Alemanha Berlim Europa MInhas Viagens Turismo

Alemanha | Passes turísticos em Berlim

berlin-welcome-card

Já falei sobre nosso hotel em Berlim aqui, sobre o primeiro tour que fizemos aqui e hoje eu falo sobre os passes de transportes que nós usamos na cidade.

Nós ficamos 6 dias na cidade, recebemos o Berlin WelcomeCard de 5 dias e o Museum Pass de 3 dias e vou falar como funciona cada um. Este tipo de passe que vários países da Europa disponibilizam são bem interessantes, pois o turista pode andar de transporte público quantas vezes forem necessários durante os dias válidos em cada passe sem se preocupar em comprar mais passagens ou gastar mais.

berlim-transporte

Antes de mais nada falo um pouco de como funciona o transporte público na Alemanha.

Diferente de todos os países que eu conheço. Na Alemanha não há catracas em metros, trem e ônibus. É até estranho, pois a primeira vez que o marido visitou o país, há mais de 10 anos, ele disse que não sabia nem onde comprar o bilhete, já que o guichê local estava fechado.

Ninguém confere nada há não ser que um fiscal lhe pare e peça para ver o seu ticket.  Mas isso não indica que você não precisa de bilhete, mas sim que os moradores são pessoas educadas e que não precisam deste tipo de obrigatoriedade para cumprir o seu dever de pagar por suas passagens. Mas nós sabemos que sempre há pessoas que aproveitam da situação e não compram (ou validam) seu bilhete e se esta pessoa for pega, a multa que ela terá que pagar não ser nenhum pouco amiga. Nós vimos uma mulher espertinha sendo parada e ter que pagar a multa dentro do próprio trem.

O correto é sempre comprar seu bilhete (seja o passe comum ou o turístico), validá-lo, em uma das maquinas da estação ou do trem, no ato do primeiro embarque e andar sempre com o bilhete na carteira. As máquinas são facilmente encontradas e é só enfiar o ticket para carimbar.

Bom, mas vamos ao primeiro passe, o Berlim WelcomeCard…

berlim-card

O Berlim WelcomeCard é um cartão que dá direito ao transporte público por um período determinado, dá alguns descontos em atrações ou pode incluir também a entrada em museus. Vem com um mini guia com as atrações e os descontos para várias atrações da cidade (inclusive o Park Sanssouci em Potsdam).

Há o cartão válido em Berlim (AB) e o que é válido também para a cidade de Potsdam (ABC). A dica aqui já é: separe um dia para Potsdam pois o passeio é maravilhoso e vale muito a pena. Em breve farei post sobre.

  • Zona tarifaria Berlin AB: município de Berlin (incluindo o aeroporto Tegel), válido para um adulto (a partir de 2016, também para até 3 crianças entre 6 e 14 anos)
  • Zona tarifaria Berlin ABC: Berlin e Potsdam (incluindo aeroporto de Schönefeld), válido para um adulto e hasta o 3 crianças de entre 6 e 14 anos (menores de 6 anos não pagam)

Você compra o cartão em um dos pontos de vendas (tem no aeroporto, nas estações) ou direto no site. Na primeira viagem é só validar o passe, como eu contei acima, e seguir viagem. Nas próximas viagens você não precisará validar e nem mostrar a ninguém, só se um fiscal pedir.

Você poderá andar nos trens ou ônibus quantas vezes desejar. E como Berlim é uma cidade grande com atrações distantes umas das outras, o transporte será fundamental, a não ser que você alugue uma bike. Eu indico algumas viagens de ônibus quando você não estiver com pressa, assim você já vai conhecendo a cidade enquanto anda de um ponto a outro. Nós usávamos o google maps no celular e com isso sabíamos direitinho que ônibus pegar e onde ficava cada ponto.

O cartão mais caro é o que dá direito a entrada em museus. Então serve para 3 dias e mais as entradas na ilha dos museus.

museum-pass-berlin
Agora se você pretende ficar mais dias na cidade, mas quer visitar mais de 3 museus, a opção é o Museum Pass Berlin (pdf do guia em Alemão). São 3 dias para visitar os melhores museus da cidade.

Meu preferido foi o Pergamon Museum, mas não dava para ir até Berlim e não visitar a Nefertiti no Neues Museum. Visitamos apenas mais dois museus, mas com certeza voltaremos a Berlim em outra oportunidade.

Veja bem os dias que você ficará na cidade, o tipo de passeio que quer fazer e as áreas que pretende visitar. Fazer a conta direitinho será ótimo para economizar o máximo possível em tempos de Real desvalorizado né ?
.

O Spicy Vanilla fez o tour a convite de VisitBerlin

 




You Might Also Like...

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Translate »