Dicas Turismo

Dicas | Mala de viagem para montar a mala para o inverno

Depois de muitos anos de viagem e muitas viagens de inverno, aprendi alguns truques, me acostumei com algumas novidades e acho legal repassar a dica para quem vai para um destino de inverno e não pretende perder tempo aprendendo com os próprios erros.

Lembrando que as dicas abaixo são para temperaturas aceitáveis, afinal acho que nunca peguei menos de 10 negativos. Aliás se alguém já pegou e quiser acrescentar dicas ao post, ficarei bem feliz.

roupa_inverno_5

O casaco…

Este é o tema mais complicado para mim, já que sou uma pessoa apaixonada por casacos. Já viajei com 4 casacos ocupando metade de uma mala gigante e não faço mais estas coisas. Um bom casaco (ou dois bem diferentes, vai..) será suficiente para enfrentar o frio e não encher a mala toda.

Aquecer: Na minha opinião um bom casaco é aquele que te aquece o suficiente para que você não tenha que usar uma super blusa de lã por baixo. Na rua estará um mega frio, mas dentro de um museu, uma loja ou um metrô, terá calefação e ter que tirar e por um monte de peças não é nada agradável. Os casacos de nylon com plumas (sintética ou não) são ótimos pois aquecem muito bem e uma blusinha por baixo já da conta do recado. Na última viagem cheguei a pegar -9 graus na rua e estar vestida apenas de camisa fininha, um belo cachecol e meu super casaco quentinho.

Cobrir o suficiente: Um bom casado deve cobrir uma boa parte do corpo mas não te prender. Eu gosto de modelos até um pouco acima do joelho, assim uso uma legging, uma bota de cano longo e pronto…tudo quentinho. Tenho modelos de lã bem elegantes e ótimos para um frio básico, mas os modelos de nylon são perfeitos para um verdadeiro frio, mas não tão bonitos e acho que “nada”elegantes rs*

Dar mobilidade: Eu amo e acho muito mais lindo casado de lã, mas além do casaco de lã não te dar toda a mobilidade que você vai precisar para se sentir confortável, ele é pesado e as suas costas e ombros acabarão sentindo a diferença depois de longas horas de caminhadas. Mas uma vez e casaco de nylon sai com vantagens.

Ter capuz: Outra coisa que eu amo nos casacos é o capuz. tenho vários casacos sem capuz, mas não posso negar que é muito fácil ter capuz junto do casaco, que além de aquece, protege da neve e da chuva . Se o capuz for de pelinho então, dá um charme a mais e ainda proteger.

Sobre o preço, vai depender do que você pode e quer gastar. Tem opções top como este da Moncler por quase 2 mil dólares, da The North Face por 1,500 reais se for comprado no Brasil ou opções mais em conta como os da Columbia, Calvin Klein e da Zara por menos de 100 dólares se encontrados em outlets.

Roupa “de baixo”…

Duas peças que não viajo sem no inverno, calça e blusinha térmica. Estas peças podem ser encontradas em lojas de esporte no Brasil mas são bem mais baratas no destino. Uma legging térmica é perfeita para ser usada tanto sozinha como por baixo de um jeans. Comprei em NY uma blusa térmica super fininha e gostosa por 15 dólares, aqui no Brasil ela custava quase 100 reais.

Outra vantagens destas peças é que no quentinho do hotel elas secam super rápidas. Já cansei de lavar roupa térmica a noite, pendurar no cabide e usá-las na manhã seguinte.

acessórios para viagem no inverno

Acessórios…

Os acessórios de frio são indispensáveis para mim. Cachecol ou echarpes por exemplo é o que considero mais importante, afinal é ele que vai mudar a cara do look (leve pelo menos uns 3), aquecer a região peitoral e até servir para cobrir o rosto quando tiver aquele mega vento gelado. Eu prefiro usar pashmina de lã, o toque é agradável, da para se enrolar bastante nela e usá-la como chale em um jantarzinho. Eu amo bons lenços e sempre invisto uma boa grana neles, mas quem não quiser gastar muito pode encontrar bons modelos na Zara.

Amo luvas e aproveito as viagens para usar várias. As de lã são as mais quentinhas, mas nem sempre dão conta do vento. As de couro são as mais lindas, mas nem sempre as mais quentinhas. Então se conseguir uma luva de couro com lã por dentro, acho que são perfeitas para passeios nas cidades. Quem for para NY pode achar umas opções lindas e com preço ótimo na já conhecida Century 21.

Agora nesta viagem eu senti necessidade de uma luva diferente. Na era da internet, dos inúmeros aplicativos e do Iphone, não é qualquer luva que te ajude na função, já que o touch do iphone não funciona por pressão. Mas isso não é mais problema, já que em diversas lojas dos Estados Unidos encontramos luvas próprias para serem utilizadas com o gadget. Comprei esta que é de couro na parte da palma da mão, nylon na parte do dorso e tem um tecido especial na ponta do indicador e na ponta do dedão. Assim não foi necessário congelar os dedinhos na hora de digitar o nome do museu no google maps. Esta custou 50 dólares, mas tinham opções de lã a partir de 10 dólares.

luva para iphone

Chapéu, gorro ou touca, impossível ficar sem eles nos dias gelados. Nesta última viagem minha primeira parada foi em uma H&M para comprar um gorro bem quentinho e peludinho já que o meu casaco do dia não tinha capuz. Mulheres que não querem gastar muito podem se jogar nas fast fashion como Zara, H&M e a mais econômica, Forever XXI.

Calçados…

Uma das perguntas que as mulheres mais fazem é: “Quantos calçados preciso levar na viagem ?”. Bom, isso é uma questão particular e financeira. Se você tem grana para pagar excesso de bagagem, tem um blog de moda e quer viajar com 10 pares de bota…faça. Agora eu acho isso uma coisa completamente desnecessária e me dou muito bem com 3 calçados ou até menos. Neste meu último inverno levei apenas uma bota cano bem alto, uma bota de cano médio e uma sapatilha que nem tirei da mala. Tudo preto para facilitar e montagem de looks e vamos embora.

palmilha de lã para o inverno

Se você for para cidades com neve, dê preferência a solas largas e de borracha. A sola de couro não segura o frio e acaba molhando. Agora se a previsão indicar muitos dias de chuva, eu compraria facilmente uma galocha. Não tem coisa pior do que ficar passeando com os pés molhados. Um resfriado não será nada bem vindo na viagem, não é mesmo ?

Agora se você ama pés quentinhos como eu, compre uma palmilha de lã se o seu calçado não tiver. Esta minha última comprei na Bed Bath and Beyond e paguei menos de 20 dólares. Ela deixa o pé quentinho e o caminhar mais macio.

pele no inverno

A pele…

Agora o casaco, o calçado e os acessórios estão ok, hora de pensar na pele. No Brasil temos um clima úmido, quente e mesmo quando faz frio…é um frio diferente. Lá fora, o frio queima, deixa a pele ressecada, racha os lábios e chega a deixar as mãos sangrando de tão ressecadas. Fiz uma listinha de alguns produtos que podem ajudar a sua pele.

As mãos e os lábios são ás áreas que mais sofrem. Além do hidratante corporal e facial que já estamos acostumados a usar, vale a pena caprichar em um bom creme de mão que seja bem espesso e dê conta do recado. No frio mesmo o creminho diário não vai resolver muito.

Para os lábios eu uso um creme antes de sair do hotel e carrego um balm junto para aplicar sempre que possível. Este da Sugar Fresh é uma delícia.

Agora algo que não pode faltar de forma alguma é um bom protetor solar. Afinal você vai andar bastante na rua e não é porque está frio que os raios UVA e UVB estarão escondidos, pelo contrário. Se for na neve pior ainda, o reflexo queima muito e chega a deixar a pele mega vermelha. Todo cuidado é pouco.

O óleo pode ajudar casos de desidratação mais severa. Este daí me ajudou muito já que além do frio, tínhamos água super quente em todos os lavatórios. Na primeira semana mesmo com hidratante minhas mãos estavam sangrando.

Então para finalizar vale lembrar que aqui no Brasil raramente faz muito frio, então estas roupas, casacos e acessórios são bem mais caros. Se possível deixe tudo para comprar no primeiro dia da viagem e economize muitos dólares. Informe-se sobre as lojas que você terá por porto ou aproveite para comprar na net, entregar no hotel e nem perder tempo antes de ficar aquecido logo que chegar.

Uppdate: A Vicky, uma blogueira viajante que já morou em vários lugares conta um pouquinho sobre como enfrentar o inverno gelado aqui e aqui. Dicas de moradora são ótimas não ?

You Might Also Like...

18 Comments

  • Karine Costa
    15/01/2013 at 11:20

    Amei as dicas Ci !

    Bjs

  • Li por ai… e gostei!
    18/01/2013 at 09:37

    […] Dicas escandaloooosas de boas para quem vai viajar para lugares frios, no Spicy Vanilla […]

  • Hugo Eugênio
    27/08/2013 at 15:12

    Perfeito!!
    Vou viajar pro Canadá e já estava morrendo de medo de como enfrentar o frio.
    Nenhum outro post me deu tantas dicas úteis como esse!!
    Já tá marcado como favorito!! rsrsrs
    Obrigado Cinthia.

