Estados Unidos Gastronomia MInhas Viagens New York

Conhecendo o Eataly de New York

 Eataly Apesar de eu ter certeza que ando falando mais de comida do que de viagem neste blog, não posso deixar de falar do Eataly de New York. Um local gastronômico imperdível que já faz parte do roteiro turístico da cidade.

O Eataly é uma rede de mercados gastronômicos espalhados pelo mundo. A primeira unidade foi aberta em Torino na Itália, em seguida Milão, Bolonha, outras cidades da Itália até chegar no Japão em 2009 e New York em 2010. Atualmente o site oficial apresenta 17 unidades.

Massas frescas no Eataly

A unidade de New York já entrou para o roteiro turístico da cidade e é praticamente uma Disney para os amantes de culinária. Um grande espaço setorizado por tipos de comidas. Dos enlatados importados aos fresquinhos, dos gelatos italianos aos bombons Bacci. Uma variedade enorme de importados que preenchem gôndolas e mais gôndolas com delícias para todos os gostos.

Optamos por conhecer o Eataly depois de uma manhã no Meet debaixo de muito frio e uma chuvinha com neve bem chata. Uma pena que muita gente teve a mesma ideia e o local estava uma lotação total. Entre um lado do mercado ao outro perdíamos alguns minutos. Sem contar a dificuldade de reunir a família no meio daquela multidão toda já que cada um de nós tinha um interesse específico.

A Claudia do Aprendiz de Viajante mora nos EUA, foi na inauguração e já voltou meses depois. Disse que sempre é bem cheio e confuso, apesar dela adorar o local e contar aqui.

eataly_7

Para quem mora na cidade e tem a possibilidade de cozinhar é uma maravilha. Frutas e legumes tão fresquinhos e coloridos que mais parecem enfeites. Fiquei com um desejo enorme de fazer umas comprinhas e voltar para “minha casa” cozinhar. Quem sabe da próxima escolhemos um apartamento no lugar de um hotel né rs.

Mas não se engane achando que o preço é tão bacana quanto o lugar. Os valores são altos e você pode deixar uma porção de dólares por lá se quiser sair com uma sacolinha recheada de gostosuras italianas. Tem coisas que velem muito a pena pela exclusividade, outras são caras demais por conta do local. Já as comidinhas servidas no local tem um preço justo e a variedade é muito boa.

Eataly mercado

O mercado tem quase 5 mil metros, gôndolas de supermercados dividem espaços com restaurantes, praças com mesinhas e balcões servindo delicia o dia todo.

Para levar para casa você encontra massas importadas, azeites de todos os tipos, bebidas diferentes, temperos e especiarias, biscoitos italianos, chocolates, doces e outras gostosuras. Em outro canto estão os livros de culinária e os acessórios de cozinha.

pastilhas Leone

Minha descoberta da vez foram as pastilhas Leone, Já tinha visto as caixinhas em outra viagem mas como não sou muito chegada em qualquer bala não comprei. Mas desta vez as embalagens me cativaram mais e acabei comprando algumas caixinhas. As pastilhas italianas são produzidas em Torino onde a Leone existe desde 1857.  As pastilhas são rústicas e com sabores únicos. As de Tangerina e de Vanilla me deixaram doidas e comprei duas caixinhas de cada.

Por lá as adoradoras dos cosméticos também poderão fazer suas comprinhas. Um espaço dedicado a beleza conta também com máscaras faciais da Dairy Face feitas com frutas e ingredientes tão fresquinhos que precisam ser mantidas refrigeradas. Vendem até necessaires térmicas para carregar as máscaras.

máscara facial Eataly

Agora se você está passeando, hospedado em um hotel sem cozinha é claro, não precisa ficar com água na boca pois o Eataly tem vários restaurantes espalhados pela casa. Aqui você consegue visualizar todos e saber dos horários de funcionamento. Tem restaurantes que a especialidade são as carnes, outros são os peixes, verduras, sanduíches e sobremesas. Casa cantinho do mercado tem uma opção de babar.

Quem não quiser sentar para comer pode aproveitar as comidinhas servidas nos balcões. Pedaços de pizza, lanchinhos, sorvetes e chocolates artesanais, várias mini sobremesas ou até mesmo uma pratinho com frios e queijos. Estas podem ser opções rápidas para quem estiver sem paciência ou com hora contadinha.

Como não tínhamos feito reserva o jeito foi escolher um dos restaurante e esperar 45 minutos até arrumarmos uma mesa. Escolhemos o La Pizza & La Pasta pois eu estava morrendo de vontade depois de ver aquelas massas expostas nos balcões. Pedimos massas e pizzas e aprovamos tudo, desde os pães com azeite da entrada, a lasanha deliciosa e uma pizza de queijo muito boa.

Caso você se interesse  por alguma das bebidas do mercado e a mesma não é servida no restaurante, basta pagar no caixa (onde eles colocam um selinho), voltar para o restaurante e consumi-la junto com seu prato. Nós fizemos isso.

Eataly New York

Agora se você ama mesmo este tipo de passeio pode aproveitar e marcar uma visita guiada ao local. O tour custa 35 dólares, dura em média 15 minutos e além de conhecer os cantinhos e bastidores do mercado, você ainda degustará focaccias, pizzas, mussarela, sorvetes e chocolates.

Além do tour os amantes da culinária podem marcar um curso rápido de algumas horas. Aqui tem a agenda com as próximas aulas. O custo médio de cada curso é de 100 dólares. Com certeza marcarei um na minha próxima ida a New York.

Curtiram o programa ? Eu não vejo a hora de voltar ao Eataly. É o tipo de passeio que eu que amo comer e amo cozinhar, adoro fazer.

Onde: O Eataly de New York fica no numero 200 da 5th Avenue (com a 23) , New York, NY.  O horário do mercado é da 10 -23h.  Mas sugiro consultar o site para saber o horário correto de cadas setor.

E uma boa notícia. Recentemente divulgaram que os brasileiros terão um Eataly para chamar de seu. A rede está se expandindo pelo mundo e nosso país já foi escolhido. Só resta saber quando e onde será.

You Might Also Like...

4 Comments

  • Isabella Rabello
    06/03/2013 at 22:25

    Fiquei com fome vendo esse post…
    Mas sério que a visita guiada dura só 15 minutos? Acho que ia perder o guia no primeiro corredor rsrs

  • Rizia
    31/10/2017 at 16:13

    Vou em Janeiro pra NY e estou com medo do frio. Queria dicas de roupas e locais pra comprar. Aquele seu casaco preto com capuz de pêlo é de onde? Obrigada

  • Cinthia Ferreira
    31/10/2017 at 18:58

    Janeiro lá é frio mesmo. Pode comprar na Uniqlo e mandar entregar no hotel, na Century XXI tb tem bons casacos. O meu é da Nicoli Beniste e minha amiga comprou no Canadá.

  • Resumo das notícias do Spicy Vanilla
    19/12/2021 at 19:23

    […] Conhecendo o Eataly de New York […]

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »