doces Gastronomia Receitas

#CinthiaNaCozinha |Receita de tortinhas de chocolate amargo com caramelo salgado

torta_chocolate_capaLembram que postei esta tortinha de chocolate amargo e caramelo salgado no meu Instagram há umas duas semanas ? Pois chegou o dia da receita ;). Foi uma mistura de receitas boas com coisinhas que eu estava com vontade de comer no dia e deu nisso. O sabor é diferente e a mistura do chocolate amargo com o caramelo salgado e o crocante da massa dá um toque bem especial. Uma sobremesa bem caprichada para servir depois de um jantar especial ou um brunch de domingo.

torta_chocolate_ingredientesVamos começar pela Pâte Sucrée, ou como conhecemos em português, massa podre. Esta quantidade dá para uma torta grande, mas eu usei 4 forminhas de  12 cm de diâmetro por 2 cm de altura. O importante é usar uma forma com fundo removível e deixar a lateral da torta bem rasinha. A altura dela só tem 2 cm.

Ingredientes…

250g de farinha de trigo especial;

125g de manteiga;

1 pitada de flor de sal;

4 colheres de água e

2 gemas

torta_chocolate_massaEm uma tigela coloque a farinha peneirada junto com a manteiga bem geladinha e cortada em pedaços. Junte o sal e amasse tudo com a ponta dos dedos até virar uma farofa. Eu uso este utensílio que é próprio para cortar e misturar massas mas os dedos mandam muito bem também ;).

Depois que a farofa estiver pronta e bem soltinha, coloque as gemas e a água. Misture até ficar tudo homogêneo e pronto. Não precisa ficar trabalhando a massa demais.

Faça uma bola, embale bem no plástico filme e deixe na geladeira pelo menos 1 hora. Se quiser fazer um dia antes também pode.

torta_chocolate_patee_sucreDepois que a massa sair da geladeira abra-a com ajuda de um rolo e deixe-a com 2 milímetros de altura e a largura deve ser maior que o formato das forminhas ou da forma grande se for o caso.

Levo a massa enrolada no rolo e coloco-a posicionada em cima da forma. Com os dedos vou afundando a massa e cobrindo a lateral toda apertando-a contra o fundo.

Uso mais uma vez o próprio rolo passando por cima da forma para cortar as rebarbas de massa que ficaram para fora.

Leve a geladeira por mais uma hora.

torta_chocolate_massa_podreAgora vem uma parte super importante.

Se colocarmos a massa para assar desta forma ela vai crescer e ficar toda tortinha. Então vamos furar toda massa com uma garfo, colocar um papel manteiga recortado por cima e cobrir com feijões. Sim, os feijões (quem quiser investir pode comprar feijões de cerâmica que são próprios para isso) farão peso e a massa do meio ficará assada e retinha. Depois vc guarda os feijões assados e usa em todas as tortinhas futuras.

O forno deve estar com 170 graus Celsius e a tortinha vai assar por mais ou menos 25 minutos, mas tudo vai depender do seu forno. Retire o papel com os feijões e deixe esfriar. A minha eu resolvi tirar os feijões e deixar mais 3 minutinhos para dar uma dourada, mas não é o certo rs.

torta_chocolate_caramelo_salgadoO caramelo…

O meu caramelo foi uma mistura que deu certo. Comecei com a receita de doce de leite da Raiza e coloquei manteiga e flor de sal para fazer um caramelo diferente (já que o caramelo mesmo é feito com creme de leite ). Fiz tudo com leite sem lactose para ver no que dava e ficou incrível.

4 xícaras de leite (como eu disse eu usei a versão sem lactose);

1  1/2 xícara de açúcar;

1/2 colher de sopa de bicarbonato de sódio;

1 colher de sopa de manteiga;

1/2 colher de chá de flor de sal.

Dissolva o açúcar e o leite no fogo médio.Quando o açúcar estiver dissolvido, abaixe o fogo e acrescente o bicarbonato. Mexa sempre (sem parar) e vá retirando a espuma que formar por cima.
Cozinhe sem parar de mexer por uns 30 minutos e acrescente a manteiga. Neste ponto a calda já estará bem escura e é só cozinhar até ficar no ponto da foto. Depois que esfriar vai endurecer mais. No total ficamos uma hora com a calda no fogo.

Desligue o fogo, acrescente os cristais de sal e misture. Leve a geladeira para esfriar.

Agora se você quiser uma receita mesmo de Salted caramel, aqui tem uma.

torta_chocolate_ganacheAgora a camada de cobertura que vai primeiro na hora de montar, o Ganache de chocolate. Esta receita eu peguei do livro de sobremesas da Ladurée e óbvio que mudei um pouquinho.

Os ingredientes…

150 gramas de chocolate com pelo menos 65% de cacau;

150 gramas de creme de leite fresco (se não tiver pode ser o de caixinha);

30 gramas de manteiga em temperatura ambiente.

Pique o chocolate em pedaços pequenos e reserve. Leve o creme de leite ao fogo até levantar fervura.

Despeje metade do creme de leite fervido por cima do chocolate e mexa bem com a ajuda de um fouet (o batedor). Depois que o chocolate dissolver, junte com o restante do creme de leite e misture bem.

Corte a manteiga em pequenos pedaços e dissolva-a nesta mistura que ainda estará quente. Misture bem com o fouet até ficar um creme bem brilhante e lisinho. Espere esfriar antes de montar a torta.

torta_chocolate_montagem

Para montar a torta é bem simples. Metade da altura com ganache de chocolate e por cima uma camada do caramelo. Eu prefiro colocar o recheio com elas ainda na forminha e deixar para desenformar só na hora de servir.

Os cristais de flor de sal no centro decoram, e indicam o sabor. E pronto, é só servir…

torta_chocolate

Percebam que a massa é bem crocante, o ganache é mais firme e o caramelo tem uma cremosidade e um brilho todo especial.

Lembrando que mesmo o caramelo sendo feito basicamente de leite e açúcar, combina perfeitamente com o chocolate amargo enquanto o sal entra para deixar a língua doidinha com a mistura de sabores. É muito bom.

Espero que tenham gostado da receita de tortinhas de chocolate amargo com caramelo salgado. E como eu sempre digo, quem fizer a receita, posta no instagram e me linka (@makeupatelier)

Para ler todas as receitas que eu já postei aqui no blog é só clicar aqui.


Você também pode gostar...

8 Comments

  • Andressa
    09/04/2014 at 12:37

    Cinthia, sou apaixonada pelas suas receitas!!!
    Obrigada por compartilhar!
    Amava o make up atelier, mas depois que virei mãe os pinceis ficaram um pouco de lado e amo mais o Spyce Vanilla… rs
    Bjs

  • Cinthia Ferreira
    09/04/2014 at 14:14

    Ah que fofa 🙂 Mas não é pq virou mamãe que tem que deixar a mulherzisse de lado heim ? Agora com a tag moda dá para pegar bastante dica e ser uma mamãe cozinheira e gatona rs.
    Bjsss

  • Andrea
    03/06/2014 at 14:37

    Oi!!! O que seria essa farinha de trigo especial??? Bjos

  • Cinthia Ferreira
    03/06/2014 at 17:20

    É a farinha especial que encontramos no mercado. Ela é mais fina e branquinha, mas tem em todo lugar 😉
    bjs

  • MARIA DE LOURDES ARAUJO
    17/03/2015 at 07:56

    nossa maravilhosa essas tortinhas para festa.
    muito obrigada por essa ideia rica e maravilhosa.
    Deus te abençoe

  • Samuel
    13/01/2016 at 21:32

    Olá Cíntia.
    sua receita está bem prática.
    só me responde:
    A farinha é com ou sem fermento?
    Abs e sucesso!!!

  • Cinthia Ferreira
    14/01/2016 at 11:32

    Oi Samuel, sem fermento 😉

  • Marina dutra
    12/04/2016 at 15:07

    Vou testar hoje……hummmm

Comente aqui

Translate »