Cultura MInhas Viagens New York

Um minuto de cultura | Guggenheim Museum NY

Faz um bom tempo que não falo sobre museus por aqui. Vou voltar ao assunto falando sobre o Guggenheim, que na minha opinião é um dos prédios mais lindos de New York.

central1 - Um minuto de cultura | Guggenheim Museum NY

Um pouquinho da história…

“Edifício construído entre 1943 e 1956 e inaugurado em 1959. Foi encomendado por Peggy Guggenheim, o qual pretendia criar um local para a promoção da arte “não objetiva” e a educação artística dos seus utentes, numa ação muito semelhante a vários membros da sua família, fundadores de diversas instituições filantrópicas. Da autoria do arquiteto Frank Lloyd Wright, foi concebido como uma hélix, dispondo-se o museu através de uma rampa em espiral contínua, que, no exterior, tem um efeito de casca de caracol. A sua construção é contemporânea da Casa da Cascata, o que mostra a versatilidade do arquiteto, que tanto opta por linhas geométricas como pelas formas helicoidais curvas. No interior alberga uma coleção de obras de arte de vanguarda, com quadros de grandes pintores como Pablo Picasso, Miró , Pollock , Giacometti , De Chirico, Rothko, entre outros. A administração deste complexo está entregue à Fundação Solomon R. Guggenheim, que dinamiza o museu com a organização de exposições, que reúnem, além da coleção permanente, importantes coleções públicas e privadas de todas as partes do mundo.”

Fonte: http://www.infopedia.pt/$museu-guggenheim-de-nova-iorque.
central2 - Um minuto de cultura | Guggenheim Museum NY

Pelo Guggenheim…

Museu para mim é o tipo de passeio que gosto de fazer logo no início do dia. Um bom café da manhã e estou descansada para andar pelos corredores e apreciar as obras.

O Guggenheim fica bem na frente do Central Park e próximo ao MET. Dá para ir de metrô e caminhar algumas ruas para chegar até lá.

central3 - Um minuto de cultura | Guggenheim Museum NY

O museu não é grande e tem relativamente poucas salas. Em 2 horas dá para fazer uma visita rápida ao museu e separar mais meia horinha para um cafézinho com vista para o parque. Eu não sou do tipo que fica 2 horas olhando apenas para um quadro. Mas se o mesmo estiver entre meus preferido, pelo menos dedico 15 minutinhos da minha visita.

Mas para mim o Guggenheim é muito mais arquitetura do que outra coisa. Dá para ficar horas observando aquela construção incrível, aqueles vitrais e todas aquelas linhas geométricas que formam desenhos incríveis nas fotos. E falando em fotos, infelizmente não é permitido tirar fotos dentro do museu, caso contrário eu teria documentado minhas obras favoritas entre o acervo fixo do Guggenheim.

Quem tiver sorte, ainda pode presenciar apresentação de performances no pátio do museu.

Em todo caso é um museu bem menor do que o MET ou o Meuseu de História Natural, ambos ao redor do Central Park. Então quem está de passagem e não quer ficar horas dentro de um museu, passe no Guggenheim, nem que seja para conhece-lo por fora.

https://lh4.googleusercontent.com/-kd-FVnj5-Rs/Tf-EWF6A7hI/AAAAAAAAGuc/B1QegrpOYQg/s954/central5.jpg

A lojinha do museu vale uma visita…

Os suveniers de lojinhas de museus nunca são as lembranças mais baratas do mundo. Mas lá da para comprar coisinhas incríveis, como lindos postais exclusivos e réplicas de quadros perfeitas. Acho que fiquei mais de 30 minutos na lojinha definindo o que iria trazer para casa.

central4 - Um minuto de cultura | Guggenheim Museum NY

Eu realmente gosto de museus, acho que dos 10 mais visitados do mundo, só não fui em 2 . Os meus preferidos ainda são: Louvre, Tate Modern e o MoMa. Mas o Guggenheim é realmente incrível. Mesmo que não tem paciência para ver museus, imagino que vai se apaixonar pela arquitetura. É incrível, emocionante e insquecível.

Informações:

Endereço: Solomon R. Guggenheim Museum: 1071 Fifth Avenue (com a 89th Street) New York, NY

Valores: Adultos $18, Estudantes e idosos(65 +) com documento $15, Children até 12 Free

Horários: Domingo a quarta (10 até as 17:45) Quinta o museu não abre, Sexta (10 até as 17:45) e Sábado (10 até as 19:45)

E aí, qual seu museu favorito ?

Você também pode gostar...

2 Comments

  • Lih
    22/06/2011 at 14:51

    sempre quis ir no MET e no Louvre… então acho que fica mais um museu pra lista. =p

    bom post!

  • Rosalia
    22/06/2011 at 16:48

    Ótima dica! Aliás, de tanto ver posts sobre NY, tá me batendo uma vontade de ir pra lá. Acho que vou colocar como um possível próximo destino. =)

    A arquitetura desse lugar deve ser realmente fantástica! Você comentou do Louvre, eu acho que sou a única pessoa que não deu bola pra ele (hehe!). Prefiro ainda o d’Orsay. E só pra constar, adoro o Spicy Vanilla! Sempre tem dicas ótimas (e engordativas, às vezes). hehe

Comente aqui

Translate »