A receita de hoje é mais uma mistura de sabores da fantástica cozinha da Cinthia aqui.. Eu mudei um pouquinho o tradicional doce francês Mille Feuille (Mil Folhas) acrescentando uma camada de um creme trufado delicioso. O doce dá um pouquinho de trabalho para fazer mas é fácil e delicioso.
Vamos lá…
Primeiro faremos o creme de confeiteiro para ter tempo dele enfriar até a hora de montar.
Os ingredientes :
500 ml de leite;
1 fava de baunilha (cortada na horizontal para utilizar a semente) ou uma colher de chá de essência de baunilha;
5 gemas (guarde as claras para fazer um suspiro delícia);
125 g de açúcar, 25 g de farinha de trigo e 25 g de maizena. Tudo peneirado.
Para começar é só juntar o leite com a baunilha em uma panela e levar ao fogo até levantar fervura. Reserve.
Bata as gemas com o açúcar até misturar bem e a cor ficar clarinha. Junte a farinha e a maizena peneiradas e misture tudo.
Junte o leite a esta mistura sem parar de mexer. Vá despejando aos poucos e misturando bem até a mistura ficar bem homogênea ( não esqueça de tirar a fava da baunilha se você a utilizou). Coloque tudo na panela do leite e volte ao fogo até a mistura engrossar mexendo sem parar com o fogo baixo. Coloque em uma vasilha, cubra com filme transparente e leve a geladeira.
A segunda etapa é o creme de chocolate trufado que também é muito versátil e facílimo de fazer. Os ingredientes:
400 g de chocolate ao leite;
1 caixinha de creme de leite;
1 colher de sopa de mel;
Conhaque a gosto (eu coloco 50 ml).
Primeiro picamos o chocolate e levamos para derreter no micro-ondas ou em banho maria. Se for no micro pode colocar 1 minuto na potência 50%, retirar e mexer bem até derreter aos poucos. O chocolate não pode esquentar quase nada, somente até derreter e ficar quase nada morno ao toque.
Depois é só acrescentar o conhaque e mexer bem. Neste momento o chocolate começará a ficar brilhante e endurecido. Agora é hora de acrescentar o creme de leite e o mel. Assim o creme volta a ficar cremoso e lisinho. Reserve até a hora da montagem.
Recheios prontos é hora de assarmos a massa folhada. Você pode optar por fazer a massa folhada em casa ou comprá-la congelada no mercado.
Eu usei a congelada e é só cortar, abri-la com um pau de macarrão e levar ao forno.
Você pode optar por fazer placas grande e cortar depois de assadas com cuidado para não esfarelar tudo ou já assá-las no tamanho final que pretende usar. Assá-las inteira é bem mais fácil de rechear, mas tem que ter uma boa faca e cuidado na hora de cortar os retângulos. Fica mais bonito, mas eu cortei antes por conta do espaço que tinha 🙂
Para a montagem você deve pegar o creme de confeiteiro e bater novamente na batedeira até o creme ficar bem lisinho. O chocolate deve estar fora da geladeira para não ficar endurecido e conseguirmos montar o doce. Se o retângulo de massa folhada ficou muito alto é só dividi-lo ao meio.
Uma camada de massa, uma de chocolate, outra de massa, uma de creme de confeiteiro e outra de massa. Um sanduíche de doces.
Para finalizar é só peneirar açúcar de confeiteiro por cima de tudo e servir !
Agora se você não curte massa folhada ou não quer ter trabalho, aí vai uma segunda opção…
Sabe aquela clara que sobrou ? Pois é, faça mini suspiros e use nesta simpática montagem. Em um copinho transparente coloque uma camada de creme de confeiteiro, uma de mini suspiro, outra de chocolate e finalize com suspiro. Não fica uma graça ?
.
Dicas:
Ambos os cremes devem ser utilizados frios, e o sabor do creme trufado de chocolate fica bem melhor no dia seguinte. Então minha sugestão é fazer os cremes um dia antes e montar somente na hora de servir.
O creme de confeiteiro pode ficar com um cheiro forte de ovo que muita gente odeia. Para minimizar isso é só tirar toda a pelinha que envolve a gema ante de usá-la.
Para fazer o suspiro bata bem as 5 clara em neve, junte aos poucos 4 xícaras de açúcar e raspas de 1 limão. Pegue um saco de confeitar ou um saquinho plástico com o pico cortado e faça gotinhas em uma forma. Leve ao forno (150 graus) até crescerem e ficarem levemente corados. Fique de olho para não queimarem.
.
14 Comments
Maraisa, A LINDA
25/02/2013 at 20:57Favor me convidar na próxima vez que fizer. Grata! =)
Cinthia Ferreira
25/02/2013 at 23:30hahhah pode deixar ;0)
Lívia
26/02/2013 at 01:07ameeei!
Liane_B
27/02/2013 at 10:50Meu Deus, que delícia!!! Amo mil folhas, nem sabia que era tão fácil fazer…
Adorei a receita, bjs!!!
Dayanne Cacovilli
28/02/2013 at 10:19Uau!
Fiquei cheia de água na boca.
Não vou tentar fazer por enquanto porque acabei de voltar para uma reeducação alimentar, kk mas assim que eu achar possível, vou fazer. Salvei nos favoritos !
Beijossssss
Camilla
01/03/2013 at 11:31Farei com uma pequena alteração: Chocolate amargo daqueles com no mínimo 75% de cacau pra balancear o doce!!
obs: tenho certeza q o seu ficou divino, tal alteração é só pq eu não tenho nada d formiga e enjoaria com uma única mordida na versão ao leite!! Acho q não sou normal msm né Cinthia??? rsrsrsrs
Cinthia Ferreira
01/03/2013 at 12:17hehehe vc esrá certa. O correto na verdade é usar meio a meio pq só o amargo fica muito forte com a presença do conhaque. Mas eu ainda prefiro ao leite rsrs
E depois me conte como ficou 😉
Carol Prince
11/03/2013 at 19:08Ameeeiii essa receita! Vou fazer no fim de semana =)
Posso ser intrometida e dar uma dica? Se for substituir a baunilha em fava pelo extrato (ou essência, que é o que mais encontramos aqui no Brasil), só acrescenta depois que o leite ferveu, pq senão acaba ficando um amarguinho no final…
beijos!!!
Cinthia Ferreira
12/03/2013 at 13:12Que bom Carol 😉 E sobre a dica, vc tem razão. Obrigada por lembrar.
Bjs
Débora
13/03/2013 at 08:39Que delícia! Onde você compra essa pasta de baunilha NOMU? Sou doida pra comprar mas nunca achei. E só por curiosidade, você tem intolerância à lactose?
Cinthia Ferreira
13/03/2013 at 23:37Tem no mercado do shopping vila Olímpia. E eu sou intolerante a lactose sim rsrs. Mas nao consigo parar de comer doces e por isso tento usar leite com menor quantidade e tomo capsulas de lactase 🙂
Liana
07/05/2014 at 19:15Nossa que lindo e delicioso rs
Negócio é conseguir fazer tão bem assim, sou tão ruim na cozinha 😡 rs
Bjão
Cinthia Ferreira
08/05/2014 at 10:23Que nada…cozinha é só questão de treino 😉 Nada de falar que nào consegue…tem que tentar até ficar legal.
bjs
Anita Piza Martins
09/05/2014 at 22:34Olá vou fazer neste domingo, enviarei comentários e fotos da recieita. Bjs Anita