Alemanha Berlim Cultura Europa Turismo

Tour Graffiti & Street Art Culture em Berlim

berlin-street-art

No post de hoje, uma degustação para quem aprecia o grafite e a street art, presente em toda parte da artística e expressiva cidade de Berlim. Fizemos um tour a convite do turismo local e de Alternative Berlin e te conto um pouquinho de como foi este passeio.

A empresa, como o próprio nome diz, oferece tours alternativos com guias locais. Uns falam da história, outros a alimentação e outros mesclam com workshops. O nosso tour chamava The Street Art tour & Workshop e tinha duração de 4 horas. O passeio tem 2 horas de tour e explicação sobre o tema e depois segue para um galpão, onde o guia e artista leva o grupo e ensina técnicas de grafite e arte de rua. Nós fizemos apenas a primeira parte por falta de tempo, mas dizem que o workshop é bem bacana.

O grupo se encontra em frente a TV Tower, na famosa Alexanderplatz e de lá vai direto para a estação do metrô, rumo ao bairro que é o berço do grafite na cidade. Neste momento todos os integrantes já devem estar em posse do cartão de metrô diário, que pode ser adquirido nas próprias estações ou utilizar o Berlin Welcome Card, que foi o que ganhamos e utilizamos durante os 5 dias que passamos na cidade. Dava direito ao transporte e alguns passeios.

Aqui neste post estão apenas algumas imagens das inúmeras artes que vimos. Mas há inúmeras obras famosas que não estão neste post mas postarei alguns links e vídeo para mostrar um pouquinho mais.

berlin-grafite

O tour que fizemos foi em inglês e o grande trunfo é entender um pouquinho da história contata por um artista de rua. Afinal, os pontos são todos públicos e mesmo quem não fizer o tour pode observar todas as artes procurando os endereços na web.

O artista vai mostrando a diferença da “pixação”, grafite (que são as letras, palavras ou termos desenhados) e da street art, que pode ser uma pintura, desenho, colagem, stencil ou uma escultura, por exemplo.

Durante o passeio vai contando mais sobre alguns artistas, como começaram, como alguns deixaram de ser fora da lei e se tornaram artistas de renome e sobre seus símbolos. Ele fala que toda forma de arte é válida e que os jovens utilizam esta forma de expressão para deixar sua marca, mostrar sua rebeldia ou sua insatisfação com o sistema.

O passeio começa em Kreuzberg (berço do movimento punk) e vai passando por pontos mais conhecidos e centrais da cidade. Confesso que eu adoro ver as grandes pinturas, mas a parte da “pixação” mesmo não faz meu estilo rs. Não sei dizer se a região que começamos era perigosa, mas eu não andaria por ali sozinha a noite hahaha.

Cosmonaut-victor-berlin

O guia cita alguns artistas e passa por obras mundialmente conhecidas. Nas imagens acima estão o Astronauta / Cosmonauta, de Victor Ash, obra de 2007 e o maior estêncil do mundo (mede 22m x 14m). O guia disse que em determinado momento do dia, a sombra de uma bandeira que estava em um prédio na região, ficava bem na mão do astronauta.

Ele também fala muito do respeito entre um artista e outro e sobre a permissão que se pede antes de passar por cima de um grafite já existente. Na segunda foto, outra pintura mundialmente conhecida do artista ROA (animais pendurados), divide espaço com outras pinturas e grafites.

E na terceira imagem, mais um tipo de desenho que interage com o prédio e confunde as nossas mentes. No bairro também encontramos a famosa pintura dos brasileiros OS GEMEOS.

berlin-graphite-trem

Ele contou mais sobre as “equipes” que entram para grafitar trens e fazem o serviço muitas vezes entre uma parada e outra. Ou ainda as turmas que invadem estações fechadas para realmente ter tempo de grafitar os trens. Vimos vários assim…

Depois seguimos para  a estação Warschauer Straße que fica próxima a Oberbaumbrücke conhecida ponte que dividia o West side do East side.

Aqui tem um video bacana falando de outras áreas, da ponte e de algumas obras que não mencionei aqui.


berlin-aubentaucher

Saindo da estação e virando a direita, seguimos para uma área com bares, mercado alternativo, food truck, o famoso club Suicide Circus e muita arte. O endereço para colocar no gps pode ser o 9 Revaler Straße (curiosidade para quem não sabe…o ß tem som de S então o Straße é rua e se fala Strasse).

Nosso tempo por aqui foi curto e o guia teve apenas tempo de explicar a obra de alguns conhecidos artistas.

berlin-elboucho

Do lado de fora do espaço, na Revaler Straße , ele mostra um muro com pôsteres e colagens de artistas já bem conhecidos como o El Bocho.

Deste ponto, o grupo voltou para a estação e seguiu para o workshop, enquanto nós seguimos para nosso próximo destino.

berlin east side gallery

No dia seguinte fomos fazer o nosso próprio tour de grafite, na parte mais famosa do muro de Berlin, que é o East Side Gallery. Uma área com mais de 1 Km do muro que foi mantida, vários artistas fizeram seus trabalhos logo após a reunificação, em 1990, e em 2009 foi revitalizado.  Os artistas do mundo todo foram chamados para revitalizar sua obra ou criar novas artes. Infelizmente agora em 2015 as pinturas já estão todas “pixadas” pelos turistas. há quem diga que é uma forma da população interagir com a obra, mas eu acho um pecado.

berlin-umarmungMesmo ao redor do muro há muito para ser visto. A lateral do East Side Hotel, por exemplo, tem uma obra gigante do estúdio Boa Mistura. Aqui dá para ver o passo-a-passo da obra Die Umarmung, de 2009.

grafite-muro-berlim

O East Side Gallery é um museu a céu aberto. De um lado as pinturas que representam hora a comemoração pelo fim da guerra, hora o desespero de uma época que parecia não ter fim. Um km e meio de arte, apreciação, reflexão e porque não…terror. Cada ponto do muro que víamos era difícil assimilar como seria esta vida dividida.

Mas voltando para a Street Art, eu aconselho um passeio por toda extensão do muro, sem tempo determinado. Caminhe e observe tudo com calma e ao seu tempo. Quem quiser diversão, a região estava cheia de shows, bandas tocando, barquinhas de artesanato e muitos jovens por todos os cantos.

Entre uma das obras mais fotografadas está o famoso beijo do Muro de Berlin, aqui no Escapismo Genuíno tem um post dedicado a obra.

 

Informações…

Alternative Berlin – O tour que fizemos custa atualmente 18 euros por pessoa e sai da Alexanderplatz ao meio dia. Deve ser agendado antecipadamente pelo site, então confira os dias da semana que o tour está disponível.

.

O Spicy Vanilla fez o tour a convite de VisitBerlin

You Might Also Like...

2 Comments

  • Alessandra
    11/11/2015 at 22:30

    ADOREI!!!

  • Bóia
    16/11/2015 at 15:07

    Oi, Ci. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »