O “visitando” de hoje vai mostrar um pouquinho de Côte d’Azur, o litoral mais belo que já conheci.
Nice é o maior balneário da costa mediterrânea e foi a primeira cidade da França que conheci, e a curiosidade maior foi de tanto ouvir o marido falar que foi o mar mais azul que ele tinha visto.
Chegamos na cidade no trem noturno vindo da Espanha e quando avistei a placa “Cannes” vi que estávamos bem perto de Nice. A chegada não foi a mais emocionante, já que esperava uma coisa muito luxuosa e encontrei uma estação pequena, antiga e pessoas um tanto estranhas circulando por lá.
Fomos ao hotel deixar as malas e já saímos para conhecer um pouquinho da cidade. Descemos até a praia e lá pude ver pela primeira vez a beleza do Mar Mediterrâneo.
Juro que fiquei alucinada com a cor daquele mar. Um azul que a lente da câmera não era capaz de captar.
Esqueci que tinha achado a cidade estranha na chegada e amei estar lá naquele momento.
Era começo de primavera mas estava bem frio. A praia estava bem movimentada e as pessoas sentavam nas pedras (felizmente lá não tem areia) todas de casacos e botas, meu sonho de consumo.
Claro que no verão não é assim, e a mulherada lá é bem chegada em um “topless” rs.
Toquei na água só para sentir a temperatura e era congelante. Mesmo assim era possível ver locais tomando banho de mar com um belo sorriso no rosto.
Passeios…
A cidade é linda, tem uma arquitetura espetacular, gente bonita, muita cultura e tudo isso juntando a praia a uma bela cidade moderna.
Andar a beira-mar na Promenade des Anglais ou “Prom”, como dizem os Franceses, é uma delícia. Carrões, bicicletas e patins dividem espaço com charretes e transeuntes com seus pets, circulam o dia todo por alí. Prédios antigos e magestosos (hoteis, lojas, restaurantes) emolduram a bela costa litorânea. (ver o por do sol de um daqueles banquinhos é incrível)
O Hotel Negresco fica na Promenade des Anglais, é o mais antigo e mais famoso hotel e com certeza merece uma visita.
Existem vários museus na cidade. O Musée Matisse, Musée Chagal, Musée d’ Art Contemporain, Musée des Beaux-Arts entre outros.
Um dos cartões postais de Nice é a Cathédrale Orthodoxe Russe St. Nicolas, que é simplesmente maravilhosa (fica fechada na hora do almoço).
Fiquei apenas 2 dias por lá e não parei de andar um minuto. Mas a cidade não é muito grande e deu para visitar bastante coisa neste tempo.
Para quem vai ficar mais tempo pode pegar um trem local e visitar Mônaco (que é linda) e Cannes que ficam bem próximas.
Compras…
Nice não é o melhor lugar do mundo para compras, a não ser que você esteja disposto a deixar uma porção de euros por lá. E quem estiver disposto vai encontrar grandes grifes com vitrines enlouquecedoras.
Para comprar grandes marcas pode ir na Place Massena, uma praça que fica no centro da cidade, e tem muitas lojas. Ou na famosa “Galeries Lafayette“ que também encanta Paris. Esta sim vale a visita, e se der sorte, boas compras em liquidação.
Para a mulherada louca por produtos para a pele as farmácias são um achado. Marcas conhecidas como Vichy, La Roche, Aveene, recheiam prateleiras com preços muito inferiores aos praticados no Brasil.
Para quem quer antiguidades, toda segunda feira tem uma grande feira na “Vieux Nice”.
Outro lugar que adorei gastar alguns euros, foi no mercado Monoprix que tem unidades em grande parte da França. Lá é ótimo para comprar produtinhos de beleza, maquiagens e comidinhas.
Onde Comer…
A cidade é cheia de restaurantes e lanchonetes conhecidas. Tudo vai depender do quanto estiver disposto a gastar.
