Canadá Planejando sua Viagem post patrocinado

Alugando carro no Canadá

alugar_carro_canada_capaDepois dos primeiros posts sobre nossa viagem ao Canadá (tudo aqui), chegou a hora de contar mais sobre como é alugar e andar de carro no Oeste Canadense.

A Avis foi a locadora oficial desta viagem e foi uma parceria incrível. Nós já tínhamos alugado carro com eles nos Estados Unidos algumas vezes e o serviço sempre foi excelente.

Pegamos dois carros em duas etapas da viagem. A primeira vez foi em Calgary, para o passeio nas rochosas e a segunda etapa foi em Vancouver.

Por mais que alugamos carros nos Estados Unidos há uns 10 anos, estávamos um tanto preocupados de como seria a experiência no Canadá, pois nunca tínhamos entrado no país, mas foi ótimo. Tão simples como nos Estados Unidos.

alugar_carro_canada_avisO primeiro carro pegamos direto no guichê da Avis no aeroporto de Calgary e devolvemos no aeroporto também. Chegamos com o voucher pré pago e foi só entregar para o atendente que o nosso carro já estava lá nos esperando.

Na hora de retirar o carro, a Avis pede carteira de habilitação dos motoristas (pode ser a brasileira mesmo e o Canadá não exige carteira internacional de quem está “turistando” pelo país) e um cartão de crédito internacional (mesmo que você tenha feito o pagamento no Brasil, o cartão é obrigatório e serve para cobrir qualquer inconveniente).

Nosso voucher continha o aluguel do veículo e os seguros obrigatórios. Mas na hora de assinar a empresa sempre pergunta se o motorista irá optar por algum outro seguro ou motorista adicional.

Como o seguro normal nunca cobre problemas como quebra de retrovisor, troca e reparo do pneus, reposição de chave e tal, nós sempre acabamos pagando um extra para este tipo de serviço. O seguro se chama PAI-Plus. Mas todas estas informações sobre os seguros estão disponíveis na hora do aluguel, então pergunte até tirar todas as dúvidas, pois os seguros são um pouco diferente dos que temos nos Estados Unidos.

Sobre a idade…

“Idade Mínima: 25 anos.  A Avis aluga alguns grupos  à clientes entre 21 e 24 anos apresentando voucher de pré-pagamento com tarifas publicadas no site da empresa com a cobertura por danos (LDW) inclusa. Existe um custo adicional para os motoristas com idade dentro desta faixa etária. Não é permitida a locação de veículos de luxo, minivans, vans de 12 passageiros, veículos especiais e caminhonete para menores da 25 anos.”

alugar_carro_canada_banffO carro…

Existem uma série de modelos de carros disponíveis, desde um carro simples e econômico, até carros esportivos. O que eu mais gosto na Avis e outras locadoras mais top de linha são os carros novinhos. Às vezes vale a pena pagar um pouco mais e ter um carro quase zerado a disposição.

Como grande parte dos brasileiros viaja com bastante malas e gosta de uma comprinha, verifique a capacidade do bagageiro do carro. Não adianta pegar um carro pequeno dividido em 4 pessoas e querer enfiar 8 malas dentro né ?

Nós gostamos muito de pegar SUVs (Chrysler/Dodge). Estávamos em 4 pessoas com uma mala grande e uma pequena cada e é o carro ideal. o porta malas é grande, o carro é super confortável e estável na estrada. Ambos eram carros novíssimos.

Dica: Pode parecer bobeira, mas nós sempre tiramos foto da placa do carro assim que pegamos. Bom para localizar o carro sem ficar tendo que apertar o controle para ver qual lanterna acende e importante caso aconteça algo com o veículo.

alugar_carro_canada_suvO combustível…

Na hora de alugar um carro você pode decidir se paga um tanque cheio antes e pode devolvê-lo vazio, ou não paga nada e devolve cheio. Se você pretende rodar muito e não sabe se haverá posto pertinho do local de devolução, vale a pena pagar antecipado. Agora se você não tem certeza se usará não o tanque todo, pergunte se há algum posto perto do local de devolução e deixe para completar o tanque na hora de devolver o veículo.

