Arendal bergen Flam Kristiansand Noruega oslo Rosendal stavanger

Noruega | Nosso roteiro de carro e trem pelo sul do país e todas as dicas

Nosso roteiro de carro e trem pelo sul da Noruega e tudo o que você precisa saber para viajar pelo país.

Noruega era um sonho antigo, mas depois de um amigo do Ari dizer que não era tudo isso, resolvemos ir para Islândia (veja a viagem completa aqui). Eis que uma amiga nossa foi para Noruega no começo do ano e nossa vontade voltou.

Em menos de um mês organizamos a viagem toda e fomos conhecer este país tão incrível que amamos tanto que com certeza voltaremos.

Detalhes e informações

➜ Melhor Época para visitar a Noruega ?

Começamos nossa viagem na Páscoa então foi uma semana de feriado com as cidades vazias. Foi maravilhoso pois amamos isso mas a maioria dos passeios e museus estavam fechados.

A alta temporada é o verão (Junho até Agosto) e a melhor época para quem quer ver a aurora boreal é o inverno ou até o mês de Março se você for para o norte do país.

➜ Como viajar pela Noruega ?

De trem, ônibus ou carro. Sendo que carro te da muito mais liberdade mas o trem entrega paisagens que o carro não entrega. Então nós dividimos.

Retiramos nosso carro no aeroporto de Oslo e devolvemos no centro de Bergen. Por conta da devolução em outro local o aluguel é bem mais caro e a variedade de carros é bem menor.

O trem compramos os tickets direto no site da companhia de trem e se a sua viagem for no verão, compre antes pois são bem lotados.

➜ Como é a comida na Noruega ?

Cara. Cara mas deliciosa. Então lembre da regra básica de “quem converte não se diverte” e aproveite para comer os melhores queijos da vida (sim, na minha opinião são melhores que os suíços e os franceses) e peixes frescos perfeitos.

Dica importantíssima, reserve todos os hotéis com café da manhã pois o custo benefício é ótimo no país todo e quase todos são tão perfeitos que valem um almoço. Em hotéis mais luxuosos eles nos ofereciam uma caixa para colocarmos lanchinhos para a tarde.

Água da torneira é potável e uma das melhores do mundo (sorry Noruega, mas a da Islândia ganha) então prepare sua garrafinha e encha-a nos hotéis. Sim, uma garrafinha pequena que água mineral no mercado chega a sair por 40 reais.

➜ Roteiro na Noruega

A ideia desta parte da viagem foi chegar de carro até Bergen pelo litoral fazendo trajetos curtos para aproveitar bem as paisagens que era o grande intuito desta viagem.

Então calculamos uma média de 2 a 4 horas de viagem por dia e escolhemos as cidades interessantes para pernoitar e conhecer um pouquinho.

Todos os hotéis foram reservados com um mês de antecedência e isso é bem importante pois as cidades tem poucos hotéis bons e os preços mudaram muito.

➜ Celular na Noruega

Nós saímos do Brasil com chip de internet +ligações e foi muito essencial já que a maioria dos hotéis de lá não tem nem telefone no quarto para ligar na recepção e deixam apenas o número para que você usei o seu celular.

Também usamos sempre o celular para pagar estacionamentos e tickets de passeios. O celular lá é altamente usado e há lugares que nem há como pagar se não for com celular.

 Ganhe desconto aqui no nossa parceria para comprar o chip de celular que funcionou perfeitamente por todas as cidades que passamos na Noruega, inclusive nas estradas.

➜ Dinheiro na Noruega 

A moeda da Noruega é a Coroa Norueguesa ou NOK que nem sabemos como é. Pagamos tudo com cartão pré pago ou cartão de crédito via Apple Pay. Tudo mesmo, nunca nem compramos e nem vimos a cara do dinheiro local. Quanto a isso eles são muito avançados.

Os pedágios e balsas que pegamos vêm direto no sistema instalado no carro e descontam tudo no final da nossa viagem quando entregamos o carro.

➜ Compras na Noruega

Tudo á é caro, menos artigos de luxo. Pois é, a Chanel lá com Tax free está mais barata que na França.

O Tax free na Noruega varia de 12% a 19% e vale muito a pena para quem quer comprar em lojas como Hermès, Dior, Chanel, Gucci e outras. Mas estas lojas de luxo somente em Oslo.

No resto do país na minha opinião só vale comprar comida para viagem, coisa que nem fizemos por conta da logística e das malas.

Agora o nosso roteiro de 17 dias pela Noruega em Março e Abril de 2024

 

Dia 1 Chegada no aeroporto de Oslo na Noruega

Chegamos fim de tarde na cidade e pegamos um hotel próximo ao aeroporto, em Gardermoen, para descansar e organizar melhor o passeio antes de pegarmos a estrada.

Escolhemos o Quality Airport Hotel Gardermoen (reserve aqui) que é muito bonito, na beira da estrada para seguir viagem, tem loja de conveniência ao lado e serve um hambúrguer maravilhoso e tem um belo café da manhã incluso.

Dia 2 partida para Arendal

Saímos de Gardermoen com a ideia de fazer as rotas cênicas até chegar ao litoral e neste ponto a viagem foi frustrante. Pegamos muita neve com chuva e toda a paisagem que seria incrível deixou a desejar.

A parte boa foi que conhecemos o museu Kistefos e foi incrível. Obras de arte ao ar livre e o “prédio torcido”que muita gente vai lá apenas para visitá-lo. Confira os dias e horários pois o museu mesmo não funciona o ano todo.

Chegamos a noite em Arendal e nos hospedamos no Thon Hotel Arendal (reserve aqui) que apesar de ser uma 4 estrela, simples, é considerado o melhor hotel da região. Uma vista bem legal, ótimas camas e café da manhã excelente.

O passeio aqui foi andar pelas ruas da cidade, que é uma graça e foi uma das grandes inspirações para o filme Frozen.

VEJA O POST COM ESTA PARTE DA VIAGEM AQUI

Dia 3 partida para Kristiansand 

Nossa primeira “cidade grande”da Noruega. Ficamos ao lado do porto e a cidade é muito linda com uma bela arquitetura.

Escolhemos o Radisson Blu Caledonien (reserve aqui) em um quarto com vista excelente, um café da manhã espetacular e ao lado de tudo. O estacionamento oficial fica atras do hotel, então não pare no da frente e contorne o prédio.

A cidade tem uma bela rua de comércio com muitos restaurantes, um centro histórico belíssimo, museus lindos, um mercado de peixes super moderno e vale muito a pela no mínimo pernoitar por lá.

Veja o vídeo com esta parte da viagem e as dicas de passeios aqui

Dia 4 partida para Flekkefjord 

De Kristiansand direto para Flekkefjord, uma das cidadezinhas que eu mais queria visitar.  Ficamos no Maritim Fjordhotel (reserve aqui) que é super bonitinho com uma vista linda, bar e espaço de jogos com vista mas o café da manhã mais simples da viagem.  Outra opção lá que não conseguimos vaga seria o Grand Hotel que é um hotel histórico com um restaurante delicioso.

Um dia lá foi suficiente para passear pela cidade histórica e pelo fiorde. Tudo estava fechado por conta do feriado, mas há passeios em legais partindo da cidade e vale a pena consulta.

Veja o vídeo com esta parte da viagem e as dicas de passeios aqui

Dia 5 partida para Stavanger

Mais uma cidade “grande”. Em Stavanger ficamos no Scandic Royal Stavanger (reserve aqui) que fica bem centralizado e perto do porto e da parte mais turística da cidade e tem um café da manhã bem bacana.

Há muito passeios que partem de lá, o porto é cheio de bares e restaurantes e o centrinho é super bacana. A parte das casinhas brancas históricas é uma das mais bonitas que visitamos.

Uma diaria por lá também foi o suficiente para passear com calma.

Dia 6 partida para Rosendal

Depois partimos para mais uma cidade com direito a balsa para entrar e sair dela. Em Rosendal ficamos no  Rosendal Fjordhotel (reserve aqui) um hotel bem antigo com uma vista inesquecível no meio do fiorde.

O restaurate do hotel é bem gostoso e tem uma vista maravilhosa.

A cidade é minúscula mas o visual é absurdo e eu recomendo muito o pernoite por lá a caminho de Bergen. Faça caminhada até a cachoeira e o museu e assista o pôr do sol inesquecível da sua sacada.

Dia 8 partida para Bergen

Saímos de Rosendal para Bergen na nossa última viagem de carro e pegamos mais um dia lindo com paisagens lindas. Balsa, fiordes e lagos deixaram a viagem perfeita.

Chegamos em Bergen, fizemos check-in no nosso hotel no centro histórico e fomos devolver nosso carro na locadora. Em Bergen não há nenhuma necessidade de ficar com carro e os estacionamentos são caríssimos.

O hotel escolhido foi espetacular e tinha o melhor café da manhã e a melhor cama da viagem. O Opus 16 (reserve aqui bem antes pois o preço muda demais ) é um hotel de luxo que fica no miolinho de Bergen e tem um atendimento perfeito.

Ficamos 4 noites em Bergen pois tínhamos a ideia de fazer mais passeios de barco que por conta da neve e chuva, não rolou. Mas valeu pois foram 4 noites em um hotel maravilhoso.

Então em Bergen em ficaria 2 noites se fosse só para conhecer a cidade e 3 noites se fosse fazer um passeio longo de barco nos fiordes.

Dia 13 partida para Flåm

Agora sim nosso primeiro trem. Um trem para Myrdal (estação que fica no meio do nada rs) e de lá pegamos o tal trem que dizem ser a rota mais linda do mundo, o Flåmsbana.

Flåmsbana é uma rota cênica espetacular feita em um trem super antigo que viaja em uma velocidade lenta para apreciação da vista com direito a parada na cachoeira.

Muita gente faz este passeio de bate e volta até Flam com Flåmsbana, faz o tour nos fiorde e volta. Sinceramente eu amei ter passado a noite em Flam pois a região é espetacular e a vista noturna é inesquecível.

Só tem dois hotéis na cidade e nós escolhemos o Flåmsbrygga Hotel (reserve aqui). Um hotel bem antigo, rústico mas com uma vista lindíssima e ótimo restaurante ao lado. A outra opção seria o Flam Marina (reserve aqui) que parece ser mais moderno e eu escolheria está-lo em uma próxima visita.

Perto das demais cidades, este foi o pior café da manhã que tomamos em relação a qualidade e não quantidade. Mais parecia um hotel simples dos EUA com aquele monte de comida ruim rs. Desculpe mas os demais hotéis da Noruega elevaram muito nossa expectativa de café da manhã ahahahah.

Ficamos duas noites na cidade pois faríamos o passeio aos fiordes com calma e daria para fazer os outros passeios da região (se Ari não tivesse passado mal).

O passeio que fizemos foi pelo Nærøyfjord e é maravilhoso. Mesmo com chuva nós aproveitamos demais. Você pode pegar o barco de Flam e fazer ida e volta (cansativo e não recomendo) ou pegar a van ou ônibus na ida ou na volta de Gudvangen.  O passeio todo dura em média 5 horas e em breve postarei vídeo com todos os detalhes.

Dia 15 partida para Oslo

Partindo para a última cidade da viagem pegamos de novo o trem Flåmsbana para Myrdal e de Myrdal o trem para Oslo. Foram 5 horas e meia de viagem com as paisagens mais incríveis. Em uma parte visual completamente inundado pela neve, em outra vegetação, e as vezes mini cidades na beira dos fiordes.

O passeio é incrível e eu recomendo muito para quem ama trens. A dica é pegar a primeira classe pois os vagões são mais espaçosos e tem até salinha com sofá para tomar um café.

Em Oslo escolhemos o que diziam ser o melhor hotel da cidade e foi incrível, o The Thief (reserve aqui) fica no bairro mais modernos e lindo, tem atendimento perfeito, ótimo restaurante e é perto de tudo. Vale muito a pena.

Em Oslo conseguimos visitar museus, fazer passeios e comprinhas. Foram 4 dias intensos caminhando pela cidade e me apaixonando diariamente pela arquitetura do local que mistura prédios modernos com antigas construções.

Há vários passeios de barco partindo dali, muitos museu e muitas atividades, então achamos que 3 ou 4 dias são o tempo mínimo para conhecer de forma geral.

Em breve contaremos tudo que fizemos por lá com dicas de cada cidade, então fiquem ligados aqui e no @spicyvanillanomundo.

 

You Might Also Like...

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Translate »