Alemanha Dusseldorf Europa MInhas Viagens Turismo

Um passeio por Dusseldorf | a parte histórica e a parte moderna

conhecendo Dusseldorf

Vamos dar um passeio pelas ruas de Dusseldorf ? Neste post eu te mostro um pouquinho do que conhecemos da parte história e da parte moderna desta cidade que tanto me encantou.

Ficamos apenas duas noites na cidade (falei do hotel aqui), mas deu para dar um passeio geral, experimentar comidinhas ótimas (mostrei aqui) e ficar com vontade de voltar para lá.  Se você quiser dedicar um tempo na cidade, conhecer os museus, o Palace and Park Benrath e fazer compras, eu sugeriria pelo menos 3 noites.

transporte em Düsseldorf

Logo que chegamos na cidade recebemos um ticket para usar no metrô, o Dusseldorf Card. Há opções para uma pessoa só ou para grupos/família. Além do transporte o cartão dá descontos ou entradas grátis em museus e atrações. E sim, o valor vale a pena e você pode conferir e comprar no site deles.

Enfim, pegamos o metro pertinho do nosso hotel, e fomos ao centro velho para almoçar e encontrar nossa guia. Almoçamos no restaurante que fica ao lado do museu e seguimos para o nosso passeio.
shopping em Dusseldorf

Começamos pelo parque que fica ao lado do museu e que merece um passeio, depois seguimos para a famosa área comercial da cidade.

Inaugurado em 2013 o Kö-Bogen é um centro comercial belíssimo com lojas de departamento, restaurantes e lojas, como a Apple Store. O prédio é lindo, a vista da região é maravilhosa e é nesta área que você poderá encontrar grandes butiques internacionais.

Aliás, como eu disse em outros posts, Dusseldorf é a capital da moda na Alemanha e se seu foco for fazer compras, poderá encontrar tudo o que procura por lá. Caminhe pela Königsallee ou Kö, como é chamada (saiba mais aqui) e babe nas vitrines. Á área de comercio é enorme e variada. vale pegar a avenida até a área velha da cidade. É uma delícia caminhar por ali. Se você procura cosméticos, as farmácias Alemãs são um ótimo ponto turístico para comprar coisinhas sem estourar o orçamento.

Outro shopping que vale a visita é o Schadow Arkaden, com lojas, mercados e uma arquitetura muito bonitinha. Prepares-se pois é bem movimentado.

Aqui eu fiz um post falando mais da moda local e mostrando o trabalho de duas estilistas de lá.

old city dusseldorf

Mas nós continuamos nosso passeio entrando e caminhando pela parte histórica da cidade, a Altestadt.  A região toda merece boas horas de dedicação. Ruas lindinhas e repletas de lojinhas, bares, sorveterias, cervejarias e claro, cheio de turistas. Lojas especializadas em drinks locais, mostardas e chocolates fazem muito sucesso, aliás nos apaixonamos pela Gut & Gerne que mostrei neste post aqui.

No calor os assentos externos lotam e aos fins de semana é que possível conseguir um bom lugar. Voltamos na segunda feira e parecia outra cidade. Mais vazia e tranquila para caminhar.

igreja Düsseldorf

Nossa primeira parada foi na St. Lambertus, igreja construída em 1380, enorme e conhecida por ter a parte alta da torre, torta. A deformação aconteceu por ação do vento e o material utilizado, mas há várias lendas sobre o motivo da torre ter entortado.

Da lado de dentro ela é bem bonita, mas o externo é bem mais impressionante. Mas a praça da igreja é um dos cantinhos mais calmos e bonitos da cidade. Tão lindo ver todas aquelas construções de tijolinhos.

escultura DüsseldorfSeguimos pela ruazinha estreita em frente para ver a escultura comemorativa sobre a conquista da cidade na era medieval, o Stadterhebungsmonument. O trabalho representa a batalha de Worringen e se divide em ter partes. A guerra, a conquista e os frutos da prosperidade. A ponte também recebe esculturas representativas.

prefeitura Düsseldorf

Entre as ruazinhas e depois de uma parada para os chocolates, passamos pela praça onde fica a “Rathaus”, a Câmara Municipal de Dusseldorf. Andamos pela Burgplatz e outras ruazinhas mais um pouco por ali até seguir para a beira do rio Reno.

centro-dusseldorf

Como o dia estava bem quente milhares de pessoas caminhavam ou andavam de bicicleta para cima e para baixo na Rheinuferpromenad. Andamos bastante por ali e fomos até o museu para comer um docinho e nos despedir da nossa guia, antes de continuar o passeio.

museum-dusseldorf

De lá seguimos para o bairro do lado que tem alguns restaurantes e lojinhas alternativas e fomos caminhando até a  Rheinturm, famosa torre da cidade. Subimos para ver Dusseldorf do alto e vale muito a pena pois a cidade é linda. Uma pena que para ter acesso aos vidros tem que passar entre as mesinhas do café. Isso achei meio bagunçado perante outras dezenas de torres que já subimos no mundo.

Mas enfim, vale o passeio. A entrada sai mais barata para quem tem o passe de transporte que mencionei no início do post. Lá em cima tem restaurante (reserva antecipada) e café.

torre Düsseldorf
MedienHafen, parte que aparece na foto acima, é a área do porto que foi renovada e parece uma outra cidade, ou até país. Se anteriormente vimos edifícios centenários, as conduções deste lado da cidade são extremamente futuristas e cheias de arte.

Frank Gehry Düsseldorf

Começamos pelo Neuer Zollhof (The New Zollhof), conjunto de 3 edifícios projetados por Frank Gehry e concluída em 1998. Paredes curvas e a mistura de materiais torna a construção esquisita, interessante e para o meu gosto, incrível (amo as obras dele e já pude ver várias de pertinho).

Um dos edifícios é branco, outro de tijolinho e outro de aço inoxidável, o mais alto tem apenas 14 andares. Reparem nos detalhes das janelas, que fantástico. Passeio imperdível.

Na rua de trás há vários ótimos restaurantes e na frente, beira do riu, o agito não para com bares e mais restaurante. É uma região moderna e super badalada.

alemanha-dusseldorf

Atravessamos a ponte para observar a icônica vista da cidade e seguir em direção ao hotel. No meio da ponte há um bar fechado ou uma área externa que no verão estava bombando. O hotel Hyatt Regency é o que aparece alto na foto e conta com uma área externa e um bar redondo de placas de inox.

hyatt-hotel-dusseldorf

Sim, vale a pena visitar o Hyatt Regency  mesmo se você não for hospede. A área é linda, a vista é linda e o bar é muito interessante. Ande por toda área aberta para ver os vários ângulos da região.

arquitetura DüsseldorfE não são somente os prédios de Gehry ou o hotel Hyatt que chamam a atenção. A região é cercada de construções incríveis e diferentes. Uma mistura de estilos sensacional e curiosa.

O passeio foi maravilhoso e amamos a cidade. Mas infelizmente nos faltou muito tempo para conhecer as atrações que a cidade tem. Quero muito voltar para conhecer os museus, andar mais pelas ruas antigas e conhecer os parques. Então se você vai descer em Frankfurt e só depois seguir para Berlim, tente fazer o nosso roteiro (veja aqui) passando também por Colônia, a cada cidade uma Alemanha diferente e encantadora.

No site oficial de Dusseldorf você poderá saber mais de todas as atrações e eventos de Dusseldorf. E se você tiver mais dicas da cidade, por favor compartilhe conosco aqui nos comentários.

.

O Spicy Vanilla esteve na Alemanha a convite de Germany Travel

 



Você também pode gostar...

1 comentário

  • Bóia
    26/10/2015 at 16:49

    Oi, Cinthia. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

Comente aqui

Translate »