Nos EUA sempre pagamos o tanque na hora de retirar o carro antes para devolver vazio. Mas na Canadá fizemos de duas formas. Em Calgary pagamos o tanque pré pago pois andaríamos muito e com certeza usaríamos mais de um tanque. É a melhor opção pois vc usa tudo que puder (vai colocando um pouquinho se necessário, e pode devolver vazio. Só cuidado para não ser tão vazio a ponto de parar antes do aeroporto heim rs).  Já em Vancouver não sabíamos se andaríamos muito pois não usaríamos o carro todos os dias, então não contratamos o serviço pré-pago, mas tivemos que ir antes para o aeroporto para encher o tanque antes e devolvê-lo cheinho. É mais trabalhoso então tem que ver cada caso o que compensa mais.

O que não vale a pena é não pagar e devolver faltando gasolina (para completar o tanque). Aí sim, o que eles cobram por litro costuma ser mais caro, então fiquem atentos a isto.

Também certifiquem-se do tipo de combustível que o seu carro utiliza na hora de encher o tanque.

alugar_carro_canada_estradaAs estradas…

As estradas são excelentes. O marido disse que as estradas dos EUA são mais “tapetes”, mas as do Canadá ainda dão um banho nas nossas estradas brasileiras. Tudo é muito bem sinalizado e os motoristas se respeitam.

Vale a pena lembrar que um GPS é item indispensável para quem, assim como nós, gosta de se embrenhar em alguns caminhos, descobrindo coisas. Dependendo de quando tempo será a sua viagem, vale a pena comprar um gps, ou ainda comprar um chip de celular e usar um waze da vida.

Depois farei outro post falando das estradas incríveis que pegamos em Alberta e em BC, mas já adianto que foram as paisagens mais lindas que vimos de dentro de um veículo.

alugar_carro_canada_kmSinalização…

Diferente dos Estados Unidos que utiliza milha por hora, o Canadá utiliza Km/h, assim como nós. Fiquem atentos a velocidade, pois as rodovias possuem radares e não tem nada pior do que levar uma bela multa em dólares né ?

No mais, as estradas são bem sinalizadas e não há nada muito diferente do que estamos acostumados. Claro que a vida selvagem de lá está bem mais presente, até mesmo em grandes cidades, então preste muita atenção aos animais que podem cruzar seu caminho.

alugar_carro_canada_placasSe em Calgary nós retiramos e devolvemos o carro no aeroporto, em Vancouver fizemos diferente. Como fomos de Seattle para Vancouver de trem, optamos por pegar o carro em um escritório da Avis localizado próximo ao nosso hotel.

Pegamos o carro lá e devolvemos no aeroporto de Vancouver, antes de seguir novamente para os Estados Unidos. Aqui você poderá ver o roteiro completo da nossa viagem.

Vancouver é uma cidade bem grande com vários passeios interessantes a se fazer nas proximidades, então, ter um carro lá foi uma ótima e econômica opção. A cidade é tranquila para se locomover e não tivemos nenhum problema com o trânsito.

alugar_carro_canada_vancouverAchamos muito interessante o sistema de controle de tráfego deles. Na foto acima vocês poderão ver o sinais com o X vermelho e a seta verde. Estes semáforos definem a mão da rua e mudam a todo momento, conforme o fluxo.

Se tem mais veículos em um sentido, o sinal fica amarelo, as pessoas mudam de faixa e a faixa vira contra mão. Achei muito bacana. Estilo o que nós de São Paulo temos quando vamos para o litoral, mas no meio da cidade e de uma forma que muda a todo momento e todos por lá já estão acostumados.

Bom, é isso. Nossa viagem foi incrível e digo que vale muito a pena alugar um carro no Canadá e curtir uma paisagem mais incrível do que a outra.

Informações:

Para alugar um carro com a Avis você pode clicar direto aqui e fazer a sua reserva com atendimento em português ou ir pessoalmente até uma loja Avis. Você pode optar por deixar tudo pago no Brasil ou pagar diretamente no seu destino.

Para ver como foi o roteiro desta viagem, clique aqui.
Para ver todos os posts sobre o Canadá, clique aqui.
Para ver todos os posts sobre Vancouver, clique aqui.

 Este post foi patrocinado pela Avis Rent a Car. Locadora oficial do Spicy Vanilla no Canadá.

You Might Also Like...

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Translate »