  • Cinthia Ferreira
    27/08/2013 at 16:36

    Que bacana Hugo 😉
    Isso mesmo vai bem preparado que dizem que na rua o bicho pega por lá…rsrs
    Depois me conta se as dicas ajudaram mesmo.
    Abraços

  • Danielle S.
    24/09/2013 at 16:46

    Cinthia, adorei as dicas, ajudam bastante! =) Gostaria de saber onde posso comprar roupas térmicas lá por NY? Todas as vezes que viajei pra lá fui adepta do “meia-calça por baixo do jeans” e dessa vez quero investir em roupas térmicas mesmo hehe
    Beijos!

  • Cinthia Ferreira
    24/09/2013 at 22:34

    Eu falarei destas roupas nos próximos posts 😉 Achei uma vendedora que envia para cá e fiz a festa.
    Lá em NY tem roupas baratinhas na Iniqlo. Tem blusinha, calça, jaqueta. São ótimos.
    Bhs

  • Gabelita
    04/01/2014 at 23:34

    Adorei o post no estilo super-completo de sempre da Cinthia! =)
    Até salvei em pdf pra imprimir depois.

  • Amanda
    04/01/2014 at 23:39

    Viajo para Boston em Março. Sei que o pior do inverno já passou mas o medinho de enfrentar os menores graus está preocupando.
    Ótimooooooo post, me ajudou muito!! Está nos favoritos porque essas dicas vão ser excepcionais!!!
    Obrigada!!! 🙂

  • Vicky Londres
    05/01/2014 at 01:42

    Para quem quiser investir em roupas que protejam de verdade, compre em lojas de esportes de inverno (REI, Patagonia, Mountain Hardware). Invista principalmente em roupa “de base” – as tais roupas térmicas – que não podem ser de algodão de jeito nenhum. São um pouco mais caras, mas fazem toda a diferença no conforto.

    Outra coisa, calça jeans é uma péssima idéia para se andar no inverno do hemisfério norte. Prefira calça de veludo, de lã, calças de ski (tem algumas que não são barulhentas). Mas qualquer coisa que não seja jeans ou algodão vai lhe fazer sentir melhor.

  • Leandra 🍒
    17/06/2014 at 00:54

    Amei as dicas !!! Vou para NY em Novembro !! E já anotei tudo !!! Bjs

  • Glauciane
    22/06/2014 at 20:44

    Amei as dicas! Tem algum lugar em Buenos Aires que possa comprar essas roupas?

  • Cinthia Ferreira
    23/06/2014 at 10:18

    Oi Glauciane, eu acho legal comprar em lojas locais mas pelo design e não pelo preço. Se quiser marcas conhecidas digita outlet buenos Aires no google que muitas pessoas já fizeram post sobre as ruas mais indicadas. Eu fui há muito tempo e por isso não fiz post sobre isso por não saber como está no momento 😉

  • Patrícia Maia da Costa Benezath
    05/01/2015 at 17:12

    Minha flha está indo na próxima semana para Disney. Estou nos preparativos da mala. Ela tem apenas 7 anos e vai com um tio. Você teria alguma dica especial?
    Grata.

  • Cinthia Ferreira
    05/01/2015 at 19:37

    Oi Patrícia, é raro fazer super frio em Orlando e este ano pelo que estou acompanhando, está fazendo até dias de calor. Consulte a previsão dois dias antes dela embarcar para ter certeza. E escolha roupas e calçados confortáveis e que sejam fáceis de combinar entre si. Vale a pena dar dica de sempre levar uma muda de roupa extra na mochila do parque pois ela pode se molhar e precisar trocar. E sempre levar uma blusa que dê para tirar caso faça calor. Também vale a pena colocar na mochila uma capa de chuva caso chova no parque 😉 Vende no Wallmart e em farmácias. Nos parques também vendem mas é bem mais caro.
    😉 Espero que ajude.

  • Dulce
    24/07/2016 at 17:31

    Vou passar ano novo em Dallas, o que vestir para essa ocasiao, ja que la é inverno?

  • Cinthia Ferreira
    26/07/2016 at 01:24

    Dulce, depende de onde vc for passar. Dentro dos lugares é sempre quente pois tem calefação.

  • Maria Claudete
    09/12/2017 at 11:32

    Super esse post!!!
    Estou indo para Boston em janeiro. Tem dicas de onde encontro essas peças?

  • Cinthia Ferreira
    09/12/2017 at 11:42

    https://www.spicyvanilla.com.br/2017/04/dicas-para-viajar-no-inverno-na-europa-com-malas-de-mao/
    Olha este post aqui que é novo e tem as dicas que precisa 🙂

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Translate »