Africa Egito Tips For Trips Turismo

Tips For Trips | Egito (Cairo) Parte 1

As dicas a seguir foram enviadas pela leitora Priscila. Como ela enviou muitas dicas, decidi dividir o post em dois, portanto no próximo Tips For Trips vocês poderão ler a segunda parte das dicas.

“Olá, leitores do Spicy!!! Meu nome é Priscila, tenho 36 anos, sou brasileira, casada há cinco anos com um egípcio. Por conta disso, sempre que possível viajamos para visitar a família dele por lá.
Sendo assim, minhas dicas são sobre o Egito, mais especificamente sobre o Cairo, que é onde passo a maior parte do tempo quando estou no país.
O passeio mais óbvio e obrigatório, como vocês devem imaginar, são as três grandes pirâmides de Giza. Sem dúvida são a maior atração, e normalmente é possível entrar em uma delas. É inevitável a surpresa e a emoção quando nos deparamos com a Esfinge e as três pirâmides ao fundo, são construções magníficas!
Além disso, para quem tem uma curiosidade histórica maior, vale a pena conhecer Sakkara, onde se pode verificar as primeiras tentativas de construção de túmulos no formato de pirâmides. Normalmente os hotéis têm todas as informações sobre esses passeios.
 E, falando em hotéis, eu honestamente entendo que o melhor lugar para se hospedar é próximo ao centro da cidade, nos arredores do Rio Nilo, onde se tem fácil acesso  a praticamente todos os lugares turísticos. O trânsito do Cairo é um caos, muita buzina e nenhuma regra, sem contar os congestionamentos. Então, localização realmente é algo importante por lá. Há vários hotéis ótimos na região, como o Ramsés Hilton, o Sheraton El Gezira, o Semiramis. É só dar uma boa pesquisada em sites especializados, ver a opinião dos hóspedes e escolher algum.
O melhor meio de transporte é o táxi, que é bem barato, ainda mais comparando com os preços daqui. Os melhores e mais confiáveis são os inteiramente brancos ou os amarelos, que possuem taxímetros. Mas cuidado: fujam dos táxis preto e brancos, pois estes não têm taxímetro  e o motorista cobra o que bem entender, mas, se vocês decidirem pegar um preto e branco, por falta de opção no momento ou simplesmente pelo espírito de aventura, negociem antes de entrar no veículo e paguem somente o combinado. Uma coisa engraçada por lá é que os motoristas de táxi podem recusar corridas; você informa o destino, se eles não estiverem indo na mesma direção, simplesmente vão embora. Também é comum o táxi já estar transportando passageiros e pegar mais alguém no caminho. Mas não se preocupem, isso é mais normal com moradores, e não com turistas… Mas são coisas inusitadas para mim e que me divertem bastante.
Outro lugar muito interessante para visitar é o mercado Khan el Khalili… O marido detesta ir, diz que é brega, tumultuado e os vendedores são pouco confiáveis. Ok, ok, ele em parte tem razão, mas quem resiste a umas lembrancinhas? Basicamente, o lugar tem um monte de objetos de inspiraçao faraônica… espelhos, álbuns, carteiras, canetas, canecas, e tudo o que você puder imaginar. Mas, ao menos para mim, o mais legal de lá é ver a mistura de cores, aromas, gente do mundo inteiro comprando e negociando… Essa é a magia!
E uma regra: negocie sempre!!! Os vendedores chutam um preço lá no alto para turistas (e que, mesmo assim, é super barato para nós), então você pode efetuar uma contraproposta de pelo menos 1/5 do valor inicialmente ofertado. Se, ao final, você conseguir pagar 1/3 do preço inicial, tenha certeza que o vendedor ainda está lucrando. E a negociação faz parte da aventura.
Coisas que valem a pena comprar lá: pashminas! Para quem gosta, é possível achar umas lindas e por um preço ridiculamente baixo. Os perfumes em óleo também são diferentes e interessantes, vale a pena conhecer. E tem uma parte do mercado só com lojas de ouro, muito ouro! O ouro lá, hoje em dia, é só um pouco mais barato que o daqui. Mas é fantástico ver as jóias orientais, super diferentes e espetaculosas! E dá para encomendar correntinhas com seu nome em árabe, ou numa plaquinha, em hieróglifos.
A Mesquita de Mohammed Ali também é um lugar incrível. A arquitetura, o revestimento em alabastro… E, para quem não é muçulmano, é uma oportunidade de conhecer o interior de uma mesquita. Pouquíssimas pessoas rezam no local, que hoje em dia é basicamente turístico.
Um lugar com uma linda vista é a Torre do Cairo (Cairo Tower), ponto mais alto da cidade. Do alto da torre, que fica numa ilha (Gezira) no meio do Nilo, é possível ver as pirâmides de um lado, e do outro a Mesquita de Muhammed Ali.”
Por enquanto é só, fiquem ligados que no próximo post tem mais dicas sobre o Egito….

Por Priscila

Tem alguma dica de viagem ? Nacional, internacional, qualquer dica ? Manda para cá…

Você pode enviar somente o texto com a dica, ou mandar uma foto bem bacana!  Saiba como enviar neste post aqui. Eu e os leitores estamos aguardando a sua dica!

You Might Also Like...

2 Comments

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »