doces Gastronomia Receitas

#CinthiaNaCozinha |Bolo cremoso de fubá

bolo_fuba_cremoso_capa

Update:  Marido conseguiu com a prima a receita antiga que a sua tia fazia, testou e ficou incrível. No fim do post tem a receita nova.

A receita de hoje é bem mais simples do que a maioria que eu posto aqui no blog. Mas como o Bolo cremoso de fubá que o marido fez resultou em vários comentários de leitores pedindo a receita, aí vai.

Primeiro o marido tentou uma receita que achou na net, mas o resultado não ficou legal. Nisso a leitora Claudia (@clau_mi ) disse ter ficado com vontade de bolo de fubá, fez a receita, postou uma foto e me linkou. Lógico que foi só o marido ver a foto para pedir a receita.

Então vamos a receita que a Claudia nos mandou e foi super aprovada. Só mudamos um pouquinho a forma de fazer pois o marido achou mais fácil bater tudo no liquidificador.

bolo_fuba_cremoso_ingredientes

Ingredientes…

1 xícara de chá de fubá
2 xícaras e meia de açúcar
1 xícara de chá de farinha de trigo
50gr de queijo ralado
4 xícaras de chá de leite
4 ovos batidos (como se fosse fazer uma omelete)
2 colheres de sopa de margarina sem sal
1 colher de sopa de fermento em pó

Preaqueça o forno a 180 graus.

bolo_fuba_cremoso_baterA receita da Claudia dizia para primeiro bater os ovos, depois misturar todos os ingredientes secos, acrescentar o leite, os ovos e a margarina e misturar bem.

O marido bateu os ovos antes e resolveu misturar tudo no liquidificador para ficar mais homogêneo. É simples assim.

bolo_fuba_cremoso_forma_2

A forma deve ser todinha untada e coberta com o próprio fubá (no lugar da farinha que sempre usamos) para o bolo não grudar.

bolo_fuba_cremoso_massaDepois é só despejar a massa na forma e levar ao forno (já preaquecido) por 30 a 40 minutos. Até a parte de cima ficar douradinha.

bolo_fuba_cremoso_formaEle usou uma forma grande demais (33×23) e por isso o bolo ficou só até a metade depois de assado e deve ser o motivo dele der ficado com a parte cremosa mais para cima do que no meio. O ideal é usar uma forma menor que esta.

Deixe esfriar uns 15 minutos antes de cortar.

bolo_fuba_cremoso_finalE assim ficou o bolo. Quentinho, cremoso, delicioso e perfeito para um lanche da tarde. Tem coisa mais simples ???
Obrigada mais uma vez Claudia 😉

.

Agora a receita de família que o marido encontrou. Esta versão leva coco no lugar de queijo ralado (algumas leitoras já tinham comentado sobre esta versão).

bolo_fuba_cremoso_coco

Ingredientes…

4 ovos
3 xícaras de leite
1 xícara de fubá
3 colheres de sopa de farinha de trigo
2 xícaras de açúcar
100 gramas de coco ralado (O coco desidratado, de “pacotinho”, deve ser hidratado antes com um pouco de água até ficar bem molhadinho).
1 colher de sopa de fermento em pó e 1 pitada de sal

O preparo…

Preaqueça o forno a 180 graus.

Bata tudo no liquidificador, adicionando o fermento por último.

Coloque em uma forma untada e enfarinhada, leve ao forno por no mínimo 30 minutos e deixe até a dourar (A massa ficará bem líquida, é nornal). Usamos uma forma de 28 x 22 cm. Não use uma forma muito menos pois o bolo ficará baixo e não formará muito bem o “recheio”

Retire do forno e espere uns 15 minutos antes de cortar. O meio ficará tipo um pudim molinho.

É delicioso !

Quer ficar de olho nas receitinhas que eu ando preparando e ainda não viraram post ? Então me segue no instagram e fique de olho na hashtag #cinthianacozinha.

Para ver as outras receitas que já postei, clica aqui.


Você também pode gostar...

2 Comments

  • Myla
    28/01/2014 at 09:56

    Parecida com a receita da minha mãe! Tô doida pra fazer desde que vi a foto no instagram ahaha mas preciso comprar os ingredientes. E a dela fica com a parte cremosa em cima também, tão bom!

  • Andressa
    09/04/2014 at 12:45

    Faço essa primeira receita (sem o coco ralado) substituindo parte do leite por um vidro de leite de coco. Fica divino! Experimente!!!
    Bjs

Comente aqui

Translate »