arosa Chur Europa Suiça

Chur (Coira) | Onde ficar e o que fazer na cidade da Suíça Alemã

chur coira suica - Chur (Coira) | Onde ficar e o que fazer na cidade da Suíça AlemãHoje vamos falar sobre Chur, ou Coira, como queiram. A cidade dita como a mais antiga da Suíça é a capital do Cantão do Grisões que faz parte da Suíça Alemã.

Chur é um dos pontos de saída do Glacier Express a caminho de Zermatt, a cidade foi nossa escolhida por conta das belas estradas ( aqui tem post da viagem de Bellinzona até Chur) e porque queríamos pegar o Glacier com “apenas” 5 hora de viagem e não as 7 horas que dura o trajeto total de St Moritz até Zermatt.

Nosso Roteiro de um mês na Suíça | Cidades, hotéis e restaurantes

Mas antes de ler o post, assista ao vlog que gravamos por lá. Aperte o play ou clique aqui.

Decidimos passar duas noites na cidade pois chegaríamos a tarde, no dia seguinte iríamos para Arosa e conheceríamos Chur e na manhã seguinte embarcaríamos no Glacier Express.

city west chur - Chur (Coira) | Onde ficar e o que fazer na cidade da Suíça Alemã

Onde se hospedar…

Chur é uma cidade histórica pequena com poucas opções de hotel. O mais bem avaliado da região na época era o Hotel City West, e foi este que escolhermos. Hotel novinho, ao lado do shopping center mas um pouco afastado do centro. Mas em 7 minutos de ônibus já estávamos no centro histórico.

Nós ficamos em um quarto com cozinha no quarto de canto super espaçoso e que tinha janela no quarto todo e uma vista linda.

Quem quiser uma opção econômica pode ficar no Ibis que é bem central ou ainda opções de hotéis históricos na parte central. Veja todos os hotéis da cidade aqui

centro coira - Chur (Coira) | Onde ficar e o que fazer na cidade da Suíça Alemã

O que fazer em Chur/Coira…

Chur é uma cidade bem bonitinha, historicamente preservada e com uma arquitetura interessantíssima. Lembra uma mini Basel mas com paisagens de montanhas.

Assim que voltamos de Arosa descemos do trem no centro velho e fomos bater perna por lá.

old city chhur - Chur (Coira) | Onde ficar e o que fazer na cidade da Suíça Alemã

Amamos as ruas do centro histórico, a catedral e os edifícios históricos. Passeamos sem rumo pelas praças e pequenas ruas observando  as fontes e desenhos nas fachadas. Quem tiver tempo poderá fazer um dos tours guiados pela cidade.

coira cidade - Chur (Coira) | Onde ficar e o que fazer na cidade da Suíça Alemã

A catedral de Chur tem mais de 800 anos e chama atenção entre os edifícios antigos da cidade gótica que data dos séculos 15 e 16. As pinturas nos edifícios também chamam a atenção, assim como os prédios coloridos da St. Martinsplatz.

Martinsplatz - Chur (Coira) | Onde ficar e o que fazer na cidade da Suíça Alemã

Olhem que incrível o relógio solar, uma das pinturas da Haus Zur Brotlaube na foto acima.

old coira - Chur (Coira) | Onde ficar e o que fazer na cidade da Suíça AlemãNa foto acima o  Raetisches Museum que conta um pouco da antiga história da cidade.

Quem visitar a cidade no calor poderá fazer as trilhas nas montanhas e passar no Chur-Brambruesch, o teleférico da cidade. Nós não fomos pois o clima estava fechado e não conseguiríamos ver nada (igual o que aconteceu em Arosa e mostramos no vídeo).

Dizem que a área do parque é muito bonita e que o passeio vale a pena.

Bundner Kunstmuseum giger - Chur (Coira) | Onde ficar e o que fazer na cidade da Suíça Alemã

O Bundner Kunstmuseum é o grande museu da cidade e que fica ao lado da rua do comércio se divide em duas partes com um edifício moderno e outro antigo e belíssimo. Logo na frente do museu uma das estátuas do Alien criado pelo H.R. Giger, nascido em Chur.

Entre as peças do acervo estão obras da família Giacometti, Angelika Kauffmann, algumas peças de Giger e uma mistura de obras históricas com arte moderna. As salas são bem ambientadas e há ligação interna entre o museu antigo e o novo prédio.

Bundner Kunstmuseum - Chur (Coira) | Onde ficar e o que fazer na cidade da Suíça Alemã

Vale a pena entrar para ver as obras, mas me encantei mesmo foi com a arquitetura. Outra área linda é o café que fica na parte antiga do museu. Chegamos tinha acabado de fechar mas fiquei com água na boca de ver os doces que estavam no balção. 
Bundner Kunstmuseum cafe - Chur (Coira) | Onde ficar e o que fazer na cidade da Suíça Alemã
Saímos do museu e fomos passear na rua do comércio de vai até a estação de trem onde pegaríamos o nosso ônibus local para votar ao hotel.

manor chur - Chur (Coira) | Onde ficar e o que fazer na cidade da Suíça Alemã

A unidade da rede de lojas de departamento da Suíça Manor (Bahnhofstrasse 32 )de Chur vale a visita mesmo de quem não tem nada para comprar. O ultimo andar da loja abriga um café e restaurante mas o que vale mesmo é a vista. Do alto dá para ver o museu e a cidade emoldurada pelas montanhas. Vale a pena uma subidinha.

giger bar chur - Chur (Coira) | Onde ficar e o que fazer na cidade da Suíça Alemã

O bar do Alien…

Chur é a cidade natal de H R Giger (Hans Rudolf Giger), o criador do Alien. E é lá que está um dos bares temáticos idealizado por ele (o outro fica em Gruyére, mostrei aqui).

giger ba alien - Chur (Coira) | Onde ficar e o que fazer na cidade da Suíça Alemã

O Giger Bar bar ficava na rua do nosso hotel e quando chegamos a primeira noite com a intenção de jantar por lá, estava fechando e só pudemos entrar para fotografar. O local, assim como a versão de Gruyére, é espetacular. Fãs do artista vão a Chur com a intenção de conhecer o espaço.

Onde comer…

Como viram no vídeo, nossa experiência gastronômica na cidade foi a pior da Suíça rs. O primeiro jantar no hotel foi bem sem vergonha, o café foi fraco e o  jantar do dia seguinte em uma cantina italiana foi um fracasso. Acho que o melhor que comemos foram os croissants do mercado que compramos para comer no trem. Infelizmente não indicaria nenhuma dos lugares que comemos por mais que foram os melhores avaliados também rs.

Mas acredito que a cidade tenha boas opções. No site oficial de Chur eles dão algumas sugestões.

 

Você também pode gostar...

Nenhum comentário

    Comente aqui

    Translate »