Ufa, depois de duas viagens e mais um mês em casa botando ordem nas coisas, consegui fotografar uma receitinha que vocês sempre me pedem, o clássico crepe. Mas aproveitei para dar uma incrementada na receita fazendo um Crepe com doce de leite caseiro. Duas receitas em uma, e ambas fáceis e com poucos ingredientes.
Mas eu sei que vai ter um montão de gente que vai falar que para fazer doce de leite é só cozinhar uma lata de leite condensado na pressão, mas tem coisa mais legal do que poder falar que aquele doce delicia, fresquinho e sem aditivos, foi você que fez ? Dá trabalho mas dá orgulho também rs.
Para fazer doce de leite em casa é simples, porém demorado. Já vi gente que usa glucose, já vi em um curso, chefe que usa só leite e açúcar mas eu usei um pouco de bicarbonato e segui o passo a passo que a Raiza do Dulce Delight deu e coloquei um pouco de baunilha, pois os doces de leite argentinos levam baunilha na composição.
Aqui o importante é fazer o doce com leite de garrafinha ou de saquinho, daqueles que ficam na geladeira do mercado (se rolar um fresquinho da fazenda, melhor ainda). O ideal é usar a versão integral, mas quem quiser um leite menos gorduroso pode tentar usar um semidesnatado como eu fiz, mas o sabor não é tão bom. O que não rola é usar leite longa-vida de caixinha. Eu sou teimosa, já tentei e não dá certo rs.
Ingredientes:
1 litro de leite (não pode ser longa vida);
500 g de açúcar (dá fazer com pouco menos açúcar pois assim ele fica mega doce. Dizem que o ideal é açúcar cristal, mas eu só tinha este em casa então… );
1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio.
uma colher de extrato de baunilha (opcional)
Panela com fundo grosso. Eu usei uma de ferro.
Coloque o leite e o açúcar para ferver mexendo sempre. Assim que o açúcar dissolver abaixe o fogo e acrescente o bicarbonato.
Vai rolar uma espumona. Há receitas que dizem para mexer bem até esta espuma dissolver, enquanto a dica da Raiza é retirar toda espuma que formar.
Agora é só cozinhar sem parar de mexer, até ele chegar no ponto desejado. Isso leva quase duas horas ou até mais. Se for usar a baunilha, deixe para colocá-la quando começar engrossar.
Depois de uma hora e pouco ele ainda parecerá líquido e você terá certeza que errou a receita, mas espere que uma hora ele começará engrossar.
Não esqueça que depois que o doce de leite esfria ele endurece então pode retirar do fogo um pouco antes da consistência que você imagina.
Agora se você não quiser fazer o seu doce de leite e tem medo de panela de pressão, se joga no argentino La Salamandra que é muito bom e já tem em vários mercados.
Doce pronto, vamos ao crepe….
O crepe que na minha opinião é mais leve que panqueca, também tem várias receitas. A de hoje eu tirei do livro A pequena Cozinha em Paris de Rachel Khoo, que pode ser utilizado para recheios doces ou salgados.
Ingredientes…
200g farinha de trigo;
2 ovos;
600 ml de leite (+ ou -);
uma pitada de sal;
uma pitada de açúcar (quando eu quero o crepe doce eu coloco uma colher de sopa de açúcar e umas gotinhas de baunilha);
manteiga derretida para untar a frigideira.
Coloque a farinha em uma tigela, quebre os ovos no meio e vá misturando enquanto adiciona o leite aos poucos.
Para o crepe não ficar borrachento, não pode bater. Misture com delicadeza para não ativar demais o glúten da farinha.
A massa deve ficar bem lisa e quando fica algum pedacinho eu acabo passando por uma peneira grossa.
Coloquei os dois “pontos” de massa. Na primeira foto ficou um pouco grosso, o que impede que o crepe fique fininho. Depois coloquei mais leite e a massa ficou mais líquida e fácil de espalhar na frigideira, e assim que eu gosto.
Massa pronta, coloque na geladeira e deixe por uma hora. Dizem que pode deixar para o dia seguinte, então é perfeito para quem quer fazer um café da manhã especial.
Pegue uma frigideira do tamanho ideal para o crepe que você imagina. Eu prefiro as grandes pois gosto de dobrar o crepe duas vezes. Se você quiser dobrá-lo apenas ao meio, pode ser uma panela menor.
Unte com a manteiga derretida. O sabor da manteiga dá um gostinho especial, mas se quiser, pode usar Pan.
Coloque massa suficiente para cobrir o fundo da frigideira, mas ficar uma camada fina. Coloque a massa e rode a frigideira até cobrir tudo.
Frite bem de um lado e vire a massa com a ajuda de uma espátula ou deixando-a bem soltinha e jogando para o alto igual chef 😉 Só deixar o pulso (Ci Rachel que me ensinou) solto e treinar que logo logo você pega o jeito.
Eu gosto da massa assim, com pedacinhos bem dourados e bordinha crocante.
Crepes pronto, hora de montar.
Coloque o recheio, no caso o doce de leite, na metade da massa e é só dobrar ao meio e ao meio de novo. Ou invente sua própria forma. Dá para fazer rolinhos, dobrar só ao meio ou até uma trouxinha amarrada.
Depois é só decorar com frutinhas e polvilhar açúcar impalpável por cima. Não é uma sobremesa fácil e gracinha ?
Você pode usar a massa para crepes doces flambados ou crepes salgados. Basta usar a criatividade.
Espero que façam seus crepes em casa. Bom apetite!!!
Agora se você prefere uma pancake daquelas americanas só que feita com leite condensado, clica aqui que tem uma receitinha ótima e mega fácil.
Aproveite e siga minhas aventuras gastronômicas no instagram (@makeupatelier) e pesquise por #cinthianacozinha.
Para ler todas as receitas que eu já postei aqui no blog é só clicar aqui.
2 Comments
Mary
28/11/2014 at 15:05Hummmm deu água na boca, vou fazer para o lanchinho de sábado 😉.
Cinthia acho suas receitas super praticas e deliciosas testo sempre.
Bjs
Lacy frost
16/04/2019 at 21:54Cíntia eu adoro suas dicaste sempre estou vendo seus vídeos eu moro em South Carolina e adoro ver você falar das lojas boas que temos aqui minha favorita e o home goods tem um lindo bem grande perto onde eu moro. Adoro bolsas tb. Abraço lacy