Quer um restaurante chic e tradicional, o Hotel Negresco pode ser uma ótima opção (preços). Quer economizar em comidinhas, pode se jogar em um delicioso Crepe Francês, ou experimentar as várias comidinhas prontinhas e queijos deliciosos que existem nos mercados.
Onde ficar…
Tem intenção de ficar a beira-mar, prepare-se pois os hotéis são bem caros. Mais para cima em direção a estação encontra-se opções bem mais baratas.
Como reservei em cima da hora (um dia antes ), acabamos ficando em um hotel bem antigo e nada muito confortável. Reservando antes é mais fácil encontrar um melhor custo benefício.
Como chegar…
Nice tem o segundo aeroporto mais movimentado da França e fica a 932 kilometros de Paris. Os trens também são uma ótima opção para quem já está viajando pela região e ainda pode aproveitar a bela paisagem da costa mediterrânea.
Abaixo o vídeo curtinho que fiz, pois só assim para poder mostrar como é fantástico som das pedras da praia rolando com as ondas do Mar Mediterrâneo.
Com certeza ainda volto para lá para curtir mais um pouquinho deste visual inesquecível.
28 Comments
Thammy
28/07/2010 at 14:15Ahhh, post lindo,vi a cidade de Nice dia desses em um filme, fiquei morrendo de vontade, agora to mais rsrsrs parece realmente linda!
Vai para minha lista de desejos, espero conseguir um dia^^
Beijokassss
Carol
28/07/2010 at 14:44Lindo o post! Amei! Sempre leio seus blogs! Adorooo o “Visitando”!
Só tenho uma sugestão.. Acho que vc deveria por o valor que vc pagou no hotel que vc ficou.. Só pra gente, que quer ir lá conhecer.. Saber uma média!
Beijos e parabénss!
Leticia
28/07/2010 at 20:19amei o barulhinho do mar nas pedras!!!! 🙂
mt legal seu post!!! parabens!
Carolina Tavares
28/07/2010 at 20:35Poxa, praia sem areia não dá! rs
Beijocas
Marido
28/07/2010 at 22:36olha, realmente meu deu uma baita saudade desse azul do mar mediterrâneo e toda vez que eu vejo esse videozinho fico em depressão por não estar lá.
Amor! Parabéns pelos seus textos..
bjos
Amo!
Cinthia Ferreira
28/07/2010 at 22:58🙂
Cinthia Ferreira
28/07/2010 at 22:58hehheheh eu tenho pavor de areia…rsrs
Cinthia Ferreira
28/07/2010 at 23:01Obrigada 😉
Sobre os preços eu colocaria sem problemas…se eu lembrasse…ehhehe
Faz um ano só que lembro de anotar os nomes dos hoteis onde fico….e este ai foi um achado então nem o nome dele eu se….rsrs
Só sei que reservei aqui – http://www.booking.com/
Bjs 😉
Cinthia Ferreira
28/07/2010 at 23:02Ai que legal 🙂
Mas anota sim que quem sabe um dia aparece uma oportunidade de conhecer aquelas bandas né ?
Bjs
carolina s.
29/07/2010 at 22:59ai que inveja! ja quero ir tb :~
MARLI
02/08/2010 at 21:28oi querida e linda sobrinha.
Concordo com voce praia perfeita e sem areia.
beijos
Lu Francesa
03/08/2010 at 07:32Nice é minha casa aqui na França 🙂 , uma colega me enviou o link, adorei o post! O azul é realmente muito azul, lindo! Agora a cidade está fervendo de turista e o céu cada dia mais azul !
Beijocas e parabéns pelo post!
Lu Francesa
03/08/2010 at 07:38Vc disse que veio da Espanha para Nice, em trem noturna, de q cidade vc veio ? É muito cansativo ? Estou pensando em ir pra lá de trem, veremos 🙂
Obrigada desde já!
