Alemanha Europa MInhas Viagens Nuremberg

Alemanha | Um passeio pelas ruas e pontes de Nuremberg.

Pelas-ruas-de-Nuremberg

Linda é a palavra. Nuremberg, na Baviera, era a cidade da Alemanha que eu mais tinha vontade de conhecer e ela não me decepcionou. Uma cidade medieval cheia de história de glórias, destruições e que foi toda reconstruída para se tornar um dos destinos turísticos mais procurados de quem visita o país.

Ontem eu falei sobre o hotel que ficamos (aqui) hoje mostro um pouquinho do que você encontrará por lá. Pontos imperdíveis e algumas curiosidades.

Passamos 4 noites na cidade e não conseguimos tempo de fazer tudo, então mesmo se a sua viagem for corrida, não recomendo ficar menos de 2 noites para andar pela cidade e uma a mais para ver os museus.

Como sabem, estivemos na Alemanha agora no verão, então pegamos dias com mais de 40 graus e céu azul. Mas a cidade é um dos locais mais aclamados no Natal, por conta do seu famoso mercado de natal, o Christkindlesmarkt, um dos mais antigos da Alemanha. O mercado acontece na praça central e atrai milhares de pessoa todos os anos.

A cidade medieval me encantou no primeiro passeio. Chegamos a tarde no hotel, deixamos as coisas no hotel e saímos para um passeio. Passamos pela rua comercial e fomos andando meio sem rumo, observando cada cantinho.

pontes-de-Nuremberg

Fiquei apaixonada pelas pontes. A primeira que atravessamos tomou pelo menos 30 minutos do nosso tempo, de tanto que fiquei encantada. Depois passamos por outra, outra e eu já não sabia qual era a mais linda.

pontes-Nuremberg

Umas lotadas de turistas, outras completamente vazias e bucólicas, mas todas lindas e cheias de histórias. Fiz questão de atravessar todas as pontes que víamos no caminho e fazer uma tonelada de fotos de cada uma delas.

casas-antigas-Nuremberg

A cidade é um patrimônio cultural da Alemanha e um dos maiores atrativos são as poucas casas de  enxaimel que foram preservadas e são belíssimas.

A rua mais famosa é a Weißgerbergasse (primeira foto acima), que possui edifícios que foram preservados durante a segunda guerra. Na foto abaixo um detalhe de uma ruazinha qualquer, das várias que nos perdíamos observando cada cantinho. É um sonho.

casas-Nuremberg

Acima uma das casas que foi comprada e está sendo restaurada de acordo com as rígidas normas locais.

fachada-Nuremberg

E ainda sobre a decoração, nossa guia contou que na época das construções não era bacana e nem permitido ter construções diferentes e ostentar suas moradias. Os edifícios eram todos iguais, sem luxo e sem muitas diferença. A única decoração que era aceita na época, eram as  estátuas presas nas quinas dos edifícios. O que no final acabava mostrando quem tinha um poder aquisitivo melhor.

A maioria das estátuas foi destruída, mas algumas foram reconstruídas e mostram um pouco de como eram as coisas nos séculos passados.

noite-Nuremberg

A noite não é diferente e a luzes da cidade tomam o lugar do brilho do sol e um clima romântico toma conta do lugar. A noite estava quente e as praças com bares ficam lotadas de pessoas até tarde. Mas nós nos perdíamos e caminhávamos entre pequenas vielas e ruas silenciosas. Todas lindas e memoráveis.

igrejas-museus-Nuremberg

Mas em Nuremberg não são só as casa que são belíssimas, há também uma invasão de modernidade na parte artística. Há belíssimas igrejas que foram reconstruídas de forma perfeita (tem explicações aqui), enquanto os museus tem suas construções modernas.

Coisa mais linda ver a modernidade do Neues Museum ao lado da antiga muralha. Na última foto acima o monumento na parte externa do maravilhoso e imperdível Germanisches Nationalmuseum e os pilares que fazem parte do monumento Straße der Menschenrechte ou Caminho dos Direitos Humanos onde 30 pilares brancos levam a inscrição da carta dos direitos humanos (informações).

mapa-Nuremberg

Acima podemos ver o mapa da parte central da cidade e ver a parte murada e as torres que ainda estão de pé. Mas a parte mais interessante é o Castelo Imperial Kaiserburg.

Nós só visitamos o castelo pelo lado de fora pois estávamos no meio de um tour, mas há como visitar os aposentos do rei. A vista do alto do castelo é bem interessante.

castelo-Nuremberg

No site oficial do turismo encontramos um pouquinho do história do castelo…

“O Kaiserburg, em Nuremberg, é um dos mais importantes palácios imperiais da Idade Média na Europa. No castelo Kaiserburg Nuremberg é possível visitar as salas do imperador no palácio, decoradas com quadros, tapeçarias e móveis do século XVI e XVII, a capela dupla românica, com um crucifixo do gótico tardio, de Veit Stoss, a fonte “Tiefe Brunnen”, com um poço de 47 metros, a torre Sinwellturm e uma grande coleção de armas e aparelhos. Durante escavações no terreno do Kaiserburg foram encontrados restos da fortificação que datam da época antes de 1000 AC.”

mercado-artesao-Nuremberg

Do ladinho do nosso hotel há uma pequena vila de artesãos, o Handwerkerhof. Um local super turístico com lojinhas e restaurantes de comidas locais. Fica ao lado de uma das torres e na frente da estação de trem.

É um passeio rápido e bem bonitinho. Quem quiser almoçar por lá deve prestar atenção ao horário pois tudo estava bem lotado. Aqui tem um post do Sunday Cooks, falando mais sobre o mercado.

escultura-casamento-Nuremberg

Nuremberg, assim como outras cidades Alemãs, tem algumas esculturas um tanto estranhas. Na imagem acima a escultura “Das Ehekarussel” Carrossel do casal. A guia nos explicou que a obra representa as inúmeras fases do casamento, como o encanto, a paixão, a fase que a mulher engorda, que ele pede separação e por fim a morte de ambos. É muito bizarro.

Já na imagem abaixo a lebre que fica na praça em frente a casa do pintor e ilustrador Albrecht Dürer. Dizem que a escultura da lebre putrefata, cheia de animais em cima, representa a exaustiva multiplicação do famoso quadro de Durer, que foi tão replicado em forma quadros e lembrancinhas que  foi engolido pela massificação e deixou de ser arte. É uma escultura bem forte.

estatua-coelho-Nuremberg

Como eu disse no post sobre o nosso hotel (aqui), andamos pela cidade a pé a maior parte do tempo e utilizamos o trem e o ônibus somente para ir centro de documentação do nazismo, a corte e ao castelo da Faber Castell. Recebemos o Nuernberg Card, que dá acesso aos museus e ao transporte público para as atrações. Ele custa 25 euros e é válido por 2 dias. No site há todas as informações e sim, vale a pena se você pretende visitar alguns destes pontos.

No próximo post falarei de alguns restaurantes que comemos e futuramente falarei sobre os museus e os passeio que fizemos por Nuremberg. A viagem inteira está documentada no meu instagram @makeupatelier na hashtag #SpicyVanillaNaAlemanha.

 Informações em português, sobre a cidade, aqui

 

.

O Spicy Vanilla esteve na Alemanha a convite de Germany Travel

Você também pode gostar...

5 Comments

  • Analuiza
    26/08/2016 at 09:05

    oi Cinthia… concordo!!! Nuremberg não decepciona! Passei cinco noites na cidade e também tive que deixar muitas atrações de lado, por falta de tempo.

    Sem dúvida alguma as fontes, monumentos e praças são uma atração a mais. Também me encantaram. Andamos muito! Cidade ótima para isso!

    bj

    Ana

  • Cecilia Bicok
    16/09/2016 at 12:42

    Amo Nuremberg, como te falei na postagem sobre Faber-Castell, moro bem pertinho, moro em Fürth que fica coladinha em Nuremberg, e as duas cidades são ligadas por metro, é perfeito. Pra mim é sempre uma terapia ir até lá e ficar andando pela cidade e atravessando as pontes!!!

  • Melissa
    16/09/2016 at 20:24

    Oi Cinthia!
    Moro em Nuremberg há quatro anos e posso dizer que você soube aproveitar e fotografar o que esta linda cidade tem de melhor! Parabens pelo post!!! Beijao

  • Cinthia Ferreira
    22/09/2016 at 23:17

    Aí que delicia. Eu amei muito a cidade e não vejo hora de voltar. ❤️

  • Cinthia Ferreira
    22/09/2016 at 23:18

    Puxa que delicia. O dia todo e fomos no castelo só a lojinha ainda estava aberta. Fomos à tarde pois visitamos vários pontos antes. Já quero voltar para a cidade e conhecer mais coisas. Amei muito a Alemanha. Foi uma surpresa.

Comente aqui

Translate »