doces Gastronomia Receitas

#CinthiaNaCozinha| Receita de crepes com doce de leite caseiro

crepe_doce_capa

Ufa, depois de duas viagens e mais um mês em casa botando ordem nas coisas, consegui fotografar uma receitinha que vocês sempre me pedem, o clássico crepe. Mas aproveitei para dar uma incrementada na receita fazendo um Crepe com doce de leite caseiro. Duas receitas em uma, e ambas fáceis e com poucos ingredientes.

Mas eu sei que vai ter um montão de gente que vai falar que para fazer doce de leite é só cozinhar uma lata de leite condensado na pressão, mas tem coisa mais legal do que poder falar que aquele doce delicia, fresquinho e sem aditivos, foi você que fez ? Dá trabalho mas dá orgulho também rs.

doce_de_leite_ingredientes

Para fazer doce de leite em casa é simples, porém demorado. Já vi gente que usa glucose, já vi em um curso, chefe que usa só leite e açúcar mas eu usei um pouco de bicarbonato e segui o passo a passo que a Raiza do Dulce Delight deu e coloquei um pouco de baunilha, pois os doces de leite argentinos levam baunilha na composição.

Aqui o importante é fazer o doce com leite de garrafinha ou de saquinho, daqueles que ficam na geladeira do mercado (se rolar um fresquinho da fazenda, melhor ainda). O ideal é usar a versão integral, mas quem quiser um leite menos gorduroso pode tentar usar um semidesnatado como eu fiz, mas o sabor não é tão bom. O que não rola é usar leite longa-vida de caixinha. Eu sou teimosa, já tentei e não dá certo rs.

Ingredientes:

1 litro de leite (não pode ser longa vida);

500 g de açúcar (dá fazer com pouco menos açúcar pois assim ele fica mega doce. Dizem que o ideal é açúcar cristal, mas eu só tinha este em casa então… );

1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio.

uma colher de extrato de baunilha (opcional)

Panela com fundo grosso. Eu usei uma de ferro.

doce_de_leite_caseiro_receita

Coloque o leite e o açúcar para ferver mexendo sempre. Assim que o açúcar dissolver abaixe o fogo e acrescente o bicarbonato.

Vai rolar uma espumona. Há receitas que dizem para mexer bem até esta espuma dissolver, enquanto a dica da Raiza é retirar toda espuma que formar.

Agora é só cozinhar sem parar de mexer, até ele chegar no ponto desejado. Isso leva quase duas horas ou até mais. Se for usar a baunilha, deixe para colocá-la quando começar engrossar.

Depois de uma hora e pouco ele ainda parecerá líquido e você terá certeza que errou a receita, mas espere que uma hora ele começará engrossar.

Não esqueça que depois que o doce de leite esfria ele endurece então pode retirar do fogo um pouco antes da consistência que você imagina.

panquecas_receita_ingredientes

Agora se você não quiser fazer o seu doce de leite e tem medo de panela de pressão, se joga no argentino La Salamandra que é muito bom e já tem em vários mercados.

Doce pronto, vamos ao crepe….

O crepe que na minha opinião é mais leve que panqueca, também tem várias receitas. A de hoje eu tirei do livro A pequena Cozinha em Paris de Rachel Khoo,  que pode ser utilizado para recheios doces ou salgados.

Ingredientes…

200g farinha de trigo;

2 ovos;

600 ml de leite (+ ou -);

uma pitada de sal;

uma pitada de açúcar (quando eu quero o crepe doce eu coloco uma colher de sopa de açúcar e umas gotinhas de baunilha);

manteiga derretida para untar a frigideira.

panquecas_receita_basica

Coloque a farinha em uma tigela, quebre os ovos no meio e vá misturando enquanto adiciona o leite aos poucos.

Para o crepe não ficar borrachento, não pode bater. Misture com delicadeza para não ativar demais o glúten da farinha.

A massa deve ficar bem lisa e quando fica algum pedacinho eu acabo passando por uma peneira grossa.

Coloquei os dois “pontos” de massa. Na primeira foto ficou um pouco grosso, o que impede que o crepe fique fininho. Depois coloquei mais leite e a massa ficou mais líquida e fácil de espalhar na frigideira, e assim que eu gosto.

Massa pronta, coloque na geladeira e deixe por uma hora. Dizem que pode deixar para o dia seguinte, então é perfeito para quem quer fazer um café da manhã especial.

panquecas_como_fazerPegue uma frigideira do tamanho ideal para o crepe que você imagina. Eu prefiro as grandes pois gosto de dobrar o crepe duas vezes. Se você quiser dobrá-lo apenas ao meio, pode ser uma panela menor.

Unte com a manteiga derretida. O sabor da manteiga dá um gostinho especial, mas se quiser, pode usar Pan.

Coloque massa suficiente para cobrir o fundo da frigideira, mas ficar uma camada fina. Coloque a massa e rode a frigideira até cobrir tudo.

Frite bem de um lado e vire a massa com a ajuda de uma espátula ou deixando-a bem soltinha e jogando para o alto igual chef 😉 Só deixar o pulso (Ci Rachel que me ensinou) solto e treinar que logo logo você pega o jeito.

Eu gosto da massa assim, com pedacinhos bem dourados e bordinha crocante.

crepe_doce_de-leite

Crepes pronto, hora de montar.

Coloque o recheio, no caso o doce de leite, na metade da massa e é só dobrar ao meio e ao meio de novo. Ou invente sua própria forma. Dá para fazer rolinhos, dobrar só ao meio ou até uma trouxinha amarrada.

crepe_frances

Depois é só decorar com frutinhas e polvilhar açúcar impalpável por cima. Não é uma sobremesa fácil e gracinha ?

Você pode usar a massa para crepes doces flambados ou crepes salgados. Basta usar a criatividade.

panquecas_receita_doce

 Espero que façam seus crepes em casa. Bom apetite!!!

Agora se você prefere uma pancake daquelas americanas só que feita com leite condensado, clica aqui que tem uma receitinha ótima e mega fácil.

Aproveite e siga minhas aventuras gastronômicas no instagram (@makeupatelier) e pesquise por #cinthianacozinha.

Para ler todas as receitas que eu já postei aqui no blog é só clicar aqui.

Você também pode gostar...

1 comentário

  • Mary
    28/11/2014 at 15:05

    Hummmm deu água na boca, vou fazer para o lanchinho de sábado 😉.
    Cinthia acho suas receitas super praticas e deliciosas testo sempre.
    Bjs

Comente aqui

Translate »