Bjos
Cinthia Ferreira
09/08/2010 at 15:08Obrigada 😉
E que inveja boa de vc…ehehhe
Não vejo a hora de voltar para Europa 🙂
Bjs e seja bem vinda!
Cinthia Ferreira
09/08/2010 at 15:09Oi Lu,
Ah….foi mais ou menos….eu tenho medo de ir naquelas cabines compartilhadas com camas então escolhi poltronas mesmo 🙂
Bjs
Lu Francesa
14/08/2010 at 18:39Obrigada pela resposta 🙂
Vc foi de q cidade da Espanha pra Nice ?
beijocas,Lu.
Cinthia Ferreira
14/08/2010 at 23:02Barcelona 😉
Bjs
Lih
19/08/2010 at 13:17Não tem areia por que é um pais geologicamente novo e nem
a água ou o vento conseguiram transformar as pedras em areia…
daqui a alguns milhões de anos, recomendo não visitar essa praia então, já que você não gosta de areia!
hahahahahahaha
brincadeiras a parte, adorei o post… parabéns =]
Cinthia Ferreira
19/08/2010 at 14:23hahhaah tá certíssima…
Pode deixar que vou mudar meu roteiro praiano daqui alguns milhões de anos…rsrs
Bjss
Betho Diaz
14/05/2011 at 15:53Ola!
Boa Tarde!
Estive lendo o artigo sobre a viagem a Nice e gostei muito. Gostaria de saber se posso usar alguns trechos que vcs escreveram para composição de meu livro? (o segundo que estou escrevendo). Como nunca viajei para fora do Brazil, principalmente para Riviera Francesa, trabalho com pesquisas, e tudo que escreveram é exatamento o que eu precisava para composição de algumas cenas para minha trama. Aguardo resposta. Qualquer exigência, é só mencionar, ok?
Grande Abraço, Betho Diaz.
OBS: entrem em contato pelo e-mail bethodiaz_escritor@hotmail.com
Cinthia Ferreira
26/05/2011 at 10:39Oi Betho, Obrigada.
Pelo registro do conteúdo do blog, vc pode usar parte do conteúdo sempre que colocar os crédito.
Abraços
Dicas de Nice na França para a Ana | Aprendiz de Viajante
16/09/2012 at 23:16[…] Visitando Nice – Sul da França […]
Raquel
17/08/2013 at 10:12Cinthia, simplesmente AMO seus blogs! Acompanho sempre e adoro todas as dicas. Só que agora preciso de uma ajudinha… Irei paraParis e Berlin no fim do ano. Você tem algumas dicas de onde vale a pena comprar cosméticos, produtos para cabelo, etc..?
Obrigada desde já e parabéns pelos dois blogs.
Cinthia Ferreira
18/08/2013 at 20:08Obrigada Raquel 🙂
Berlin eu ainda nao conheço mas ja anote na lista uma passadinha na farmácia para comprar as coisinhas da bepantol. Agora Paris p mim é o paraíso dos tratamentos de pele. Se tiver oportunidade de ir ate o carrefour perto do outlet, vá. Eu voltei carregada de coisas da lá Roche, vichy, avene e outras. Era bem mais barato do que nas farmácias.
Bjs
Raquel
18/08/2013 at 20:53Dicas devidamente anotadas!!!
Obrigada!
Bjs
Cinthia Ferreira
22/08/2013 at 01:06Depois volta p contar como foi a viagem e se tiver afim pode ate mandar alguma dica para portar aqui no Tips for Trips.
Bjs
alessandra
07/04/2017 at 18:41Boa noite Cinthia, vc recomenda se hospedar em Nice e viajar para cannes, monaco, etc e voltar pra dormir em Nice, ou se hospedar logo nessas cidades? Um dia e’ suficiente em Cannes e Monaco? Obrigada desde ja’.
Cinthia Ferreira
07/04/2017 at 19:08Foi o que fizemos. Acho que melhor separar um dia para cada para aproveitar melhor 🙂