Gastronomia Receitas salgados

#CinthiaNaCozinha | Receita de Risoto de Aspargos ao limão e hortelã

RISOTO_aspargos_capaUfa, depois de tanto tempo sem receitinha nova, hoje vou postar uma de arrasar. Graças a receita da Commodité, vou mostrar um Risoto de Aspargos ao limão e hortelã que é perfeito para quem sabe e para quem não sabe cozinhar.

Antes de começar já aproveito para avisar que a tag mudou de nome graças a sugestão de leitoras e amigos. Já que a hashtag #CinthiaNaCozinha está bem conhecida nas minhas redes sociais, a tag de receitas deixa de ser o D.I.Y (Do it Yourself ou Faça você mesmo) e passa a se chamar, #CinthiaNaCozinha. E prometo que este ano teremos bem mais receitinhas que no ano passado.

RISOTO_aspargos_caixaBom, além do nome, este post está diferente pois a receita saiu desta uma caixinha ótima que eu ganhei. A Commodité, responsável pelo envio, é uma empresa que tem caixas preparadas para quem quer dar uma de Chef de Cozinha e muitas vezes não sabe por onde começar.

A Commodité entrega em alguns bairros de São Paulo e tem opções de entradas, pratos principais e sobremesas. Tudo super explicadinho igual este que eu vou mostrar hoje.

A minha caixa veio com os ingredientes e a receita do Risoto de Aspargos ao Limão e Hortelã para 2 pessoas ( é esta aqui).

Onde ? Ganhei da Commodité mas pode ser encomendada no site deles.

Quanto ? A caixa com a receita do Risoto ai por 69,00 reais.

RISOTO_aspargos_geladeiraA minha maior preocupação com este tipo de entrega era por conta dos ingredientes frescos. Tudo vem separadinho e prontinho para usar e os ingredientes que precisar ficar na geladeira vem em uma caixa de isopor com gelinho dentro. A empresa diz que o ideal é receber a caixa e já colocar os itens na geladeira, mas se não houver possibilidade imediata, a caixa de isopor garante que o produto fique em ordem por até 4 horas.

Como eu ganhei a minha eles perguntaram que dia e horário eu gostaria de receber minha caixa, mas quando o cliente compra, ele escolhe estas opções direto no site.

RISOTO_aspargos_receitaO ideal é pedir a entrega para o dia que você irá preparar para ter tudo fresquinho, mas se não houver possibilidade, a receita pode ser preparada até 3 dias após a entrega.

A caixa vem com todos os ingredientes usados na receita armazenados em embalagens individuais e numeradas. Você não precisa medir nada, é só seguir o passo a passo e colocar as coisinhas na ordem correta observando o número de cada embalagem. Tudo é super detalhado.

Mas já além de contar sobre a caixa que eu ganhei, o assunto do post é o Risoto, vamos a receita. RISOTO_aspargos_limao

Ingredientes do risoto para duas pessoas…

– Aspargos frescos (aqui vai depender do seu gosto mas vieram uns 5 aspargos)

– 1 limão

– 1 tablete de caldo de legumes

– 1 colher de sopa de azeite (15ml)

– 1 colher de sopa de manteiga (20g)

– 1 dente de alho amassado

– 1/2 cebola picada

– 1 xícara de chá de arroz arbório (150g)

– 1/4 xícara de chá de vinho branco (60 ml)

– sal e pimenta a gosto (eu dispensei o sal pois acho que o caldo em tablete já tem sal suficiente)

– 30 gramas de queijo parmesão ralado

– Folhas de hortelã (eu usei folhas frescas e higienizadas para decorar)

Preparando…

Você vai precisar de uma panela para o risoto e outra para o caldo.

A primeira etapa é fazer o caldo do risoto. Coloque 700ml de água em uma panela, espere ferver.

Enquanto isso, corte os aspargos em pequenas rodelas e separe. Rale a casca de meio a limão (rale tomando cuidado para não chegar na parte branca que é amarga) e reserve. Não jogue o limão fora pois usaremos o suco depois.

A água da panela já ferveu e é só colocar o tablete do caldo dentro, dissolve-lo e abaixar o fogo. Esta água ficará aquecida em fogo baixo durante todo o preparo que faremos em outra panela.

RISOTO_aspargos_preparo_1Em outra panela média ao fogo baixo, coloque o azeite e a manteiga. Quando a manteiga derreter, acrescente o alho e e a cebola e mexa até que a cebola esteja macia e quase transparente. Na receita eles falam que demora em torno de 2 minutos, mas eu demorei uns 5 pelo menos.

RISOTO_aspargos_preparandoAgora acrescente o arroz e misture bem até que ele fique todo coberto pela manteiga. Acrescente o vinho branco e espere o álcool evaporar ( de 2 a 4 minutos).

RISOTO_aspargos_caldoAgora junte os aspargos ao arroz e coloque metade do caldo que estava aquecendo a outra panela. Mexa tudo delicadamente de vez em quando para quem o arroz não grude na panela. O restante do caldo ainda permanece na outra panela e sempre com o fogo baixo ligado.

Espere o caldo do arroz evaporar e adicione mais uma concha do caldo. Este processo deve ser repetido até o caldo da outra panela acabar.

Então fica assim: Coloque mais uma concha de caldo, espere evaporar mexendo de vez em quando, coloque outra concha de caldo, mexa de novo…e assim por diante.

O arroz deve ficar macio e meio grudentinho, pegando de leve nos dentes. Não é sopa de arroz e nem arroz empapado heim…rs.

Quando o caldo acabar, acrescente o sal, a pimenta, o queijo ralado. Mexa tudo ainda com o fogo baixo ligado. Acrescente as raspas e o suco de meio limão, pique as folhas de hortelã com as mão e misture tudo ao arroz. Agora sim o risoto está pronto e é só desligar o fogo, montar os pratos, colocando uma pouco mais de queijo ralado e um raminho de hortelã e servir.

Pronto, o risotinho ficou assim…

RISOTO_aspargos_imagem

Eu acho que as caixas são bem interessantes para quem quer começar a cozinhar, quem quer uma receitinha diferente e não tem tempo para correr atrás dos ingredientes ou para quem resolveu impressionar os amigos e quer uma opção quase (quase pois se você deixar queimar algo já viu né..kkk) certeira de sucesso com tudo fresquinho.

Obrigada Commodité, adorei a caixa e a receita está mega aprovada por mim e pelo maridão.

Quer ficar de olho nas receitinhas que eu ando preparando e ainda não viraram post ? Então me segue no instagram e fique de olho na hashtag #cinthianacozinha.

Para ver as outras receitas que já postei, clica aqui.

 

.

You Might Also Like...

No Comments

    Leave a Reply

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

    Translate »