América do Sul Chile Tips For Trips Turismo

Tips For Trips | Travel Card no Chile

A dica a seguir foi enviada pela leitora Patrícia. A próxima pode ser sua.

“Compartilho a minha primeira experiência com Cash Card. o dinheiro da viagem fica num cartão que tem senha, o que é seguro e prático.

Nunca havia usado esse tipo de travel check. viajei pros estados unidos e Europa, e sempre levava meu cartão do banco para crédito/débito e um montante em dinheiro que adquiria na agência de câmbio no brasil.
nunca tive problemas com roubos, mas a atenção era certamente redobrada. Uma coisa desagradável era fazer operações de câmbio durante a viagem, pois nem sempre conseguimos câmbio direto da moeda do país. Foi o caso agora quando estive em Santiago-Chile. Não consegui comprar pesos chilenos. a forma viável era comprar u$, e optei pelo cartão da agência de câmbio ao invés de levar u$ em espécie e evitar agências de câmbio nas férias. dinheiro numa conta (já em u$ e sem sofrer variações de câmbio) e sacar fácil em moeda local. maravilha. Entretanto, tive alguns problemas no cartão, pois os caixas eletrônicos em santiago eram limitados, ou o sistema ficava fora do ar.

Para esclarecer: o Travel Card É um cartão de débito, só que em moeda estrangeira (em dollar, euro ou libra). o cartão lembra nosso cartão de banco, que usa a rede local do país para débito. caso você não tenha uma conta no brasil que possa movimentar no exterior, acho uma boa opção. e outra coisa boa é que você pode solicitar depositar mais dinheiro caso necessite, contactando o site ou por telefone.
minha primeira tentativa de saque, logo no saguão do aeroporto em santiago foi uma frustração, mas quando fui pagar o táxi, vi que aceitavam o cartão e usei-o tranquilamente.

E sim, como débito ele é aceito em todos os lugares pelas redes locais (no meu caso era bandeira Mastercard), inclui lojas, restaurantes. mas não conte com ele pra gastos com comércio informal, táxi (exceto o do aeroporto) e festival de rock (rsrs). me surpreendeu inclusive um restaurante super famoso em ViÑa Del Mar só aceitar dinheiro ou cheque. E a Tenção para quando decidir sacar moeda local em caixa eletrônico, pois os saques são limitados a determinadas agências. deve-se consultar exatamente quais as agÊncias antes de viajar para nÃo passar pelo aperreio que passei (ficava indo a várias agências,tentava e nada, até que liguei pro SAC do cartão e me explicaram porque eu não conseguia sacar).

Acredito que na Europa e nos Estados Unidos a coisa seja bem mais tranquila, mas no Chile senti muita dificuldade com isso. Enfim, fiquei na mão duas vezes, e o que me salvou foi o velho cartão de crédito. Cheguei a entrar em contato com a ouvidoria do cartão no retorno da viagem, expliquei tudo o que aconteceu e para minimizar os transtornos eles me reembolsaram meus gastos com telefonemas comprovados que fiz pra eles do hotel.

Então se for escolher o cartão cash, tenha um plano b: ou uma grana em espécie; ou fazer transações direto da sua conta bancária. Aliás, essa última é a que parece mais tranquila. É só ir na agência e habilitar gastos internacionais (débito em conta, que faz a conversão imediata e você já sabe quanto saiu em reais). e mesmo com problemas, falaria diretamente com a gerente, o que agiliza muito a solução.
É isso. abraços em tod0s”

Por Patrícia Lustosa

Tem alguma dica de viagem ? Manda para cá…

Você pode enviar somente o texto com a dica, ou mandar uma foto bem bacana! Saiba como enviar neste post aqui. Eu e os leitores estamos aguardando a sua dica!

……………………………………………………………………………………………………………………..

Update da Cinthia: Uso o mesmo tipo de cartão há uns 5 anos na Europa e Estados Unidos e nunca tive este tipo de problema pois uso o cartão para fazer o pagamento e não para sacar dinheiro. Acho super prático e não fico sem em nenhuma viagem. E também acho que ter um pouco de dólar e um cartão de crédito internacional junto, afinal, em caso de emergência temos que nos precaver.

 

You Might Also Like...

2 Comments

  • Nivia
    03/01/2012 at 14:57

    Eu adoro esse tipo de cartão,vivo recomendando para meus amigos. Já usei ele em varios paises inclusive no chile. Eu costumava levar parte do dinheiro neste tipo de cartão(para emergência) parte em espécie e abusava do cartão de crédito. Agora com o IOF a 6,38% eu coloco a maior parte no cartão (VTM) e o restante levo em especie e o cartão de credito internacional levo apenas para emergência.

    A minha experiencia no Chile foi totalmente diferente. Utilizei normalmente em Pucon e Santiago em restaurantes e lojas. E pucon é uma cidadezinha muito pequena. Eu não saquei muito não, mas todos os caixas eletronicos que utilizei não tive problemas. Um fato interessante aconteceu, minha bolsa foi furtada e com ela todos os meus cartões. O melhor atendimento que tive foi do vtm . Eles me informaram que poderiam entregar a quantia em especie pela manhã no hotel em que eu estava hospedava. Como minha amiga tb tinha o cartão pedi para que eles transferissem o dinheiro para o cartão dela assim não seria necessario levar o dinheiro no hotel. eles tb devolveram todo o dinheiro gasto pelos ladrões. Com os cartões de credito demorei muito tempo conseguir comunicar o roubo de fora do pais. Isso aconteceu em 2008 costumo dizer que o resto da minha viagem foi salva pelo VTM…rs E depois disso não consigo viajar sem ele.

  • Gabi Novelli
    17/01/2012 at 12:11

    Eu fui recentemente para a Argentina e para o Uruguai e tambem usei esse tipo de cartão, só que o meu era Visa (da Confidence Cambio) e era em Dolar e o outro em Peso Argentino.
    Super recomendo.
    Consegui fazer saques (logico, pagando uma taxa) em moeda local ou em dolar…e outra coisa que me surpreendeu muito, fui primeiro para a Argentina e não gastei todo os pesos que eu tinha no meu cartão, tinha ficado super triste, uma vez que tinha um dinheiro teoricamente “perdido”, assim que eu cheguei em Punta consegui usar o cartão lá!!!
    Olha que loucura, o Cartão feito no Brasil, em Pesos Argentino foi debitado em Peso uruguaio! Muito facil…a moça do caixa passa o valor na moeda local e no extrato do cartão vem a conversão do dia.

    Super recomendado.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »