doces Gastronomia Receitas

#CinthiaNaCozinha | Sponge Cake e várias combinações de recheios.

sponge_cake_capaO passo a passo de hoje é a receita de um bolo básico, fácil de fazer e perfeito como base para sua criatividade na hora de escolher o recheio e a cobertura. O famoso Sponge Cake.

É um bolo leve, mas firme e segura super bem as camada. Ele encolhe quando está assado e sai fácil da forma. É uma receita que estou usando bastante quando quero fazer “naked cake”.

sponge_cake_ingredientesIngredientes do Sponge Cake

4 ovos;
2 xícaras de açúcar demerara (eu escolho este por ter nutrientes, coisa que o refinado não tem);
1 xícara de leite ;
1 colher de chá de extrato de baunilha;
1/4 de xícara de manteiga;
2 xícaras de farinha de trigo;
(Se for bolo de chocolate, coloque umas 3 colheres de cacau e retire duas de farinha)
2 colheres de chá de fermento em pó;
uma pitada de sal.

sponge_cake_modo_preparo

Comece batendo somente os ovos até ficarem com espuma.

Com a batedeira ligada vá adicionando o açúcar uns 5 minutos, até formar um creme claro (este açúcar demora mais do que o refinado para dissolver) e em seguida adicione a baunilha.

Agora é hora de adicionar os ingredientes secos que já devem estar previamente peneirados. O ato de peneirar dissolve bolinhas e ajuda aerar a farinha e com isso o bolo fica mais fofo.

Junte os secos na batedeira com velocidade bem baixa (ou na mão mesmo) e só até misturar. Não pode bater demais a farinha senão o bolo fica duro.

Esquente o leite junto com a manteiga até ela ficar derretida. Não precisa ferver. Depois adicione o leite a massa e misture até ficar homogêneo.

Coloque em uma (ou duas) forma(s) forrada (s0) com papel manteiga e leve ao forno pré aquecido (170 c).

Asse em forno a 170 graus até começar sentir cheirinho de bolo na casa (é o melhor termômetro já que o tempo muda muito de forno para forno), aí é hora de fazer o teste do palito.

Coloque o palito até o fim no meio do bolo e espere 3 segundos, se ele sair sequinho o bolo estará pronto.

Retire do forno, espere uns 10 minutos, desenforme e deixe esfriar antes de cortá-lo.

sponge_cake_recheio

Hora do recheio…

Para a maioria dos meus recheios, eu uso uma espécie de creme tipo brigadeiro e vou mudando o sabor ou troco por uma ganache. Mas o processo do brigadeiro é quase sempre igual e vai da sua criatividade na hora de inventar.

A base dos brigadeiros é sempre leite condensado e creme de leite no lugar na manteiga. Ai eu acrescento licor, vinho, champagne, extrato de baunilha, extrato de amêndoas, Nutella, leite de coco ou o que der na telha.

Primeiro cozinhe bem o leite condensado e o creme de leite até começar soltar da panela. Ai é só misturar o “sabor”que quiser e cozinhar um tiquinho a mais para eliminar um pouco do álcool.

Mesmo sendo um bolo mais leve, eu gosto de umedecê-lo com alguma coisa.  Hora alguma bebida com álcool, hora o suco de alguma fruta, ou apenas uma mistura de água, açúcar e baunilha. O importante é umedecer mas não encharcar demais para o bolo não desmoronar.

E para quem pergunta como eu corto os meus bolos, eu uso faca mesmo. Esta massa é super tranquila para cortar pois ela é leve mas é firme.

Alguns exemplos dos bolos “sponge cake” que eu já fiz e postei no meu insta (@makeupatelier)…

sponge_cake_frutasBolo de baunilha com recheio de brigadeiro de Baileys e frutas vermelhas.

Como foi um bolo grande, foram duas receitas da massa acima e duas receitas do recheio abaixo.

Para este brigadeiro, usei uma lata de leite moça e uma caixinha de creme de leite. Deixa cozinhar até o ponto de brigadeiro mole e acrescente o licor a gosto e deixe esfriar.

Para a montagem usei a camada do bolo umedecido com licor misturado com água, depois uma camada do brigadeiro e uma camada das frutas cortadas em pedaços (e inteiras para as frutas aparentes em cima e na lateral). Repita o processo com todas as camadas.

Depois polvilhe com açúcar impalpável ou açúcar gelado

sponge_cake_naked_cerejas

Bolo de baunilha com recheio de brigadeiro de champagne e cerejas frescas.

Para o brigadeiro usei uma lata de leite moça e uma caixinha de creme de leite. Deixei cozinhar até o ponto de brigadeiro mole e acrescentei champagne (a gosto).

Para a montagem usei a camada do bolo umedecido com champagne, depois uma camada do brigadeiro e uma camada cerejas cortadas cortadas em pedaços. Repita o processo com todas as camadas.

sponge_cake_chocolateBolo de chocolate com recheio de chocolate trufado e Ovomaltine.

Para umedecer este bolo eu usei uma mistura de água fervida com açúcar e extrato de baunilha. Não tenho medidas exatas pois vou misturando e vendo se está levemente doce.

Para o recheio não usei brigadeiro e troquei por uma ganache.  Usei meio kilo de chocolate meio amargo e 3 caixinhas de creme de leite fervido. Misturei tudo até derreter o chocolate e coloquei uma colher de sopa de mel e duas colheres de sopa de conhaque.

Para a montagem foi uma camada de bolo umedecida, uma camada fina de Ovomaltine espalhado no bolo todo e uma camada do recheio. Assim por diante.

Para decorar polvilhei Ovomaltine, açúcar, algumas physalis e decoração de açúcar queimado.

sponge_cake_trufas

E é isso, agora só usar a criatividade e criar seu próprio Naked Cake e claro, me mostrar como ficou.

Aproveite e siga minhas aventuras gastronômicas no instagram (@makeupatelier) e pesquise por #cinthianacozinha.

Para ler todas as receitas que eu já postei aqui no blog é só clicar aqui.


Você também pode gostar...

4 Comments

  • Links Legais da Semana - Blog da Fran
    22/08/2014 at 17:21

    […] Eu passo mais vontade que vocês, já que tenho evitado cozinhar gordices aqui em casa… Mas acho de utilidade pública compartilhar receitas que parecem deliciosas! (rs) Então segue essas da Cinthia Ferreira do Sponge Cake e várias combinações de recheios! […]

  • Vanessa Alves da Silva
    08/01/2015 at 04:59

    Olá,

    O leite com a manteiga deve estar morno ou se esfriar não tem problema??

    Obrigada

  • Cinthia Ferreira
    08/01/2015 at 10:55

    A manteiga são não pode estar endurecida. Mas não tem problema não 😉

  • Tereza
    20/01/2016 at 19:12

    Como usar frutas vermelhas congeladas qual processo?

Comente aqui

Translate »