MInhas Viagens Suiça Turismo Vevey Videos Visitando

Vevey | Onde ficar, onde comer e o que fazer nesta cidade linda na Suíça

Vevey foi a cidade que ficamos mais tempo na Suíça. Temos amigos que moram por lá, foi nosso ponto de parada no início e no meio da viagem e o tempo que passamos por lá foi o suficiente para adorar a cidade e não ver a hora de voltar.

Foi a cidade que mais andei, que mais experimentei restaurantes e que tive mais tempo livre. A cidade ainda é menos conhecidas dos turistas brasileiros do que as vizinhas Montreux e Lausanne, mas acho que me apeguei tanto a ela, e por já ter conhecido Lausanne e Montreux antes, Vevey é a minha queridinha.

Veja aqui nosso roteiro pela Suiça

As ruas do centro velho são deliciosas e cada dia que eu caminhava por lá descobria um cantinho novo. O pôr do sol é espetacular, o lago é maravilhoso e um dos melhores restaurantes que fomos na viagem, está lá. Então, se Vevey ainda não está no seu roteiro, pense em reservar uns 2 ou 3 dias para ela.

Antes de continuar este post, anotar as informações e dicas, aperte o play (ou clique aqui) e assista ao vlog que gravamos mostrando um pouquinho da nossa passagem por Vevey.

Aproveite para assinar o canal e ver todos os nossos vídeos de viagem aqui.

Como chegar em Vevey…

Carro ou trem, mas nós fizemos todas as nossas viagens pela Suíça de trem, assim ninguém precisou dirigir e pudemos aproveitar as maravilhosas paisagens.

Saindo do aeroporto de Geneve há dois trens para Vevey. Um tem mais paradas e o expresso que para poucas vezes. Em menos de uma hora estávamos em Vevey, cidade que fica depois de Lausanne e antes de Montreux.

Quem está usando Swiss Pass já pode iniciar com a viagem sem precisar pagar reserva (os únicos trens que precisam de reserva são os panorâmicos). Quem não tem o Swiss Pass vai pagar a partir de 33 francos pelo ticket que pode ser comprado direto na estação. (segunda classe).

Rail Europe - O melhor lugar para sua viagem de trem

Veja nosso Vídeo com o resumo da viagem –  1 mês em 3 minutos

Onde se hospedar em Vevey…

Nós ficamos em dois hotéis bem conhecidos na cidade, um 5 estrelas luxuoso com muita historia e ótimo atendimento e outro 4 estrelas bem prático para quem quer ficar bem no centro da cidade e precisa de um quarto com cozinha.

O  Grand Hotel du Lac (resenha aqui) é óbvio meu escolhido e o melhor hotel da cidade. De frente para o lago e com todo luxo e conforto que um hotel pode ter.

O Astra Hotel  é super bem localizado, tem quartos com cozinha fica em um prédio histórico, do lado de shoppings e mercados e na frente da estação central. Peça os quartos renovados.

Veja aqui outros hotéis em Vevey

Como se locomover em Vevey…

É possível fazer quase tudo a pé em Vevey, mas para os pontos mais distantes ou para ir a Montreux, nada melhor do que o transporte público local.

A região de Montreux-riviera e várias outras regiões da Suíça tem um esquema de cartão de transporte de graça para quem estiver hospedado em hotéis credenciados (Chur foi a única cidade que não tinha este tipo de benefício).

Enfim, basta fazer check-in no seu hotel e solicitar o cartão, que estará válido somente durante os dias da sua hospedagem.

Este cartão dá direito a utilizar os ônibus da região de Vevey até Montreux, além de dar descontos de até 50% em museus, barcos, bondinhos e funiculares.

Ou seja, se você estiver de carro, pode deixá-lo no estacionamento! O cartão de transporte é uma mão na roda, você não precisará se preocupar onde estacionar e se estiver utilizando um swiss pass flex, não precisará “gastar um dia”. O desconto nos passeios vele muito a pena.

O que fazer em Vevey…

Uma dos coisas que mais fiz na semana que estivemos na cidade foi caminhar. O centro velho é uma delícia e dá para passar algumas horas caminhando pelas ruas estreitas e observando os edifícios históricos.

Eu amo cidades antigas e Vevey foi uma das minhas preferidas da Suíça. É muito fácil de andar por lá.

Comece o passeio na Place du Marché e caminhe por todas as ruazinhas da cidade velha. Vá por dentro e volte pela beira do lago.

Quem estiver na cidade entre maio e setembro,  pode fazer um Walking Tour com guias locais. Dura em média duas horas e custa 10 Francos por pessoa. Aqui tem mais informações.

A cidade tem uma variedade de museus, com opções para todos os gostos. Visitamos alguns…

Museu Le Nest, o museu da Nestlé…

No video deu para ver bem a maravilha que é o  Le Nest. Um museu novinho que conta tudo sobre a história da Nestlé, empresa que nasceu em Vevey e até hoje tem seu principal escritório por lá.

