Brasil Cultura Imagens Posts de Danilo Pericoli São Paulo

Saída fotográfica no bairro da Liberdade em São Paulo

Mais um artigo escrito pelo nosso colunista e fotógrafo Danilo Pericoli. Danilo é professor de fotografia e promove passeios fotográficos por São Paulo, apresentando novos cenários com aulas e dicas para quem ama e quer aprender a fotografar.

Este é mais um post da série sobre a experiência de ver e clicar São Paulo pelo olhar da fotografia urbana. E você está convidado, mais uma vez, a participar de uma saída fotográfica comigo, desta vez por um dos bairros mais exóticos da cidade, num roteiro recheado de exercícios práticos.

O passeio será uma oportunidade para você ampliar a sua sensibilidade e experimentar São Paulo de uma maneira única. E se você já participou das saídas anteriores, poderá aprender ainda mais nesta, pois a cada aula estudamos um novo conteúdo.

liberdade_danilo_pericoli_1

A Liberdade é um bairro muito tradicional de São Paulo, conhecido pela grande presença oriental, como japoneses, chineses e coreanos.

Quem desce na estação de metrô que leva o nome do bairro, na linha norte sul já se depara, logo de cara, com a arquitetura típica do Japão, em fachadas de lojas, bancos e nas inúmeras lanternas espalhadas pelas principais ruas do bairro e que já nos convida a fazer um aquecimento com os primeiros cliques.

Também, na Praça da Liberdade, pode-se aproveitar para fazer compras, comer ou simplesmente fotografar a feirinha de artesanato que acontece todo sábado e domingo na região. Este e também a esquina da Rua Galvão Bueno com a Rua dos Estudantes, são pontos de intenso movimento, onde a profusão de barraquinhas, com inúmeros artigos e pessoas criam o cenário perfeito para se fazer fotos do tipo “Street Photography”, ou Fotografia de Rua: Neste gênero, o importante é captar o momento, uma ação, a expressão de alguém, que pode ser um vendedor ocupado atendendo a um cliente ou lendo um jornal em japonês, um pedestre distraído ou um tipo conversando dentro de um café, cuja imagem não se compreende de imediato por conta dos inúmeros reflexos nas vitrines dos cafés.

liberdade_danilo_pericoli_2

Deixando a praça, seguindo ao longo da Rua Galvão Bueno, mini mercados com produtos japoneses, talvez muito raros de se achar em outros bairros, dividem o espaço, dos dois lados, com lojas de bijuterias, eletrônicos, estacionamentos, casas de massagem, barracas de camelôs e músicos de rua cantando sob muros com grafites e cartazes exibindo de figuras de dragões a imagens de gueixas, que nos lembram bem onde estamos. E vale encarar a multidão desenfreada que não para e nem quer saber quem somos e o que buscamos ali, só para encontrar um canto, ajustar a câmera e aguardar que aquele já falado grande momento, em que algo inusitado capta nossos olhos e corações, apareça no visor e seja levado como recompensa pela espera.

liberdade_danilo_pericoli_3

Continuando o passeio pelas ruas transversais, um pulo na pequena Rua Tomás Gonzaga é ideal se deseja fazer uma pausa para saborear a tradicional comida japonesa. Lá será também o ponto de partida para a saída fotográfica que faremos com a Sabiar, no TK Taverna e Kaffe.

Haverá uma aula, em que estudaremos trabalhos relevantes de fotografia urbana, enquanto saboreamos uma cerveja importada ou tomamos um café, para em seguida colocar em prática nas ruas o que aprendemos.

liberdade_danilo_pericoli_5

Para finalizar, quem visita o bairro em busca de fotografias de arquitetura, de estilos variados, pode ir à Igreja de Santa Cruz das Almas dos Enforcados, na Avenida da Liberdade e ao Beco dos Aflitos, próximo à Rua dos Estudantes, que abriga uma antiga capelinha do século XVIII; Ambas são prova do sincretismo religioso do bairro. Já o viaduto Shuhei Uetsaka é o lugar de onde se pode apreciar uma vista especial da cidade, sobretudo na direção da zona leste de São Paulo. É uma ótima oportunidade para fotografias panorâmica. E para os que já dominam a técnica, imagens em longa exposição da ligação leste oeste borram os carros e conferem um belo efeito gráfico, juntamente com os grafites dos muros da avenida.

liberdade_danilo_pericoli_4

Informações:

Saída Fotográfica na Liberdade – O encontro inclui uma aula teórica, passeio fotográfico, com exercícios práticos, informações sobre os locais visitados, apostila eletrônica em PDF com o conteúdo visto em aula, acesso ao grupo fechado do Facebook, para feedback sobre os trabalhos realizados pelos alunos em aula.

O que não está incluído: Câmera fotográfica – cada um deverá levar a sua própria câmera (pode ser qualquer câmera, inclusive celular), estacionamento e consumo no café.

Dia 29 de outubro, das 13h30 às 16h30.
Ponto de encontro: TK Taverna e Kaffe. Rua Tomás Gonzaga, 28A. Liberdade, São Paulo.

Inscrições aqui no site da Sabiar.

assinatura_danilo




You Might Also Like...

1 Comment

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »