  • Marcelo Pierro
    12/10/2015 at 12:47

    Ola Cinthia,

    Pretendo ir pra Savannah e Charleston agora no final do ano . Vc acha que vale a pena no inverno ?

  • Cinthia Ferreira
    13/10/2015 at 09:53

    Oi Marcelo, puxa, pouco sei sobre o inverno de lá, mas eu acho que não é muito frio não. Mas imagino que seja legal sim, pois as cidades são cheias de histórias e muito bonitas 😉

  • Cecilia
    30/11/2015 at 01:17

    Oi! Estou em Savannah agora e o clima está ótimo, mas era pra estar mais frio. Em dez/jan certamente estará gelado!! Mas aqui não neva, pelo menos isso rs

  • Cecília
    30/11/2015 at 01:18

    A cidade é linda mesmo, estamos aqui agora e amando tudo. Nem parece EUA, achei a cara de Londres rs

Comente aqui

Translate »