O museu tem 3 áreas que misturam história com tecnologia e contam tudo sobre esta empresa mundial. Em breve farei post detalhado sobre o Le Nest, mas já digo que é um museu imperdível para adultos e crianças.

O Le Nest fica bem pertinho da estação central, o google maps te ajuda a chegar facinho a pé.

Chaplin’s World (post aqui)

Museu dedicado ao artista Charlie Chaplin, que passou os últimos anos de sua vida com sua família morando em Vevey. Um edifício dedicado aos estúdios, a mansão que o artista morou, um enorme parque e um restaurante gracinha.

A atração um pouco mais distante de Vevey. O ônibus parte da estação central e em uns 15 minutos te deixa bem na frente do museu.

Mas não vou me estender mais pois tem post completinho aqui.

Camera Museum, o Museu Suíço da Câmera fotográfica…

Um paraíso para quem ama fotografia. Dois prédios e várias salas com tudo sobre máquinas fotográficas e filmadoras. Um acervo gigante de equipamentos desde o início da fotografia. Há equipamentos raríssimos e interessantes.

Quem tem o Swiss Pass não paga nada para entrar no museu.

Alimentarium…

O museu Alimentarium também é do grupo Nestlé e conta a história e a importância da alimentação. Mostra desde a origem da preparação dos alimentos, equipamentos, história da alimentação industrial até o funcionamento do sistema digestivo.

É um museu bem interativo cheio de computadores e com audioguia para quem quer conhecer bem o tema. Se tiver que escolher entre este e o Nest, prefira o Nest mas vá até o prédio do Alimentarium que é lindo e é lá na frente que fica a escultura do garfo.

Outros museus em Vevey…

Musée Historique de VeveyJenisch Arts and Cantonal Stamp Museum e o novo Musée de l’Absurde.

Compras em Vevey…

Apesar de ser uma cidade pequena, Vevey tem várias opções para quem quer deixar um dinheirinho na Suíça.

O Centre Manor é o shopping da cidade que conta com a loja Monor, uma loja de departamentos que tem de tudo e várias outras lojas como loja esportivas, infantis, Globus, H&M, The Body Shop, farmácia, lojas de calçados e outras. A melhor parte na minha opinião é o supermercado deles que tem coisas ótimas.

A lado do Centre Manor há outros centros comerciais mais populares mas não achei nada de interessante. Na mesma região há mercados como Coop e Migros.

Fiz um post aqui com vídeo e detalhe sobre as lojas da cidade e mostrando o que eu comprei.

Do lado oposto na Place du Marché há dezenas de lojas maiores e nos edifícios históricos estão as lojas menores e mais charmosas. Papelarias, lojas de design, roupas de luxo, brechós, lojas de chás e de comidinhas. Com certeza minha parte preferida.

Vale ficar atento, pois as lojas fecham às 6 da tarde, de segunda a quinta (algumas fecham para o almoço), às 8 da noite, de sexta e sábado (algumas tem horário diferente). E de domingo fica tudo fechado, até os mercados e vários restaurantes.

Lá na Place du Maché também está a minha loja de chocolates favorita da Suíça, a Laderach. Uma loja de chocolates finos e deliciosos que também oferece um workshop aos visitantes que comprarem o pacote.

Não se preocupe se você não tiver tempo de ir na loja de Vevey, pois há Laderach em quase todas as cidades que visitamos. O preço é alto comparado aos chocolate de mercado, mas vale a pena, pois são deliciosos.

Outro passeio imperdível é caminhar e “namorar” o Lac Léman, ou lago de Geneve. Com vista para os Alpes a beira do lago é a parte preferida de quem mora em Vevey. As casas da avenida do lago são caríssimas e olhando as fotos podemos entender o motivo.

As fotos acima foram feitas na frente do The Fork e da sacada do nosso quarto.

Mesmo no inverno, que os dias são acinzentados, a vista é maravilhosa. Tudo é tão perfeito que mesmo com  temperatura por volta dos 6 graus, eu fiquei horas caminhando na área.

E não podemos deixar de lado o pôr do sol da região, que é um espetáculo a parte. Esta foi uma foto feita com celular em um dia cinza e chuvoso que eu estava de bobeira na beira do lago. Este pier fica na frente da sede da Nestlé.

Pegar o funicular e ver o pôr do sol e as vinculas lá do alto é um programa bem apreciado pelos viajantes. Nós fizemos isso durante uma primavera na Suiça e foi incrível.

Vevey no verão…

Vevey é uma cidade da Riviera Suíça, que diferente dos Alpes, tem sua alta temporada na primavera e no verão. É nesta época que a cidade atinge sua total beleza e as pessoas saem para as ruas para curtir o lago, os festivais e as belas paisagens locais.

Além dos passeios que eu mostrei acima, há passeios de barco e esportes radicais na região. O passeio pelas vinículas também é muito interessante. Confira todos os passeios aqui no LavauxRiviera e no site de região dos vinhedos Lavaux.

Acima a foto da Place du Marché durante o verão, onde o mercado de rua fica lotado de gente assim como outras áreas da cidade.

No inverno estava tudo bem vazio mas mesmo assim uma delícia para passear.

Onde comer em Vevey…

A cidade tem mais cafés e confeitarias do que restaurantes, mas ainda assim há ótimas opções. Vou contar um pouquinho sobre alguns dos restaurante que fomos e dar dicas de duas amigas que moram por lá que recomendaram algumas opções. Já que comer na Suíça é quase um investimento, melhor não errar, né ?

Zé Fork on the Water (mostrei no vídeo) – Na nossa opinião, o melhor restaurante de Vevey e um dos melhores da Suíça. O cardápio é um dos mais interesantes que provamos já que cada prato escolhido vem com 3 opções. O serviço é ótimos e os sabores são divinos. Nota 10. Fiz até um post detalhado com várias fotos e explicações sobre o cardápio aqui.

KJU (mostrei no vídeo) –  Um restaurante que fica ao lado do Ze Fork, todo moderninho, bem frequentado e com decoração belíssima e cardápio variado. Alguns pratos que comemos estavam gostosos mas daria uma nota 7. Achei que o sabor não acompanhou o preço. Vale mais pelo ambiente do que pela comida na nossa opinião. Dizem que os drinks e os lanches são bem bons.

The Trump (mostrei no vídeo) – O restaurante do Chaplin’s Word. Restaurante de cozinha americana com preços legais e boas opções para adultos e crianças. A melhor sopa que comi na Suíça, ótima sobremesa e hambúrguer gostoso. Vale o preço.

Molino – Rede italiana de restaurantes que está presente em várias cidades Suíças. Pedimos uma pizza que não estava legal (aliás não comi nenhuma pizza boa na Suíça), mas minha amiga que mora lá disse que o gnochi de gorgonzola é delicioso.

Café Henri (mostrei no vídeo)O restaurante do museu Le Nest. Durante a semana tem saladas, tortas e pratos sazonais com boas sobremesas. Um ótimo custo benefício. Final de semana tem brunch com valor por pessoa e comida a vontade.

Le Veme – Um bar que fica ao lado da estação central e que serve hambúrguers deliciosos, mas só durante os dias da semana. O preço é bom e as opções são bem interessantes. Carne boa e queijo suíço só podem dar certo, né?

Crêperie An Arvor –  É um local bem bonitinho no centro antigo e que tem várias opções de crepes. Não bate o que comemos em Evian mas é bem gosto.

Panino Dessert (mostrei no vídeo) – Confeitaria favorita da minha amiga Silmara. Eu passei para tomar um chá e comer um docinho e digo que o mil folhas deles é divino. Vale muito a pena.

Manora (mostrei no vídeo) – Restaurante que fica dentro do shopping de Vevey. Sistema de buffet com muitas opções de doces e salgados. Pedi uma pizza mas não curti, mas a sobremesa estava ótima. Há opções de massas e saladas que dizem ser melhores. O valor é bem interessante.

Les Saisons – Restaurante belíssimo do nosso hotel Grand Hotel do Lac com uma estrela Michelin. Amigos disseram o serviço é ótimo e os pratos são muito bons.

La Vechia Napoli – Amigas locais dizem que é a melhor pizza de Vevey. Não chegamos a provar.

Le Deck – Provavelmente a melhor vista da cidade. Amiga Renata diz que e ótimo lugar para tomar uns drinks.

É isso, espero que tenham curtido as dicas de Vevey e aguardem que ainda teremos muitos posts das outras dezenas de cidades que visitamos.

Veja mais fotos de Vevey no instagram @spicyvanillanomundo e na hashtag #SpicyVanillaEmVevey

Quem quiser ficar por dentro de tudo que for postado aqui poderá receber o conteúdo completo de cada post em seu email. Basta assinar a newsletter do blog aqui

Mais posts sobre a Suíça

O Spicy Vanilla esteve em Vevey a convite de Montreux Riviera Turismo




 

You Might Also Like...

6 Comments

  • Ludmila
    23/03/2017 at 18:45

    Perfeito. Super completo, aí que vontade de ir para a Suíça! Adorei esta forma de post, parabéns!!!!

  • Cinthia Ferreira
    23/03/2017 at 19:52

    Obrigada 😉 Farei isso com várias cidades de lá.
    bjs

  • Natalie
    26/03/2017 at 09:12

    Oi, Cinthia. Tudo bem? 🙂

    Seu post foi selecionado para o #linkódromo, do Viaje na Viagem.
    Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com

    Até mais,
    Bóia – Natalie

  • Cinthia Ferreira
    26/03/2017 at 23:25

    Tks Natalie

  • juliana
    09/10/2018 at 16:10

    Cinthia, tudo bem? Esse Montreux Riviera Pass dá direito ao retorno ao aeroporto?

  • Cinthia Ferreira
    09/10/2018 at 16:24

    Nao. Somente entre as cidades de Montreux e Lausanne.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »